[RESENHA] A Vida Misteriosa de Jack

13:16 0 Comments A+ a-


A VIDA MISTERIOSA DE JACK
Autora: Kelly Barnhill
ISBN: 9788528618198
Editora: Bertrand Brasil

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na SARAIVA
Às vezes, a invisibilidade tem o seu lado positivo. Quando sua mãe o leva a Hazelwood, Iowa, para passar um tempo na casa dos seus estranhos tios, Jack não espera nada além de um verão entediante. Nem passa pela sua cabeça que os habitantes de Hazelwood o aguardam há muito, muito tempo. Logo que chega à cidade, três coisas inacreditáveis acontecem. Primeiro, ele faz amigos – amigos de verdade, não imaginários. Segundo, ele apanha do maior valentão da área – os valentões da sua rua sempre o ignoraram completamente. Terceiro, o homem mais rico da cidade começa a tramar o seu fim – um fim doloroso, aliás. Dependerá somente de Jack descobrir por que, de uma hora para a outra, todos passaram a dar tanta atenção a ele. Logo a ele, que sempre foi tão invisível.
Jack sempre foi invisível. Não no sentido literal da palavra, mas talvez de uma forma pior; ele não tinha amigos, sua família pouco lembrava da sua existência e até mesmo os valentões o deixavam em paz. Ele nunca entendeu o porquê disso e sempre se sentiu muito solitário.

Tudo muda quando, após se divorciar do marido, a mãe de Jack o leva para passar um tempo na casa dos tios, em Hazelwood, Iowa. Jack imagina que nada vá ser diferente e fica bem surpreso ao perceber que não é nada do que ele pensava.

Em Hazelwood, todos parecem notar a presença de Jack; seus tios não largam do seu pé, ele faz amigos, é confrontado por um valentão e até mesmo o homem mais poderoso da cidade demonstra um certo interesse por ele. Além disso, o garoto acha que as pessoas são meio loucas; elas tem suas próprias lendas, seus segredos e mistérios e todos parecem acreditar de verdade que todas essas histórias são reais.

Jack sabe que a cidade, seus tios e amigos estão escondendo algo e sabe, também, que esse algo envolve ele. O que ele não sabe é que corre grande perigo e que precisará correr contra o tempo para salvar seus amigos, sua família e a si mesmo e descobrir todos os segredos que Hazelwood esconde.

A Vida Misteriosa de Jack é, como o próprio livro diz, um livro muito - muito mesmo! - misterioso. Comecei a ler o livro e logo percebi que a história era cheia de segredos, só não imaginava que a autora me deixaria sem entender o que estava acontecendo até quase no final do livro. Não de uma forma ruim, a autora deixa muito sem revelar; o leitor fica instigado tentando desvendar o que está por trás daquilo tudo e só vai entender tudo direitinho um pouco depois da metade do livro.

A escrita da autora é bem simples e fluída; no começo, não tem nada de muito especial no decorrer da trama, além dos mistérios, mas depois de um tempo o livro pega um ritmo bem legal e prende ainda mais o leitor. 

Mais um ponto positivo para o livro é a trama; a história me parecia bem simples, mas depois percebemos que ela é bem mais ampla do que imaginavámos. O livro tem uma mitologia própria e um cenário mágico e encantador, com bons personagens, tão misteriosos quanto a trama em si.

Apesar de os personagens serem bem desenvolvidos, não consegui me apegar tanto a eles; eles são divertidos, com personalidades e modos interessantes e todos contribuem de uma forma ou de outra na história, mas não conseguiram me encantar completamente. Os que mais gostei foram os dois gatos dos tios de Jack (e o Frankie também) haha

A Vida Misteriosa de Jack fala sobre magia, crença e amizade; é um livro muito divertido e uma aventura e tanto. Vale muito a pena ler :) 

P.S.: muita gente vai desistir de ler na metade do livro ou nem vai querer ler, mas afirmo que a espera vale o tempo. O final da história é muito bom :)






Obrigado por comentar!