[RESENHA] O Iluminado

Autor: Stephen King
ISBN: 9788581050485
Editora: Suma de Letras
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.
Oi, pessoas, como vocês estão? Eu estou numa fase de “teste” para o blog, então vamos ver se vocês me aprovam! Como estréia, resolvi fazer a resenha de um livro que me fascina – e aterroriza! - desde a adolescência. Mas primeiro, uma curiosidade: vocês sabiam que este foi o terceiro livro de King, escrito em 1977? Acabou sendo o primeiro bestseller do autor, tendo duas adaptações para o cinema, e sendo considerado por muitos um clássico do gênero de terror.
Assim como em muitas outras obras de King, há um pouco de autobiografia neste livro, já que Jack Torrance é um escritor e professor decadente, que acaba descontando suas frustrações no fundo de uma garrafa, o que faz com que seu casamento fique sob o fio de uma navalha. A falta de um emprego, devido a sua falta de credibilidade no meio acadêmico, em grande parte em função de suas bebedeiras, faz com que a situação da família fique cada vez mais periclitante.
Quando um dos antigos amigos, um dos poucos que ainda não desistiram dele por completo, consegue para Jack uma entrevista de emprego no hotel Overlook, onde estão precisando de um zelador, parece o emprego perfeito. Durante o inverno, a neve cai tão espessa que é quase impossível sair do Hotel até que chegue a primavera; Jack pode se mudar para lá com a família e ocupar um dos quartos, tendo salário, um teto melhor do que onde vivem atualmente, tempo para se dedicar a seu novo romance e, o mais importante: não há uma única gota de álcool em todo o hotel.
Além disso, parece um bom local para o filho do casal, Danny, que sofre com crises de epilepsia e parece “ausentar-se” em alguns momentos, o que assusta consideravelmente o casal. Mas as coisas acabam não saindo como o esperado. Acontece que Danny é o que se pode chamar de “iluminado”. Ele vê, sente e ouve coisas que as outras pessoas não conseguem ver e sentir. E o hotel Overlock não é apenas um hotel. Há um mal antigo rondando os corredores, espreitando e esperando, esperando e espreitando...
Parece que a presença de Danny faz o antigo mal do Overlock despertar e aumentar, transformando o que deveria ser o recomeço de uma família num pesadelo horrendo, onde forças poderosas lutam para alcançar seu intento sombrio, e parece que é a Danny que eles querem, e que não descansarão até conseguirem.
“O Iluminado” foi um dos primeiros livros de King que li e, apesar de todos os anos passados, não consigo pegar este livro nas mãos e adentrar suas páginas sem que um calafrio me tome a espinha. Parece que King consegue redefinir o que é a palavra MEDO ao escrevê-lo.
O livro é repleto de suspense do início ao fim, um suspense tenso, longo, que o faz querer olhar os cantos do quarto antes de dormir, pois as sombras podem começar a parecer assustadoras enquanto você prossegue na leitura. Ainda hoje, acho difícil encontrar outras obras que me façam sentir a mesma ansiedade pelo desfecho da descrição de um momento, como me sinto quando volto novamente às páginas desta obra de Stephen King.
Minha última re-leitura desta obra foi agora em 2012, quando adquiri a nova edição lançada no mesmo ano pela Suma de Letras e que, confesso, foi a capa que eu mais gostei! Além disso, a fonte utilizada e o papel, daquele amarelo, fazem com que a leitura seja muito mais prazerosa. Merece com certeza cinco estrelas e, se você também for fã de suspense e terror, não deve deixar de ler.
E uma novidade: a Suma de letras esta lançando a continuação de “O Iluminado”, Doctor Sleep (ou Doutor Sono, como foi traduzido) e que eu pretendo resenhar para vocês muito em breve! Abraços e até a próxima!
22 comentários
Write comentáriosTenho esse livro há milhares de anos, nunca li. Quando é sobre livros de terror eu tenho certo receio, apesar de gostar muito desse gênero de filmes. Sei lá, a imaginação é muito mais forte, sabe? Parece que o medo vai ser maior haha
ReplyTudo que Motiva
Eu to morrendo de vontade de ler O Iluminado, ainda mais agora que a continuação chegou ao Brasil *----------*
ReplyParabéns pela resenha
Caio - Can You Imagine
Esse é um dos livros do King que eu mais amo!!!!!!! Deu até vontade de reler, ainda mais com a continuação sendo lançada (que eu já estou doida pra ler!!).
ReplyParabéns pela resenha, ficou ótima!!
Beijos!!
Oi Rique, tudo bem?
ReplyBom, não sou fã do King pelo genero que ele escreve. Dá medinho huahuahuahua prefiro os meus romances. Mas, claro, reconheço que ele é um grande nome do suspense/terror.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Com certeza é! O livro foi para as telinhas duas vezes, uma em 1980 por Stanley Kubrik, depois outra em 1997 (que foi muito mais fiel ao livro) mas nenhum deles me deu "aquele" arrepio na espinha que a leitura do livro
ReplyOi Caio! Muito obrigada!
ReplyRecomendo, se você gosta do gênero não deixe de ler
Abraços
Oi Érika muito obrigada! Eu também estou super hiper, MEGA ansiosa pela leitura da continuação, mas comprei na Saraiva e me disseram que só vem depois do dia 31
ReplyPois eh, vou ter que descobrir de onde vem esse meu gosto por ser aterrorizada ... obrigada por seu comentário, bjs
ReplyEu sou louca para ler o iluminado tive o prazer de assisti as duas versões do filme e morro de vontade de desfrutar os livros, acho incrível a peculiaridade dele, a maneira que ele "viaja" pra escrever suas histórias, só é uma pena os livros chegarem tão caros por aqui.
ReplyAdorei a resenha, tá de parabéns, Boa Sorte, espero que você fique.
Beijos
♫ Conversas de Alcova ♫
Nunca li nada do autor,sou bem impressionável e morro de medo de ler livros de terror kkkk
ReplyNão acho que vá ler esse livro por conta disso,mas a resenha ficou ótima.Parabéns!
Bjus
Oi Sheila. Eu sou fã de terror e suspense, mas mesmo assim nunca li um livro do Stephen King. Falta de oportunidade não foi, na verdade é medinho desse calafrio que você descreveu! kkkkk Por mim está totalmente aprovada. Adorei a sua resenha. Bjoks da Gica.
Replyumaleitoraaquariana.blogspot.com
Oi Kris mto obrigada! Eu também estou na torcida
Replybjus
Obrigada Suelen! Ah tente começar com um menos sobranatural, tipo Carrie, ou A incendiária, tenho certeza que vc vai gostar!
ReplyBjus
Oi Gica! Mto obrigada! Como eu disse para a Suelen, talvez dê para tentar começar com um que tenha uma temática menos sobrenatural ..
Replybjoks p vc tmbm!
Oieee Sheila e boa sorte aqui no blog
ReplyNunca li nada do Stephen mas assisto uma série em qual um dos seus livros é baseado: Haven e concordo com você: Stephen parece que tem o dom de pegar assuntos supernaturais em algo totalmente diferente do que estamos acostumados..
Acho esse tipo de história bem instigante, mas acho que é para MIM seria ideal em filme (como já existe), o livro por ser tão "pavoroso" no sentido da história não sei se conseguiria ler .
Sou apaixonada por este genero!
ReplyEste livro e muuito perfeito! Cheios de detalhes
eu ia senti como ser eu tive-se dentro do livro
e vendo aquelas cenas muuito loucas.!
Parabéns Sheila, espero que você fique fixa aqui no blog
ReplyAté hoje eu só li um livro do King (Zona Morta) e não foi exatamente terror mas deu pra ver como o cara é bom no que faz. Eu morro de vontade de ler os livros clássicos dele, O Iluminado é um deles.
Há uns meses atrás eu percebi que nunca tinha lido nada do Stephen King. Pensei: Como assim?? Fui lá, e comecei com nada menos que Carrie, a estranha. Confesso que não é uma narrativa que me agrada... mas é Stephen né? É clássico, é o cara, então pode!
ReplyAmei a sua resenha Sheila, e você escreve muito bem. Tomara que vc fique no blog.
Beijos, Vic
Sobre King apenas podemos falar que o cara é o Rei... Devorei o iluminado rapidamente e não conseguia simplesmente parar de ler... ate comer virou algo supérfluo durante a leitura desse livro.
ReplyBom ja sabia que Stephen King era o CARA do terror...por isso fico bem longe dos livros dele
Acho que si eu ler um livro assim fico sem dormi pelo resto da vida. Confesso sou uma medrosa
fazer o que?
Reply*-*
Tenho imaginação forte, e não me atrevo a ler hahaha, Não durmo mais!
ReplyFica pra próxima kk
Oi pessoas! Muito obrigada por todos os que comentaram! Também espero ficar, e já estou cheia de idéias de livros para as próximas resenhas! beijos e abraços a todos e todas!
ReplyObrigado por comentar!