[RESENHA] Herdeira do Fogo

10:51 0 Comments A+ a-


HERDEIRA DO FOGO
Autora: Sarah J. Maas
ISBN: 9788501401403
Editora: Galera Record
Trono de Vidro #3

SKOOB | Compre na SARAIVA


Preparem-se para um livro onde a fantasia domina, pois é exatamente assim que Herdeira do Fogo é. Sem dúvida é o livro onde a Sarah usou e abusou dos elementos fantásticos de todo o seu universo. Como um todo, ela começa a série com Trono de Vidro, livro que tem poucos elementos mágicos. “Coroa”, o segundo, já vemos que a magia começa a desabrochar, até chegar ao seu ápice (até então, obviamente) em Herdeira. 

Nossos heróis: Celaena, Dorian e Chaol estão em lados totalmente opostos. Após ser mandada para uma cidade distante, Celaena está sozinha agora. Sorte a dela ser a maior assassina do reino porque os desafios são muitos e ela vai precisar provar para si mesma que é capaz de superar a dor e a fraqueza. Mas, principalmente, ela precisa aceitar quem ela é: uma feérica. 

Para quem (como eu) se acostumou com os livros anteriores, que se passam sempre em Adarlan, “Herdeira” não é bem assim. Temos quatro núcleos diferentes e isso me dificultou um pouco. Não ficou ruim, mas ficou “menos fluido”. Um capítulo se passa com a Celaena, outro com Chaol, outro com o Dorian, outro com umas bruxas que são novas na série, outro com os rebeldes e volta para a Celaena... o livro não tem a mesma linearidade que os outros. 

O livro é maravilhoso, embora não o melhor da série, bem definido e bem descrito, que não tem do que reclamar. Afinal, a autora passou 10 anos dando vida ao mundo de "Trono de Vidro". Ela não brinca em serviço. É inegável a mudança de ares se compararmos Coroa da Meia Noite e Herdeira do Fogo. A tensão presente no terceiro livro é praticamente palpável. O clima do livro é mais pesado e por todos os lados há conspirações e incertezas.

O problema do livro para mim foi o excesso de personagens que, com seus nomes complicados, dificultava ainda mais a compreensão. Mas entre “rostinhos” importantes e outros nem tanto neste novo volume da série, o destaque é Rowan, um príncipe feérico de 200 e muitos anos que consegue ser tão casca grossa quanto a Celaena, porém é mil vezes mais forte (no sentido de músculos e no sentido de personalidade) e tatuado. Não preciso falar mais nada sobre essa pessoa <3.

A verdade é que "Herdeira" é aquele famoso “preparar de terreno” para o que está vindo a seguir. A leitura é indispensável. Temos revelações, rumos que começam a ser tomados... o livro é muito bom. Mas comparado com os dois anteriores, o ritmo é mais lento, sim. A autora sai de Adarlan para mostrar como todos estão se preparando para a guerra épica que está iminente. O livro tem ação? Tem, porém, mais na parte final. Mas as descobertas são fantásticas. Diferente de muitas séries que acabam se desgastando com o passar dos livros, é evidente que em Trono de Vidro tem muita coisa para acontecer pela frente. Pontos para a Sarah Maas que com o seu brilhantismo e originalidade consegue manter o ar de suspense no livro.

A escrita da Sarah continua surpreendente e de tirar o fôlego. Ela é muito inteligente e não dá ponto sem nó. É incrível como algumas peças se encaixam no quebra cabeça, enquanto a autora insere novos elementos só para deixar o leitor ainda mais louco pelas continuações. "Herdeira do Fogo" é um livro preciso e intenso vai fazer com que os fãs se apaixonem ainda mais pela série.

A capa do livro está maravilhosa, mas o tamanho da letra é um pouco desconfortável. No mais, uma boa leitura que me deixou ainda mais sedenta por Queen of Shadows, que chega ao Brasil em 2016.



Obrigado por comentar!