[RESENHA] O Grande Ivan

11:47 0 Comments A+ a-


O GRANDE IVAN
Autora: Katherine Applegate
ISBN: 9788581635774
Editora: #irado (Novo Conceito)

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na AMAZON
Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

Ivan é um gorila das costas cinza-prateadas que vive no Grande Shopping e Fliperama da Saída 8, na Rodovia I-95, onde faz espetáculos três vezes ao dia, 365 dias por ano. Nesse shopping/circo, as únicas companhias de Ivan são seus amigos: Stella, uma elefanta, e Bob, um cachorro de rua. 
As pessoas me chamam de Gorila da Rodovia. O Macaco da Saída 8. O Grande Ivan, O Poderoso Gorila das costas cinza-prateadas. Os nomes são meus, mas não sou eu. Eu sou Ivan, apenas Ivan, nada mais que Ivan.
Certo dia, para dar uma animada nos espetáculos, que já não conseguem mais atrair tantos clientes, o dono do shopping traz uma elefantinha chamada Ruby. Ela ainda é muito nova e inocente, e sofre pela perda da sua família, além de não entender direito porque ela tem que se apresentar para humanos.
Stella me contou que alguns circos viajam de uma cidade para outra. Eles têm humanos que balançam em cordas presas ao topo das tendas. Têm leões barulhentos com dentes brilhantes e uma fila de elefantes, cada um usando a tromba para segurar a cauda do outro à sua frente. [...] Nosso circo não viaja. Ficamos aqui, onde estamos, como um animal idoso cansado demais para seguir em frente.
A chegada de Ruby e uma promessa feita por Ivan de que a protegeria e não deixaria ela ter o mesmo destino que os outros animais do circo levam o grande gorila a sair da sua zona de conforto; com a ajuda, mesmo que inconsciente, de uma amiga humana, Ivan faz o possível para cumprir sua promessa e dar uma vida melhor a Ruby. Será que ele consegue?
Alguns animais vivem na privacidade, sem serem observados, mas a minha vida não é assim. Minha vida tem luzes brilhantes e dedos apontando e visitantes que não foram convidados. A centímetros de distância, os humanos apoiam suas mãozinhas contra a parede de vidro que nos separa. A parede diz que você é isso e que nós somos aquilo e que sempre será assim.
O Grande Ivan é baseado no famoso "Gorila do Shopping", que viveu durante 27 anos em uma jaula apertada e, após vários protestos da população, foi transferido para o Zoológico de Atlanta. Após ler essa notícia, Katherine Applegate teve a grande ideia de contar essa história ao mundo e escreveu esse livro incrível e emocionante do qual eu estou falando agora.

www.parafraseandolivros.com.br

Narrado em primeira pessoa, na visão de Ivan, o livro tem um estilo de escrita diferente que eu não tinha encontrado até então em nenhum outro livro. A narrativa feita por Katherine é bastante simples, mas peculiar e encantadora, dividida em capítulos e parágrafos curtos, mas repletos de sentimentos e inteligência.
"Um livro incrível, inteligente e corajoso. Apesar de sua simplicidade, esta história tem o poder de mudar sua vida." - Patricia MacLachlan, medalha Newbery Honor com Sara, Plain an Tall.
Um dos melhores pontos do livro foi como a autora deixou claro seu posicionamento e suas críticas sobre como vivem os animais presos em circos. Durante o decorrer da história, temos as lembranças de Ivan e as histórias de Ruby sobre como foram parar ali e é realmente triste a forma como tudo acontece; vários animais acabam mortos no momento da captura ou antes de chegar ao destino final. É de doer o coração.

O Grande Ivan é um livro simples, mas emocionante, carregado de sentimentos e com uma mensagem fundamental; é um livro que fala sobre amizade, amor, coragem e, principalmente, esperança. Não deixe de ler o livro por ser infantil ou por ser narrado na visão de um animal, pois o livro certamente irá lhe surpreender :)

Além de ser um livro incrível, O Grande Ivan tem um design incrível: capa dura + ilustrações impecáveis. A editora fez um trabalho lindo no livro <3 

Leitura recomendada! Não importa quantos anos você tem... você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. O que está esperando para começar?


Obrigado por comentar!