[RESENHA] A Formatura

09:45 2 Comments A+ a-


A FORMATURA
Autora: Joelle Charbonneau
ISBN: 9788567028477
Editora: Única
O Teste #3

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na SARAIVA
O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

[RESENHA] O Teste - O Teste #1
[RESENHA] Estudo Independente - O Teste #2 

Após ter sobrevivido ao Teste, o programa que seleciona os jovens mais promissores para serem possíveis futuros líderes do país, e ter conseguido ingressar na Universidade, Cia Vale sabe o quão tirano é o processo de seleção e está cada dia mais inclusa numa rebelião para tirar os organizadores d'O Teste do poder. 

O que pare ela sempre foi um sonho se tornou um pesadelo. Entrar para O Teste, descobrir seus segredos e quebrar regras acabaram colocando tanto Cia quanto seus amigos e sua família em perigo. Mas, ao mesmo tempo que o medo a assombra, a coragem insiste em ficar; será que ela é mesmo capaz de acabar com O Teste?
O teste final é o mais mortal.
Capaz ou não, a rebelião e a guerra se torna mais iminentes a cada dia e Cia passa a correr contra o tempo, enquanto continua com seu dilema sobre em quem pode confiar, tendo que lidar com mais mentiras e segredos e com a responsabilidade que caí sobre ela quando a presidente Collindar lhe dá uma tarefa que pode ser a solução para tudo.

Indo contra tudo que ela preservava, Cia tem que enfrentar seus medos e descobrir em quem confiar, sabendo que as escolhas erradas podem acabar com a sua vida e a vida de quem ela ama, e que as escolhas corretas podem ser não só a sua salvação, como a salvação da Comunidade Unida como um todo.

Em A Formatura, o desfecho da trilogia O Teste, Joelle Charbonneau torna o enredo político mais poderoso do que já era; já comentei nas resenhas dos livros anteriores que a trilogia em si não tem foco (na verdade, quase não tem nada!) no romance. É distopia do começo ao fim!
"Um desfecho inesperado e surpreendente para uma das trilogias distópicas que tem muito a conquistar ainda." | Emanuel Santos - E O Mundo Terminou Em Livros
Como desfecho de uma trilogia, o livro deixou um pouco a desejar, ao menos pra mim. Quase no final, a autora começa a lançar umas bombas de segredos que me deixam confuso; relações entre pessoas que, obviamente, não deveriam existir, me deixam mais confuso ainda. Acabou o livro e ainda não consegui entender direito. Esse foi o único ponto negativo que vi no livro.

O livro segue um ritmo mais acelerado (é claro!) do que os livros anteriores e a leitura fluiu bem mais fácil; li o livro bem rapidinho! É notável o amadurecimento dos personagens e do enredo; Cia, apesar de ter se passado apenas alguns meses desde que ela foi selecionada para O Teste, cresceu bastante e, como sempre, se mostra uma líder incrível. O enredo vai se tornando mais complexo e traz bastantes surpresas; a criatividade da autora não tem fim.

Fechando com quatro estrelas, achei A Formatura uma distopia bastante satisfatória, mas que deixa a desejar em alguns quesitos. Ainda assim, é um livro intenso e ágil, repleto de ação de segredos e que faz você desconfiar até de você mesmo. 

Os direitos cinematográficos da trilogia foram vendidos para a Paramount Pictures e correm boatos de que a Crystal Reed (Teen Wolf) pode ser uma opção para interpretar a Cia. Não sei se é verdade, mas apoio bastante :)


2 comentários

Write comentários
Ariane
AUTHOR
11 de dezembro de 2014 às 13:58 delete

Olá, Henrique!
Sua resenha ficou ótima. Me interessei muito pelo livro e você é o culpado hahaha foi sua resenha que me despertou uma curiosidade enorme. Achei a capa linda.

Estou de volta ao blog viu? Aqui tudo continua lindo!!
Beijos, Ariane.
www.diariodostreze.blogspot.com

Reply
avatar
Ana Paula
AUTHOR
12 de dezembro de 2014 às 02:45 delete

Mas já???? O.O Eu nem li Estudo Independente ainda.... :( rsrsrsrsrrs

Eu amei o primeiro livro e não li sua resenha, desculpe, quero me surpreender como foi com o primeiro livro! rsrsrsrrs

Bjo bjo^^

Reply
avatar

Obrigado por comentar!