[RESENHA] O Iluminado

20:29 22 Comments A+ a-



O ILUMINADO
Autor: Stephen King
ISBN: 9788581050485
Editora: Suma de Letras

SKOOB | Compre na SARAIVA
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

Hey, peoples! Esta resenha foi feita pela Sheila Schildt, que estará em teste aqui no blog nos próximos dias e, se tudo der certo, será resenhista aqui! Espero que gostem! Abraços :)

Oi, pessoas, como vocês estão? Eu estou numa fase de “teste” para o blog, então vamos ver se vocês me aprovam! Como estréia, resolvi fazer a resenha de um livro que me fascina – e aterroriza! - desde a adolescência. Mas primeiro, uma curiosidade: vocês sabiam que este foi o terceiro livro de King, escrito em 1977? Acabou sendo o primeiro bestseller do autor, tendo duas adaptações para o cinema, e sendo considerado por muitos um clássico do gênero de terror. 

Assim como em muitas outras obras de King, há um pouco de autobiografia neste livro, já que Jack Torrance é um escritor e professor decadente, que acaba descontando suas frustrações no fundo de uma garrafa, o que faz com que seu casamento fique sob o fio de uma navalha. A falta de um emprego, devido a sua falta de credibilidade no meio acadêmico, em grande parte em função de suas bebedeiras, faz com que a situação da família fique cada vez mais periclitante.

Quando um dos antigos amigos, um dos poucos que ainda não desistiram dele por completo, consegue para Jack uma entrevista de emprego no hotel Overlook, onde estão precisando de um zelador, parece o emprego perfeito. Durante o inverno, a neve cai tão espessa que é quase impossível sair do Hotel até que chegue a primavera; Jack pode se mudar para lá com a família e ocupar um dos quartos, tendo salário, um teto melhor do que onde vivem atualmente, tempo para se dedicar a seu novo romance e, o mais importante: não há uma única gota de álcool em todo o hotel.

Além disso, parece um bom local para o filho do casal, Danny, que sofre com crises de epilepsia e parece “ausentar-se” em alguns momentos, o que assusta consideravelmente o casal. Mas as coisas acabam não saindo como o esperado. Acontece que Danny é o que se pode chamar de “iluminado”. Ele vê, sente e ouve coisas que as outras pessoas não conseguem ver e sentir. E o hotel Overlock não é apenas um hotel. Há um mal antigo rondando os corredores, espreitando e esperando, esperando e espreitando...

Parece que a presença de Danny faz o antigo mal do Overlock despertar e aumentar, transformando o que deveria ser o recomeço de uma família num pesadelo horrendo, onde forças poderosas lutam para alcançar seu intento sombrio, e parece que é a Danny que eles querem, e que não descansarão até conseguirem.

“O Iluminado” foi um dos primeiros livros de King que li e, apesar de todos os anos passados, não consigo pegar este livro nas mãos e adentrar suas páginas sem que um calafrio me tome a espinha. Parece que King consegue redefinir o que é a palavra MEDO ao escrevê-lo.

O livro é repleto de suspense do início ao fim, um suspense tenso, longo, que o faz querer olhar os cantos do quarto antes de dormir, pois as sombras podem começar a parecer assustadoras enquanto você prossegue na leitura. Ainda hoje, acho difícil encontrar outras obras que me façam sentir a mesma ansiedade pelo desfecho da descrição de um momento, como me sinto quando volto novamente às páginas desta obra de Stephen King.

Minha última re-leitura desta obra foi agora em 2012, quando adquiri a nova edição lançada no mesmo ano pela Suma de Letras e que, confesso, foi a capa que eu mais gostei! Além disso, a fonte utilizada e o papel, daquele amarelo, fazem com que a leitura seja muito mais prazerosa. Merece com certeza cinco estrelas e, se você também for fã de suspense e terror, não deve deixar de ler.

E uma novidade: a Suma de letras esta lançando a continuação de “O Iluminado”, Doctor Sleep (ou Doutor Sono, como foi traduzido) e que eu pretendo resenhar para vocês muito em breve! Abraços e até a próxima!


22 comentários

Write comentários
17 de outubro de 2014 às 04:49 delete

Tenho esse livro há milhares de anos, nunca li. Quando é sobre livros de terror eu tenho certo receio, apesar de gostar muito desse gênero de filmes. Sei lá, a imaginação é muito mais forte, sabe? Parece que o medo vai ser maior haha
Tudo que Motiva

Reply
avatar
17 de outubro de 2014 às 11:14 delete

Eu to morrendo de vontade de ler O Iluminado, ainda mais agora que a continuação chegou ao Brasil *----------*

Parabéns pela resenha
Caio - Can You Imagine

Reply
avatar
18 de outubro de 2014 às 12:23 delete

Esse é um dos livros do King que eu mais amo!!!!!!! Deu até vontade de reler, ainda mais com a continuação sendo lançada (que eu já estou doida pra ler!!).
Parabéns pela resenha, ficou ótima!!

Beijos!!

Reply
avatar
Kel Araujo
AUTHOR
18 de outubro de 2014 às 13:16 delete

Oi Rique, tudo bem?

Bom, não sou fã do King pelo genero que ele escreve. Dá medinho huahuahuahua prefiro os meus romances. Mas, claro, reconheço que ele é um grande nome do suspense/terror.

beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Reply
avatar
18 de outubro de 2014 às 18:01 delete

Com certeza é! O livro foi para as telinhas duas vezes, uma em 1980 por Stanley Kubrik, depois outra em 1997 (que foi muito mais fiel ao livro) mas nenhum deles me deu "aquele" arrepio na espinha que a leitura do livro :)

Reply
avatar
18 de outubro de 2014 às 18:02 delete

Oi Caio! Muito obrigada!
Recomendo, se você gosta do gênero não deixe de ler
Abraços

Reply
avatar
18 de outubro de 2014 às 18:03 delete

Oi Érika muito obrigada! Eu também estou super hiper, MEGA ansiosa pela leitura da continuação, mas comprei na Saraiva e me disseram que só vem depois do dia 31 :(

Reply
avatar
18 de outubro de 2014 às 18:07 delete

Pois eh, vou ter que descobrir de onde vem esse meu gosto por ser aterrorizada ... obrigada por seu comentário, bjs

Reply
avatar
Kris Monneska
AUTHOR
18 de outubro de 2014 às 20:01 delete

Eu sou louca para ler o iluminado tive o prazer de assisti as duas versões do filme e morro de vontade de desfrutar os livros, acho incrível a peculiaridade dele, a maneira que ele "viaja" pra escrever suas histórias, só é uma pena os livros chegarem tão caros por aqui.
Adorei a resenha, tá de parabéns, Boa Sorte, espero que você fique.
Beijos
♫ Conversas de Alcova ♫

Reply
avatar
Suelen Mendes
AUTHOR
19 de outubro de 2014 às 09:52 delete

Nunca li nada do autor,sou bem impressionável e morro de medo de ler livros de terror kkkk
Não acho que vá ler esse livro por conta disso,mas a resenha ficou ótima.Parabéns!
Bjus

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
19 de outubro de 2014 às 15:36 delete

Oi Sheila. Eu sou fã de terror e suspense, mas mesmo assim nunca li um livro do Stephen King. Falta de oportunidade não foi, na verdade é medinho desse calafrio que você descreveu! kkkkk Por mim está totalmente aprovada. Adorei a sua resenha. Bjoks da Gica.

umaleitoraaquariana.blogspot.com

Reply
avatar
19 de outubro de 2014 às 17:18 delete

Oi Kris mto obrigada! Eu também estou na torcida :)

bjus

Reply
avatar
19 de outubro de 2014 às 17:19 delete

Obrigada Suelen! Ah tente começar com um menos sobranatural, tipo Carrie, ou A incendiária, tenho certeza que vc vai gostar!
Bjus

Reply
avatar
19 de outubro de 2014 às 17:20 delete

Oi Gica! Mto obrigada! Como eu disse para a Suelen, talvez dê para tentar começar com um que tenha uma temática menos sobrenatural ..
bjoks p vc tmbm!

Reply
avatar
Moniiqueta
AUTHOR
22 de outubro de 2014 às 13:09 delete

Oieee Sheila e boa sorte aqui no blog ;)
Nunca li nada do Stephen mas assisto uma série em qual um dos seus livros é baseado: Haven e concordo com você: Stephen parece que tem o dom de pegar assuntos supernaturais em algo totalmente diferente do que estamos acostumados..
Acho esse tipo de história bem instigante, mas acho que é para MIM seria ideal em filme (como já existe), o livro por ser tão "pavoroso" no sentido da história não sei se conseguiria ler .

Reply
avatar
Girlene Viey
AUTHOR
24 de outubro de 2014 às 16:03 delete

Sou apaixonada por este genero!
Este livro e muuito perfeito! Cheios de detalhes
eu ia senti como ser eu tive-se dentro do livro
e vendo aquelas cenas muuito loucas.!

Reply
avatar
25 de outubro de 2014 às 08:13 delete

Parabéns Sheila, espero que você fique fixa aqui no blog :)
Até hoje eu só li um livro do King (Zona Morta) e não foi exatamente terror mas deu pra ver como o cara é bom no que faz. Eu morro de vontade de ler os livros clássicos dele, O Iluminado é um deles.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
26 de outubro de 2014 às 11:31 delete

Há uns meses atrás eu percebi que nunca tinha lido nada do Stephen King. Pensei: Como assim?? Fui lá, e comecei com nada menos que Carrie, a estranha. Confesso que não é uma narrativa que me agrada... mas é Stephen né? É clássico, é o cara, então pode!
Amei a sua resenha Sheila, e você escreve muito bem. Tomara que vc fique no blog.

Beijos, Vic

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
28 de outubro de 2014 às 04:38 delete

Sobre King apenas podemos falar que o cara é o Rei... Devorei o iluminado rapidamente e não conseguia simplesmente parar de ler... ate comer virou algo supérfluo durante a leitura desse livro.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
30 de outubro de 2014 às 16:16 delete

Bom ja sabia que Stephen King era o CARA do terror...por isso fico bem longe dos livros dele :D Acho que si eu ler um livro assim fico sem dormi pelo resto da vida. Confesso sou uma medrosa :D fazer o que?
*-*

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
31 de outubro de 2014 às 18:23 delete

Tenho imaginação forte, e não me atrevo a ler hahaha, Não durmo mais!
Fica pra próxima kk

Reply
avatar
13 de novembro de 2014 às 12:58 delete

Oi pessoas! Muito obrigada por todos os que comentaram! Também espero ficar, e já estou cheia de idéias de livros para as próximas resenhas! beijos e abraços a todos e todas!

Reply
avatar

Obrigado por comentar!