[RESENHA] Eve & Adam

11:50 0 Comments A+ a-


EVE & ADAM
Autores: Michael Grant & Katherine Applegate
ISBN: 9788581634432
Editora: Novo Conceito

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na AMAZON
Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.
Evening Spiker estava distraída olhando para uma única maçã vermelha que se destacava sobre várias outras verdes quando um carro a atropelou, decepando sua perna e lhe dando vários outros machucados. Logo, ela é levada para um hospital, mas sua mãe, a poderosa Terra, intervém e assume o comando do seu "tratamento", levando-a para a Spiker Biopharm.

Durante esse tempo, Eve acaba conhecendo Solo, um misterioso rapaz que aparenta ter sua idade e que ela não faz ideia do que ele esteja fazendo na Spiker até descobrir que seus pais faziam parte da empresa e, após eles morrerem num acidente de carro, ele foi "criado" por Terra. Solo não é nada mais que um perdido em meio a um monte de cientistas, mas é observador e cheio de planos.

Enquanto Eve está em tratamento, sua mãe lhe dá um projeto para passar o tempo. Seu trabalho é como brincar de Deus: ela vai testar um novo sofware no qual ela pode criar seu próprio ser humano, a partir do zero. Manipulando genes, ela pode escolher coisas simples, como a cor dos olhos, se é homem ou mulher, ou coisas mais complexas, como a própria personalidade da pessoa. Ela acredita que é tudo teoria, uma simples simulação. Talvez ela esteja certa, já que não é possível criar um ser humano de verdade, é?

Os laboratórios Spiker são famosos por ajudarem a muitas pessoas doentes e o número de pessoas que seus tratamentos conseguem alcançar é tão alto que ninguém questiona como eles conseguem fazer o que fazem, mas Solo sabe tudo o que acontece lá, que leis estão sendo quebradas e códigos morais sendo ignorados e sabe que tem fazer algo para parar. Por meio dele, Evening acaba descobrindo os segredos que a Spiker esconde e segredos sobre ela mesma que ela nunca imaginou, e terá que decidir se as regras quebradas são um preço justo pelos milhões de vidas salvas e se o seu segredo é assim tão ruim quanto parece. Será que acabar com a Spiker Biopharm é a coisa certa a se fazer?
Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?
Eu esperava pelo lançamento de Eve & Adam há um bom tempo; tinha visto a capa quando lançou no exterior e já ansiava pelo livro, por motivos de: QUE CAPA! Sério, sou muito apaixonado por essa capa. Não fazia a mínima ideia sobre qual era a história do livro (só adquiro/leio pela capa, como vocês sabem), mas não fiquei totalmente surpreso com a trama. Óbvio e aparente que tem algo a ver com Adão e Eva e a inversão dos nomes no título do livro leva dá uma dica. Dessa vez, não é a mulher que é feita da costela do homem, mas a mulher que faz o homem. 

Eu gostei bastante do enredo. É uma ficção científica que se passa mais ou menos no mesmo tempo em que vivemos, mas que obviamente tem uma ciência bem mais avançada do que a que temos hoje. É um pouco irreal no presente, mas bastante crível para um futuro talvez não tão distante. Os autores criaram uma história divertida e inovadora; não me arrependo em momento nenhum de ter lido o livro.

A narrativa é simples, mas cativante e percebemos, claramente em alguns momentos, o toque de Katherine Applegate na trama. Nunca li nada do Michael, então não posso comentar sobre ele. (Katherine é autora de O Grande Ivan e Michael é autor da famosa série Gone, lançada aqui no Brasil pela Galera.) Os personagens são bem legais, não muito complexos. Particularmente, não gostei muito de Solo e torcia mais para a Eve ficar com o outro cara da história... mas não direi se minha torcida deu certo ou não. O livro é pequeno, no máximo 300 páginas, mas não deixa pontas soltas e tem um final satisfatório.

Apesar de ter gostado bastante do livro, avaliei ele com 4 estrelas... senti falta de alguma coisa que não consigo identificar e, apesar de ser uma história incrível, não foi algo do tipo "Uau, esse é O livro!". É um livro muito bom; divertido, inteligente, criativo e inovador, com certeza, e uma ótima leitura para quem procura algo leve e envolvente para ler. Confiram o booktrailler:


Obrigado por comentar!