[RESENHA] O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

13:20 4 Comments A+ a-


O PRÍNCIPE DE WESTEROS E OUTRAS HISTÓRIAS
Autor: Vários Autores
ISBN: 9788567296364
Editora: Saída de Emergência Brasil

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na AMAZON
Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.
Todo mundo ama um canalha... embora, às vezes, a gente sobreviva para se arrepender. É assim que começa O Príncipe de Westeros e Outras Histórias (Rogues, no original): com uma introdução do aclamado George R. R. Martin e é a partir disso que o livro baseia sua trama.

Nessa antologia, vários autores consagrados, como Neil Gaiman, Gillian Flynn, Patrick Rothfuss, dentre outros, se reúnem para contar histórias sobre aqueles que não são os mocinhos, mas que, mesmo não admitindo, todos tem uma quedinha: ladrões, vigaristas, badboys... canalhas. As histórias variam de coisas do cotidiano, como ir ao cinema, a contos que mexem com o sobrenatural ou histórias de fantasia medieval. 

Sinceramente, eu esperava mais do livro; tinha uma grande expectativa sobre ele. Em média, o livro não foi ruim, mas não nego que alguns contos foram cansativos (um, inclusive, eu nem entendi nada) e outros não tiveram aquela magia que prende o leitor.

Apaixonado por Coraline e O Oceano No Fim do Caminho, eu super esperava um conto maravilhoso do Neil Gaiman, e talvez tenha sido essa minha maior decepção. Não que o conto seja de todo ruim... percebi que ele criou um enredo de fantasia e tudo mais, mas o conto ficou confuso e não entendi bem quando o terminei; o mundo que o Gaiman criou é novo e ele não explicou bem como as coisas funcionam nele. Uma pena mesmo.

Já autores que nunca tive contato antes, como Gillian Flynn, Patrick Rothfuss, Scott Lynch e Phyllis Eisenstein, salvaram o livro. Os contos deles, além de terem histórias encantadoras, instigantes e divertidas, são incrivelmente bem escritos e já me fizeram desejar ler mais algo dos autores. Sério, adorei de verdade os contos desses autores.

A sinopse diz "21 histórias", mas nesse volume tem apenas 10, o que me resta a acreditar que a Saída de Emergência dividiu o livro em dois exemplares, cujo segundo deve ser lançado em breve. A capa do livro ficou DIVINA, mas cria um julgamento errado sobre o conteúdo; a editora focou no Príncipe de Westeros, de George R. R. Martin, e criou a capa sobre ele, mas há contos sobre os mais diversos temas.

Avaliei o livro com 4 estrelas, pois, apesar de tudo, os contos que me agradaram foram SENSACIONAIS, de verdade. São contos incríveis, que leria mais vezes sem pestanejar e que fazem a leitura valer completamente a pena.

Fica a critério de vocês darem ou não uma chance a essa antologia :) 




4 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
30 de junho de 2015 às 14:15 delete

Fã de Game of Thrones que sou, pensei que o "e outras histórias" significava que os outros contos também seriam no universo d'As crônicas de gelo e fogo :O. Também amo O oceano no fim do caminho, que pena que o conto de Neil foi decepcionante pra você. Mesmo assim, parece que é bem variado, aí fica quase impossível não gostar de nenhum. Também achei a capa muito perfeita *_*. De qualquer forma, ainda estou super curioso pra conferir, não só o conto de Neil Gaiman, mas também o de outros autores que eu tenho vontade de ler.

Reply
avatar
Estela Gois
AUTHOR
30 de junho de 2015 às 18:36 delete

Oi Henrique, eu realmente achava que os contos eram do universo de GoT mas pelo jeito não é, apesar de ter contos não tão bons igual você disse, ainda tenho um pouco de vontade de ler para conferir esses outros contos bons. Beijos

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
3 de julho de 2015 às 14:57 delete

Oi Henrique :D Estou muuuuuuuito a fim de ler este livro! Comecei a ler GOT agora nas férias e estou adorando! Fiquei feliz em saber que não se tratam de estórias do universo de GOT, porque aí eu vou poder ler o livro antes de terminar todos os "tijolinhos" das crônicas hahahaha

Beijo :*

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
4 de julho de 2015 às 07:32 delete

Nossa.. Pensei tudooo ao contrário a respeito do livro qdo o vi! Achei q era uma saga sobre esse príncipe e não sabia q era um monte de contos dentro dele.
Por serem curtinhos, o autor tem q ser bom mesmo e explicar tudo e ao mesmo tempo surpreender o leitor com uma bela estória.
Uma pena que alguns contos tenham sido confusos.. Mas vc falou tao bem dos outros que animaria de ler o livro.
A capa está divina, mas o título deveria mudar.
Bjus

Reply
avatar

Obrigado por comentar!