[RESENHA] A Filha do Sangue

07:38 7 Comments A+ a-


A FILHA DO SANGUE
Autora: Anne Bishop
ISBN: 9788567296104
Editora: Saída de Emergência
Trilogia das Joias Negras #1

SKOOB | Compre na SARAIVA
O Reino Distorcido se prepara para o cumprimento de uma antiga profecia: a chegada de uma nova Rainha, a Feiticeira que tem mais poder que o próprio Senhor do Inferno. Mas ela ainda é jovem, e por isso pode ser influencidade e corrompida. Quem a controlar terá domínio sobre o mundo. Três homens poderosos, inimigos viscerais - sabem disso. Saetan, Lucivar e Daemon logo percebem o poder que se esconde por trás dos olhos azuis daquela menina inocente. Assim começa um jogo cruel, de política e intriga, magia e traição, no qual as armas são o ódio e o amor. E cujo preço pode ser terrível e inimaginável.

Há muitos anos, foi previsto que uma grande Rainha chegaria para governar entre Os Sangue. Desde então, todos esperam pela sua chegada, uns ansiosos para servi-la, outros com planos para tirá-la do caminho. 

Os Sangue são uma raça mágica, serventes das Trevas, criados para serem protetores, mas ao decorrer dos anos a hierarquia e todo o mundo dessa espécie se modificou bastante. Antes, um homem servia a uma Rainha por vontade própria, por puro prazer, mas, ao passar do tempo, as Rainhas foram se tornando ambiciosas e criaram formas de forçar as pessoas a se curvarem a elas, levando ao estado deplorável, recheado de ódio e assassinatos, que se encontra o mundo d'Os Sangue. 

Quando então, a Feiticeira, a Rainha mais poderosa que eles já viram, chega para cumprir a profecia, para destituir o mal criado pela ambição, poucos percebem sua chegada. Jaenelle ainda é uma menina de 12 anos, que vive com uma família que não tem a mínima noção do poder que ela tem.

Saetan, Daemon e Lucivar sabem da presença da Feiticeira entre eles, e sabem que estão destinados a servi-la. Um pai, um amante e um amigo, todos conectados por um passado turbulento e agora interligados por Jaenelle. Eles sabem que terão que deixar o passado entre eles para trás, para então servirem a Jaenelle, a quem protegerão das ameaças das outras Rainhas, de sua própria família e de seu próprio poder, 

Sinceramente, é bem complicado TENTAR resumir a grandiosidade da trama de A Filha do Sangue. Este livro é uma obra-prima da dark fantasy, com um enredo complexo e personagens tão reais que chega a ser absurdo. Tudo isso, torna bem complicado para mim tentar contar para vocês, em poucos parágrafos, toda a história a cerca d'Os Sangue.

A construção dos personagens é, sem dúvidas, o poço onde Anne Bishop despejou seu talento. A complexidade humana deles é muito grande, todos com um passado e uma personalidade forte, cheios de pontos fortes e fracos. 

Saetan, o Senhor Supremo do Inferno, sempre foi um recluso, temido por muitos pela magnitude do seu poder, que ao decorrer do livro mostra vários lados de si próprio que o leitor nem esperava. O mesmo acontece com Daemon, que talvez tenha a história mais turbulenta entre todos; ele é perigoso e violento, apelidado vulgarmente de Sádico, mas que possui um grande coração. Lucivar não é um personagem muito frequente na trama, fazendo-me imaginar que sua relação de amizade com Jaenelle será mais bem trabalhada nos próximos livros. E, o que dizer de Jaenelle? Simplesmente apaixonado por essa garota extremamente poderosa, que faz o leitor sorrir frequentemente com seu jeito de ser, mas que sofre muito. Ela é uma garota muito sombria e sábia, dona de um coração enorme, que age com atitude e autoridade digna de uma Feiticeira.

A narrativa é dada em terceira pessoa e, uma coisa que achei bem curiosa: NUNCA é narrada ao redor de Jaenelle! Fiquei bem surpreso com isso, mas gostei bastante, pois dá a oportunidade de o leitor desvendar os mistérios da garota a partir de outros ângulos.

Muita gente não gostou do livro por ser repleto de temas bem pesados, como pedofilia, estupro, violência brutal, etc. Não sou adepto a esses temas... até fiquei enjoado em uma cena, mas não vou avaliar negativamente o livro por isso, pois acho que o quanto mais próximo um livro chega dos problemas reais que enfrentamos hoje, melhor é a trama. 

No começo, fiquei bastante confuso na história. Nas primeiras páginas do livro, temos um resumo sobre as Joias, os personagens e os títulos hierárquicos, mas ainda continuei confuso em boa parte do livro, até me acostumar com os personagens. Sempre fico assim num livro de fantasia. Um outro problema que encontrei foi a localização dos personagens, que eu acreditava estarem no reino de Tereille. Mas na sinopse diz que o Reino Distorcido aguarda por Jaenelle, sendo que na trama tal reino é um lugar onde ninguém quer ir. Aí tem o Reino das Trevas, o Inferno... fiquei bem perdido nessa questão.

Mas, independente de tudo isso, dou cinco estrelas ao livro por ser tão incrível como ele é. Anne Bishop está de parabéns. Adorei o livro, com toda certeza.

E o que dizer do design do livro? Capa linda, diagramação linda e efeitos de capa lindos (só vendo pessoalmente para entender o quão legal é). Os livros da Saída de Emergência costumam ser um pouco mais caros que o comum, mas o trabalho de qualidade que eles usam nos livros faz valer a pena. (eu não comprei! rs)

A Filha do Sangue é o primeiro volume da Trilogia das Joias Negras. O segundo volume, A Herdeira das Sombras, está previsto para mês que vem (outubro/2014). Não se tem uma previsão para o terceiro livro, Queen of the Darkness, ou A Rainha das Trevas, em português.


7 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
30 de setembro de 2014 às 08:03 delete

Henrique, gostei muito da sua resenha. Foi maravilhosamente bem escrita, parabéns!!! Gostei muito livro, parece ser muito bom. Gostei muito da história. Gostei de saber que a história toda muda de rumo por causa da ambição. Muito legal, gostei mesmo!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
30 de setembro de 2014 às 09:57 delete

Oie...
Gostei bastante da premissa do livro! Ele parece ser uma leitura muito agradável e envolvente!
Uma pena que a continuação ainda vai ser lançada dessa trilogia! Não tenho paciência de esperar! rsrsrs então infelizmente essa leitura ficará para depois de a série ser toda lançada!!
Gostei bastante da resenha.

Reply
avatar
Caroline
AUTHOR
30 de setembro de 2014 às 16:26 delete

Oi Henrique, tudo bem?
Achei diferente isso de "a Feiticeira que tem mais poder que o próprio Senhor do Inferno". Ao mesmo tempo macabro e fascinante. Nunca li um livro dark fantasy, mas essa trama parece ser bem elaborada. Parece mesmo que deixa o leitor confuso, pois é uma trama com muitos personagens, características. Assim como você fico meio enjoada com determinadas cenas, mas são importantes, pois acontecem sim no mundo real.
Até a próxima!

Reply
avatar
30 de setembro de 2014 às 16:35 delete

Rique,
Vou ser bem sincera, eu comecei ler esse livro, mas parei logo nos primeiros capítulos, pois achei o começo muito confuso.
Não desisti totalmente dele, simplesmente estou limpando a minha mente antes de retomar a leitura, pois sei que ele é bom e pela sua resenha isso se confirmou.

Abraços
Vivi

Reply
avatar
@ninh@
AUTHOR
30 de setembro de 2014 às 19:03 delete

Olá Henrique!
Quero muito ler esse livro A Filha do Sangue, e com sua resenha pude ver que realmente tenho que lê-lo rapidamente. adoro esse tipo de leitura dark fantasy,
Beijos
@ninh@
Blog Detalhe Feminino
http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
30 de setembro de 2014 às 19:06 delete

A edição desse livro é fantástica assim como a história, Bishop foi muito feliz criando esse mundo totalmente obscuro e cheio de cenas e temas polêmicos, uma obra-prima da fantasia, misturando o dark com magia, os outros volumes acredito que foquem mais em Jaenelle e no desenvolvimento de seus poderes, bem como no embate direto que ela terá com o mal, é realmente um grande livro que necessita de toda a atenção durante a leitura.

Reply
avatar
30 de setembro de 2014 às 19:10 delete

Gostei bastante da capa msmo...
Legal saber q o trabalho da editora está impecável ^^
Uma pena o livro ser um pouco confuso, mas se depois ele se desenrolou é o q importa neah
=)

Reply
avatar

Obrigado por comentar!