[RESENHA] Dark House

12:29 13 Comments A+ a-


DARK HOUSE
Autora: Karina Halle
ISBN: 9788567028392
Editora: Única
Experimente O Terror #1

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na LOJA DA EDITORA
Há sempre algo fora do normal em Perry Palomino. Embora ela esteja vivendo uma crise ao passar pela síndrome pós-faculdade, assim como qualquer garota de vinte e poucos anos, ela não é o que chamaríamos de comum.Perry possui um passado que prefere ignorar, e há também o fato de que ela consegue ver fantasmas. Tudo isso vem a calhar quando se depara com Dex Foray, um excêntrico produtor que está trabalhando em um webcast sobre caçadores de fantasmas.Dex, que se revela um enigma enlouquecedor, arrasta Perry para um mundo que a seduz e ameaça sua vida. O farol de seu tio é pano de fundo de um mistério terrível, que ameaça a sanidade da moça e faz com que ela se apaixone por um homem que, como o mais perigoso dos fantasmas, pode não ser o que parece.
Perry Palomino tem 22 anos e ainda está buscando um rumo para sua vida. Ela já tentou de tudo; entrou numa faculdade de publicidade, tentou escrever, tocar instrumentos, até mesmo ser dublê, mas, para ela, nada daquilo era o que ela realmente queria para sua vida. Ela trabalha como recepcionista numa agência de publicidade (mesmo achando que não quer seguir essa carreira, não se pode recusar um emprego quando se precisa dele), o que dá a seus pais uma certa segurança em relação à filha, mas só torna tudo muito mais monótono para a própria Perry. 

As coisas mudam quando ela e sua família viajam para a casa do seu tio. Na área da propriedade, um farol abandonado sempre chamou a atenção de Perry, mas até então ela não havia tido oportunidade de explorá-lo. Então, durante uma festa na praia, ela aproveita para visitar o farol. 

Munida apenas de suas poucas aulas de caratê e uma câmera, Perry parte para o farol decidida a voltar sem que percebam a sua falta, mas as coisas não saem como ela imagina. Logo depois de entrar, ela ouve passos no andar de cima e, na tentativa de fugir, ela se esbarra em Dex, um cinegrafista que invadiu o farol para filmar. 

Após o encontro com Dex e com os acontecimentos estranhos no Farol, Perry e sua família voltam para casa. Sua irmã, Ada, fica doente e pede a ela para fazer postagens em seu blog de moda. Ela podia postar sobre qualquer coisa, desde que postasse, então decide falar sobre sua noite terrível no farol, anexando o vídeo que conseguiu gravar com sua câmera, mas omitindo as semelhanças dos acontecimentos com os pesadelos que ela vem tendo frequentemente.
Um galho se quebrou atrás de mim. Eu me virei, pronta para jogar o lampião fedorento no rosto de alguém. Mas não havia ninguém ali.
Sua postagem no blog vira um sucesso e logo Dex entra em contato com ela, explicando sobre um shownet do qual ele é camera-man e fazendo uma proposta a ela. Dex tem em mente uma nova série no canal online onde trabalha e Perry é perfeita para histórias assustadoras, de acordo com sua postagem. 

Animada por algo de interessante estar acontecendo em sua vida, Perry aceita e parte com Dex novamente para o Farol, entrando numa jornada para descobrir mais sobre o mal que assola o farol, na qual enfrentarão o terror como jamais imaginariam.
A única coisa mais assustadora que lidar com os mortos é lidar com nós mesmos.
Dark House, primeiro volume da série Experimente O Terror, é narrado em primeira pessoa, na visão de Perry (o ornitorrinco? Que nome estranho) Palomino, a protagonista de vinte e dois anos que não parece ter vinte e dois anos. As atitudes da personagem dão a ideia de que ela tem uns 16/17 anos, pois ela é muito bobinha e não muito cativante, mas não é odiável nem irritante. Dex Foray é um cara estranho (e bipolar) com um bigode tão estranho quanto.

Apesar dos personagens que seriam os principais na trama não serem muito interessantes, a narrativa de Karina Halle é bem leve e fluída. A leitura é rápida e consegue prender o leitor nos momentos certos. O livro, desde a capa à sinopse, prometia uma história de terror, mas Karina nos apresenta a um YA (young adult) com um toque de suspense sobrenatural. Dark House NÃO É um livro de terror, então não o leia com esse objetivo em mente.

Aí vocês devem estar pensando: o Henrique não gostou do livro! Mas, eu gostei sim! O livro não é de terror e os personagens não muito legais, mas ainda assim gostei da trama e do estilo da autora. Os momentos de suspense realmente me prenderam e um certo momento próximo ao final me deu arrepios! Além de tudo, a autora me deixou com duas coisas ao terminar a leitura: vontade de ler a continuação e o início da trama da série (imagino que será uma história maior a ser contada durante os casos sobrenaturais - que serão as histórias dos outros livros - e durante o decorrer da série).

A Única fez muito bem em mudar a capa do livro (que está incrível, muito melhor que a original) e a diagramação não deixou a desejar! Simplesmente adorei o design interno. Além disso, gostei do estilo de papel de miolo e capa usados, que deram um charme à estrutura física do livro.

Se você leu essa resenha até aqui e está decepcionado por que esperava por um livro de terror, não desanime! Dark House é uma leitura leve e ao mesmo tempo sombria, que prende o leitor e o faz ficar ávido pela continuação. 

A série é bem grandinha, até então com nove livros! O segundo ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.


13 comentários

Write comentários
Maria Martins
AUTHOR
12 de outubro de 2014 às 16:12 delete

Olá!

Eu fiquei, e ao mesmo tempo, não fiquei com vontade de ler este livro. Se ele fosse um livro avulso, eu iria lê-lo facilmente, mas como é uma série(e bem grande) estou pensando ainda.. Mas aparece ser legal =D

http://refugiorustico.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Moniiqueta
AUTHOR
12 de outubro de 2014 às 17:24 delete

Aí eu pensei que era de Terror também =/ Por isso que meio que não dei muita atenção ao livro.. Mas acho que agora depois da sua resenha, eu meio que fiquei curiosa para ler, até ver que são NOVE livros, MEU DEUS! Adoro histórias sobrenaturais e acho que Dark House pode ser esse estilo.. Vamos ver se leio um dia né ?

Reply
avatar
Suelen Mendes
AUTHOR
13 de outubro de 2014 às 16:28 delete

Tava toda empolgada com o livro,a capa linda,e por mais de não ser terror,eu adorei por ser assim sombrio,mas sem dar mto medo,pois eu sou bem impressionável e não costumo ler mto terror rsss
Mas aí bem no finalzinho me desanimei,série com 9 livros publicados e que ainda não acabou...não é pra mim não,não tenho paciência de acompanhar tanta coisa kkk
Bjus

Reply
avatar
15 de outubro de 2014 às 14:44 delete

Acho que eu estava mais empolgada na época do lançamento, antes de começar a ler as resenhas rs esperava terror e não uma personagem estranha dando uma de caça fantasmas com um cara estranho. Ser uma série de 9 volumes desanimou mais ainda :( continuo amando essa capa e no fundo, no fundo ainda tenho uma vontadezinha de ler, mas não é mais a animação de antes.

Reply
avatar
15 de outubro de 2014 às 17:55 delete

Confesso que fiquei um pouco desapontada depois de ler a resenha. Pela capa e pela sinopse eu esperava uma grande história de terror... Não que eu não goste de um bom YA, mas eu realmente prefiro ler um bom livro de terror!! O fato de ser uma série bem longa também me desanimou um pouco. Ainda quero ler, mas não tão logo.
Bjs

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
16 de outubro de 2014 às 12:46 delete

Que bom que gostou do livro, comentei em outro post que a capa é divina, e por esse motivo não queria me decepcionar ao ler a resenha, o que não aconteceu. Muito bom, espero ler logo e gostar muito !

Reply
avatar
Kris Monneska
AUTHOR
18 de outubro de 2014 às 19:50 delete

Perry o ornitorrinco??? Raxei de rir.
Não sabia que era uma série, e pensava que o livro fosse mais assustador.
Mas ainda assim quero fazer essa leitura.
Adorei a resenha, beijos
♫ Conversas de Alcova ♫

Reply
avatar
Girlene Viey
AUTHOR
24 de outubro de 2014 às 16:01 delete

Quando este livro foi lançado ! Fiquei muuito encantada por ele!
Mas como não amar??/ Eu curto muito o genero terror
então este livro e mais perfeito do mundo pra quem curti deste genero!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
26 de outubro de 2014 às 11:17 delete

Olá Henrique!
Solicitei este livro para ler, e estou ansiosa pela sua chegada.
Não sabia que era uma série, e muito menos de nove livros ... :o
Ultimamente não consigo achar um livro de terror que é realmente terror. Decepção.
Apesar disso, sua resenha me deixou com mais vontade de ler.
Beijos, Vic

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
28 de outubro de 2014 às 04:52 delete

Só acho que um livro que tem na capa: experimente o terror deveria no minimo ser de terror... ganhei esse livro, porem ainda não o li. Estou criando coragem e com medo de minha decepção virar algo concreto.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
30 de outubro de 2014 às 16:08 delete

Tinha pensado que era outro tipo de historia, um terror sendo assim fiquei bem longe dele, mais agora lendo a resenha parece ser um livro bem legal espero poder lê-lo.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
31 de outubro de 2014 às 18:25 delete

Já tinha imaginado que era de terror hahah, as capas enganam! Gostei parece ter uma dose de mistério integrado..

Reply
avatar
Paula
AUTHOR
5 de novembro de 2015 às 19:01 delete

Ah Henrique, poxa pensei que fosse terrorzão daqueles que a gente fica com medo de ler a noite. Adoro essa capa, a história é legal, tem lá seu terror, mistério, romance, e uma longa série para acompanhar, hein?! Mesmo ficando decepcionada por não ser terror quero ler. Um beijo

Reply
avatar

Obrigado por comentar!