[RESENHA] Os Escolhidos

15:41 2 Comments A+ a-

OS ESCOLHIDOS
Autora: Kass Morgan
ISBN: 9788501400598
Editora: Galera
The 100 #1

SKOOB | Compre na SARAIVA
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Olá pessoas do Fascínios Literários, sou o Victor Rosa e não sei direito o que estou fazendo aqui (risos). Na verdade fui convidado a trazer esta resenha a vocês pelo Henrique e, então, aqui estou eu com a resenha do MARAVILHOSO livro The 100 – Os Escolhidos. 

Depois de passar por diversas guerras a Terra sofre um inverno nuclear e alguns sobreviventes foram morar no espaço, em uma nave conhecida como Arca. Quatrocentos anos depois são escolhidos 100 prisioneiros para serem mandados a Terra e descobrirem se há possibilidade de vida por lá. 
- Estamos esvaziando o centro de detenção hoje. Uma centena de criminosos sortudos vai ter a chance de fazer história. - Os cantos de sua boca se contorceram num sorriso malicioso. - Você vai para a Terra.
A distopia do livro fica basicamente em duas formas de governo que encontramos. Uma extremamente rígida da Arca, onde cada casal só pode ter um filho, comida e água são regrados e todas as pessoas maiores de idade que cometerem um crime recebem sentença de morte e tem seus corpos lançados no espaço. E o governo dos 100 prisioneiros enviados a Terra, basicamente um "cada um por si e ninguém por todos". 

O livro é narrado por quatro personagens em capítulos alternados: Clarke, Wells, Bellamy e Glass. Cada um teve seus motivos ou deram seu jeito para irem a Terra, mas o mais interessante é a individualidade de cada narrativa. Apesar de ser em terceira pessoa conseguimos identificar cada personagem apenas pela sua personalidade, isso é incrível. 

www.tudoporumlivro.com

Outro ponto forte do livro foi a maneira que a autora conseguiu conciliar a narrativa em diversos espaços e tempo. Temos uma visão do presente na Arca e na Terra como também, as vezes, no meio do capítulo voltamos ao passado para poder entender o futuro, como flashbacks. 

Como primeiro livro de uma série ele cumpriu bem seu papel e nos apresentou os fatos, além de deixar um ENORME gostinho de quero mais no final. Gostaria de avisar também a quem começou assistir a série antes de ler o livro, como eu, que ela é completamente diferente. A série de TV só pega mesmo a ideia central de morarem no espaço e 100 prisioneiros serem mandados para a Terra (tanto que na série não temos a Glass e temos um personagem inexistente no livro que é o Finn). O livro como obra literária é perfeita e a série como adaptação também é perfeita, cada uma na sua individualidade. 
Ele tinha o gosto da alegria, e o gosto da alegria era melhor na Terra.
Como toda diagramação da Galera, a diagramação do livro é simples; folhas amarelas, letras grandes e os flashbacks em itálico para diferenciarmos. 

Para que nosso querido amigo não seja acusado de plágio, vocês também encontrarão uma versão muito parecida desta resenha no meu antigo blog, o Encantos Paralelos.

Super Abraço!



2 comentários

Write comentários
thales
AUTHOR
23 de dezembro de 2014 às 08:22 delete

A capa desse livro é muito boa, e a sinopse me chamou muita atenção. Espero conseguir ler ele em breve. ótima resenha.

http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Ana Paula
AUTHOR
31 de dezembro de 2014 às 04:53 delete

Oi Henrique!

Eu tenho este livro mas ainda não li, gostei muito da série de Tv e to com medo de ser muito diferente.... kkkkkk

Bjo bjo^^

Reply
avatar

Obrigado por comentar!