Resenha: Veneno

13:43 5 Comments A+ a-




Livro: Veneno
Autor: Sarah Pinborough
ISBN: 978-85-6702-800-2
Editora: Única

Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

Logo de cara eu imaginei que Veneno se tratava de uma nova versão de Branca de Neve. A moça de pele alva e lábios vermelhos segurando uma maçã (e o título sendo Veneno) denunciou logo. Mas - uau - que capa! Solicitei o livro, li e aqui está o resultado.

O rei (cujo nome não é dito) precisa se ausentar para lutar numa guerra, deixando então sua filha, Branca, sob os cuidados de Lilith, sua madrasta. O caso é que Branca, mesmo com a presença do pai, já passava por poucas e boas nas mãos de Lilith, que passa a fazer de tudo para tornar a vida da garota um inferno.

Lilith é descendente de bruxas, o que a torna poderosa. Então, quando o reino está em suas mãos, ela faz o possível e o impossível para tirar Branca de Neve do seu caminho, pois ela não suporta mais a presença da bela moça, que tem o amor de todos do reino. Para ela já bastava seu espelho lhe dizendo todos os dias que Branca era a mais bela.

Veneno é muito contraditório. Ele passa a ideia de que a Rainha, no começo, queria apenas que Branca se portasse como uma dama e, com sua idade, arrumasse um noivo. Seria tudo mais fácil para ela - se livraria da garota sem precisar sujar as mãos. Mas um espartilho que ela apertou demais quase mata Branca de Neve, o que leva todos no castelo a acreditarem que essa é realmente sua intenção. 

Então, com a ajuda de um jovem árabe preso numa lâmpada mágica, ela adquire um pente mágico que pode trazer a felicidade. Redimida (?) ela leva o mesmo de presente para Branca, mas é novamente acusada quando uma criada usa o pente escondido e acaba morrendo, levando as suspeitas de assassinato a se concretizarem. É então que Lilith parte para o ataque.

Eu não posso dizer que não gostei do livro, pois eu gostei. Adoro novas versões de contos de fadas e não vejo a hora de ler Feitiço, mas acho que Sarah Pinborough foi meio controvérsia com a ideia que ela queria passar. Lilith era má ou apenas uma pessoa bipolar? A ideia de que Branca de neve revidaria também foi vã, pois isso não aconteceu. No geral, o livro não se distancia quase nada da história que conhecemos e não tem muita ação, mas é bom. Gostei da escrita da Sarah, apesar de tudo. Amei a diagramação, também. Não me desanimo, pois sei que vem algo melhor por aí: Feitiço.



      




5 comentários

Write comentários
25 de outubro de 2013 às 14:33 delete

Nossa, parabéns pela resenha, você conseguiu despertar em mim o interesse de ler esse livro.
abraços!!!
palavrapequenas.blogspot.com

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
30 de novembro de 2013 às 14:34 delete

Quero muito ler esse livro, parece ser muito boa essa adaptação de Branca de Neve.
Amei a capa.
Beijos, Thaynara
http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de dezembro de 2013 às 16:56 delete

Só pela capa, parece que esse livro vai ser ótimo, contos de fadas adaptados para uma nova versão, são tudo muito bons e eu fico roendo as unhas para ler, mas vi que você não gostou muito, mas vai que eu goste ( ou eu leia )

Mayla
http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
11 de dezembro de 2013 às 14:46 delete

Mesmo sendo contraditório quero mt lê-lo, afinal a continuação pode ter as respostas.
A capa realmente é linda e pretendo ganhar no seu top *-*
Super Abraço,
Victor Rosa - Encantos Paralelos

Reply
avatar

Obrigado por comentar!