[DICA] Livros Natalinos

10:57 1 Comments A+ a-


À beira do Natal, o que melhor que livros com o espírito natalino para ler enquanto o clima das festividades durarem? Pensando nisso, fiz essa listinha com livros natalinos, apesar de eu não ter lido nenhum. Pensando bem... acho que nunca li um livro do gênero :O (absurdo!)

Mesmo com minha falta de espírito natalino, decidi fazer a lista para compartilhar com vocês livros desse tipo que eu acho legais. Alguns eu quero muito ler! Espero que gostem das dicas :) 


Anjos à Mesa, de Debbie Macomber, foi lançado no final de 2013. Lembro que presenteei uma amiga com um exemplar. É um livro pequeno, mas parece conter uma daquelas típicas histórias de natal que vemos constantemente nos filmes. Opa, não disse isso negativamente; adoro filmes natalinos!
Shirley, Goodness e Mercy sabem que o trabalho de um anjo é interminável — especialmente na véspera do Ano-novo. Ao lado de seu novo aprendiz, o anjo Will, elas se preparam para entrar em ação na festa de fim de ano da Times Square. Quando Will identifica dois solitários no meio da multidão, ele decide que a meia-noite será o momento perfeito para dar aquele empurrãozinho divino de que eles precisam para acabar com a solidão. Então, por “acidente”, Lucie Ferrara e Aren Fairchild esbarram-se no meio da alegria da festa, mas, assim como se aproximam, acabam se perdendo: um encontro marcado que não acontece os afasta pelo resto da vida. Ou será que não? Um ano depois, Lucie é a chef de um novo e aclamado restaurante, e Aren é um colunista de sucesso em um grande jornal de Nova York. Durante todo o ano que passou, os dois não se esqueceram daquela noite. Shirley, Goodness, Mercy e Will também não se esqueceram do casal... Para uni-los novamente, os anjos vão usar uma receita antiga e certeira: amor verdadeiro mais uma segunda chance (e uma boa dose de confusão), para criar um inesquecível milagre de Natal.

Vocês nem imaginam o quanto eu quero ler esse livro. O Presente do Meu Grande Amor é uma antologia com doze contos de autores incríveis, como Holly Black, David Levithan, Laini Taylor, etc, organizada por Stephanie Perkins. O livro foi lançado recentemente pela Intrínseca e está no topo dos meus desejados!
Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.


Um Conto de Natal, de Charles Dickens, como a própria sinopse diz, pode ser uma das mais famosas histórias de natal de todos os tempos. Quem nunca ouviu falar dessa história, meu Deus? Já foi inspiração para várias coisas (se não me engano, até a Barbie tem um filme baseado nesse livro). O filme mais recente que eu assisti, baseado nessa história, foi Os Fantasmas de Scrooge, com Jim Carrey! 
Um Conto de Natal, do britânico Charles Dickens (1812-1870), é uma das histórias mais famosas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas. A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos: foi filmado várias vezes e televisionado; adaptado para o teatro e para crianças. Transformado em desenho animado e HQs. A figura e o personagem de Scrooge teve vários descendentes literários, um dos mais célebres é o Tio Patinhas de Walt Disney: "Uncle Scrooge McDuck" em inglês.

Mesmo não sendo exatamente do tema natalino, A Pequena Vendedora de Fósforos, de Hans Christian Andersen, é uma história tão tocante que eu não pude deixar de compartilhar aqui. É um conto incrível - não tem esse que não se emocione com ele ;( Vou deixar abaixo um curta-animado para vocês verem o quão emocionante é.
Na véspera de Ano Novo, uma menina descalça, frágil e desamparada tenta vender fósforos aos passantes. Morrendo de frio, na neve, ela acende alguns palitos para se aquecer. Aos poucos, abandonada e faminta, a vendedora de fósforos vai produzindo alucinações a cada lampejo de luz. Na manhã seguinte, ela é encontrada congelada com o toco de um fósforo queimado na mão.



1 comentários:

Write comentários
Ana Paula
AUTHOR
31 de dezembro de 2014 04:54 delete

Oi Henrique!

Não li nenhum desses livros.... mas gostei das dicas!

Bjo^^

Reply
avatar

Obrigado por comentar!