[RESENHA] Não Olhe Para Trás

11:23 0 Comments A+ a-


NÃO OLHE PARA TRÁS
Autora: Jennifer L. Armentrout
ISBN: 9788582770702
Editora: Farol Literário

SKOOB | Comprar na SARAIVA
Samantha é uma jovem de 17 anos rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começam a pintar. E logo descobrirá que foi a última a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer? Não olhe para trás é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério.

Como todo o leitor que é assumidamente “rato de livraria”, a primeira coisa que me chama atenção em um livro é a capa. A folha de papel amassada e as marcas de sangue que dão fundo ao título do livro já são suficientes para atrair qualquer leitor desavisado a conhecer a história de Samantha, uma jovem de dezessete anos, com muito dinheiro e extremamente popular. Em sua vida, nada parece dar errado, pelo menos até o dia fatídico em que a narrativa finalmente ganha velocidade. 

Em pesquisas realizadas na internet, descobri que a autora Jeniffer L. Armentrout é bem conhecida, mas, humildemente, assumo que nunca tinha ouvido falar dela. 

A cena inicial, quando Samantha é encontrada vagando pelas ruas, após vários dias desaparecida, lembrou-me vagamente um momento do filme Intruders (coisa antiga. Os mais novos certamente não conhecem), quando a personagem ressurge numa condição semelhante. Samantha não lembra de nada, mas suas roupas estão sujas de sangue. Sangue, que não é dela. 

O fato da história ser contada pela própria Samantha dificulta um pouco a compreensão, visto que o mistério e a confusão da sua volta pairam pelas mentes do leitores o tempo todo. A protagonista não lembra quem é, onde esteve e nem reconhece seus familiares, mesmo seu irmão gêmeo Scott. 
"Porque nada estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la." Pág. 37 
Esta bem poderia ser uma daquelas histórias imbecis americanas, que envolvem Bullying na escola ou paixão adolescente. Mas não é. O que realmente faz a diferença é a narrativa, sempre centrada no grande ponto de interrogação sob Samantha, que quanto mais descobre sobre si mesma, menos gosta de sua vida anterior. 
" -Sei que é duro engolir isto no momento, mas se nunca recuperar a memoria, você vai poder fazer coisas que a maioria das pessoas nunca terá a chance de tentar(...) Você pode recomeçar." Pág. 142 
Como fã de livros policiais, eu não poderia deixar de recomendar esta história, cercada de mistérios e até mesmo de algumas aparições aterrorizantes, capazes de nos arrepiar os cabelos. Mas não pensem que não encontrarão açúcar neste livro. O romance aparece a doses homeopáticas, sem exageros. E só contribui para a qualidade do texto. 

Um ponto negativo? Certamente eu o encontrei. O final. Destoa do restante da narrativa à medida em que entra no campo dos clichês literários pra lá de ultrapassados. Mesmo assim, devorei em três dias. E gostei.


Obrigado por comentar!