[RESENHA] Ladrões de Sonhos

12:15 3 Comments A+ a-


LADRÕES DE SONHOS
Autora: Maggie Stiefvater
ISBN: 9788576863212
Editora: Verus
A Saga dos Corvos #2

- exemplar cedido pela editora -

SKOOB | Compre na AMAZON
Ladrões de sonhos, o segundo volume da Saga dos Corvos, traz de volta a imaginação selvagem e as reviravoltas eletrizantes que somente uma autora original como Maggie Stiefvater é capaz de criar. Ao lado de Blue, os garotos corvos — o privilegiado Gansey, o torturado Adam, o espectral Noah e o sombrio e perigoso Ronan — continuam sua busca pelo lendário rei galês Glendower. Mas suas explorações enfrentam um duro contratempo conforme segredos, sonhos e pesadelos começam a enfraquecer a linha ley — um canal invisível de energia que conecta lugares sagrados e que pode levá-los até o rei. Será por isso que a floresta mística de Cabeswater sumiu inexplicavelmente? Quem é o misterioso Homem Cinzento e por que ele está procurando o Greywaren, uma relíquia que permite tirar objetos de sonhos? E o que isso tem a ver com o indecifrável Ronan? Conforme Blue e os garotos corvos procuram respostas a essas e outras questões, o perigo que os envolve se torna cada vez mais real, e será preciso apostar todas as fichas nessa aventura enigmática.

Blue Sargent e os Garotos Corvos (Adam, Gansey e Ronan) continuam em busca de Glendower, um antigo rei galês adormecido e que, acredita-se, concederá um desejo a quem o acordar. Para despertar Glendower, eles precisam das linhas ley (linhas de energia), mas, na pequena Henrietta, as linhas estão fracas e ficam oscilando, interferindo na busca deles e na vivência da cidade, por causar quedas de energia. Ao mesmo tempo que buscam pelo rei, cada um vem enfrentando seus problemas pessoais, principalmente Adam e Ronan; Adam mudou bastante após fazer uma promessa em Os Garotos Corvos e Ronan vive assombrado por pesadelos.
Um segredo é uma coisa estranha. Há três tipos de segredos. Um é do tipo que todo mundo conhece, do tipo que precisa de pelo menos duas pessoas. Uma para guardá-lo. Outra para nunca sabê-lo.
Como se não bastasse, um rapaz misterioso chamado de Homem Cinzento aparece na cidade em busca do Greywaren, algo capaz de tirar coisas de dentro dos sonhos. Com a fama da família Sargent no que diz respeito ao mundo espitirual, não demora para que o Homem Cinzento esteja envolvido com elas e, consequentemente, com os garotos, que tentam decidir se ele é ou não um perigo e tentam esconder seus segredos dele.
O segundo é o tipo mais difícil de segredo: aquele que você esconde de si mesmo. Todos os dias, milhares de confissões não são feitas a seus potenciais confessores, e nenhuma dessas pessoas sabe que todos os seus segredos jamais admitidos se resumem às mesmas três palavras: estou com medo.
Blue e os garotos precisam não apenas resolver o problema com as linhas leys, como decifrar os segredos que envolven Ronan, seu pai e o Greywaren. Numa corrida contra o tempo, segredos antigos são revelados e novos perigos vêm a tona, de lugares que nem eles mesmo imaginavam.
E então, há um terceiro tipo de segredo, do tipo mais escondido. Um segredo que ninguém sabe a respeito. Talvez ele tenha sido conhecido um dia, mas foi levado para o túmulo. Ou talvez seja um mistério inútil, oculto e solitário, perdido porque ninguém o procurou.
Quem me conhece e tem contato comigo, sabe o quanto eu adoro essa saga! Desde que li Os Garotos Corvos, me apaixonei completamente pelo enredo e pelos personagens, pela escrita da Maggie e por todo o resto.
Às vezes, algumas raras vezes, um segredo permanece desconhecido porque é algo grande demais para a mente guardar. Estranho demais, vasto demais, aterrorizador demais para ser contemplado.
Em Ladrões de Sonhos, Maggie Stiefvater continua com sua escrita impecavelmente boa. Seus personagens são sempre o ponto alto dos livros, habilmente estruturados, únicos e apaixonantes. Todos são importantes, não apenas Blue e os garotos. Maura, a mãe de Blue, suas amigas, o Homem Cinzento... cada personagem é como uma engrenagem que faz a trama funcionar perfeitamente.
Ronan Lynch vivia com toda sorte de segredos.
Nessa continuação, a história tem um foco maior em Ronan e Adam, especialmente em Ronan. Após terminarmos o primeiro livro com um segredo bombástico que esse personagem revelou, somos apresentados, em Ladrões de Sonhos, a uma trama que vai destrinchar o que Ronan é e quais os seus segredos e o seu passado. Além disso, a autora mostra uma nova face de Ronan que nos faz mudar nossa visão sobre ele. Admito que ele era o personagem menos encantador da história, mas agora ele é um personagem tão bom quanto os outros.

Há também a inclusão do novo personagem, o Homem Cinzento, que, como o resto dos personagens, mostra ser o que não imaginávamos que seria. A autora fez capítulos apenas dele, nos dando uma visão da sua história e de como ele foi parar ali. 

Narrado em terceira pessoa, Ladrões de Sonhos é um livro encantador (não tanto quanto o primeiro, mas bem próximo disso), com uma narrativa calma e intrinsecamente detalhada, repleto de personagens únicos e estranhamente reais e com um final que simplesmente faz você querer implorar à editora pra publicar o terceiro volume, Blue Lily, Lily Blue, logo! Ladrões de Sonhos só reforça o quanto eu amo essa série.

Quando se lê A Saga dos Corvos, não tem como não querer ser amigo dos personagens (e da autora!). Super recomendo a leitura!

P.S.: Antes que me acusem de plágio, essa resenha foi postada inicialmente no blog Lendo e Esmaltando, no qual eu sou resenhista e do qual eu recebi Ladrões de Sonhos para resenha. Postei a resenha aqui por ser minha série favorita; não podia deixar de resenhar :)


3 comentários

Write comentários
Ana Paula
AUTHOR
13 de fevereiro de 2015 às 04:42 delete

Oi Henrique!

Sabe, eu tenho muita vontade de ler estes livros somente por causa das capas! rsrsrsrsrsrs Uma pena que eu ainda não tenha conseguido uma promo boa para comprá-los....

Adorei sua resenha! Só me deixou mais curiosa!
Bjo bjo^^

Reply
avatar
18 de fevereiro de 2015 às 05:41 delete

Ei Henrique, sou louca por essa autora e quero muito começar a ler essa saga. Ganhei o primeiro livro de amigo secreto, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Espero que seja tão bom quanto dizem. E essas capas estão divinas, apaixonei <3 Beijos
www.reinodaloucura.blogspot.com.br

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20 de fevereiro de 2015 às 07:57 delete

Oie
Ainda não tinha lido resenhas dessa saga... Já conhecia o primeiro livro e agora pretendo começar o quanto antes, pois a história parece ser muito boa mesmo, sem conta que as capas são muito bonitas!
Bjs

Reply
avatar

Obrigado por comentar!