[RESENHA] Se Eu Ficar

13:30 10 Comments A+ a-


SE EU FICAR
Autora: Gayle Forman
ISBN: 9788581635415
Editora: Novo Conceito

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na SARAIVA
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Quando saiu com seus pais e seu irmão para visitar uns amigos da família, Mia não imaginava como sua vida mudaria completamente. Ela acorda no meio da estrada e encontra seus pais mortos nos destroços do carro, além de encontrar seu próprio corpo. Mia não sabe o que aconteceu com ela ou qual a razão de ela estar ali. Ela morreu? Se sim, por que seus pais não estão ali com ela? E cadê Teddy, seu irmão?

Com o decorrer do tempo, um grupo de atendimento chega ao local. Eles encontram Teddy gravemente ferido e Mia os ouve dizer que ela está na escala 8 do coma Glasgow. Ela, então, acompanha os paramédicos para onde seu corpo será internado e onde irá passar pelos momentos mais difíceis de sua vida.

Enquanto vê pessoas a visitarem no hospital, Mia descobre que a decisão é dela. Ficar, ou não? Acordar do coma, ou se render à luta? Se render parece a melhor opção, levando em conta o sofrimento que teria em vida. Mas o tempo que ela passa ali trás mais significado à palavra amor do que ela jamais imaginaria; a compreensão dos seus avós, o amor de sua amiga Kim e a paixão inegável de Adam, seu namorado, torna tudo mais difícil. Tudo o que Mia precisa é decidir-se. 

Se Eu Ficar é um conto belíssimo sobre a força do amor, o verdadeiro significado da família e as decisões que todos nós precisamos tomar.

Nem preciso dizer o quanto me apaixonei por Se Eu ficar. A história é intercalada entre a angústia do agora e a felicidade do passado; as lembranças de Mia nos contam a história da sua vida e nos mostra a conexão com sua família por meio da música, além do amor incondicional que ela sente por eles e por Adam, já o agora dela é focado em sua decisão e nos fatores que modificam a balança do ficar ou não ficar

Mia é violoncelista. A história da sua família gira em torno da música e a personalidade de Mia gira em torno do violoncelo; enquanto sua família toca guitarra e gosta do punk, Mia se apaixonou pela música clássica. Como ela mesmo descobriu depois, não foi ela quem escolheu o violoncelo, foi o violoncelo que a escolheu.
Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você.
A narrativa de Gayle Forman segue um ritmo delicado e emocionante. Algumas pessoas não sentiram a emoção pelo fato de Mia não sentir a morte dos pais enquanto está em coma, mas a emoção que a autora transmite por meio da sua narrativa é dada pela história de Mia e da conexão que criamos com a personagem e com a situação. Imagine você no lugar dela. Imagine ver os corpos dos seus pais em ângulos estranhos nos destroços de um carro. Imagine saber que alguém lhe ama tanto quanto as pessoas a amavam. O que você faria?

Os personagens são muito cativantes e muito realistas. Gayle Forman conseguiu transmitir personalidade sem tamanho em cada um de seus personagens, que são únicos. O livro é de leitura rápida e tocante, que fala sobre o valor da vida, as consequências da morte e, acima de tudo, sobre o que é amor e sobre o que é família. Me emocionei com a Mia, chorei com ela, ri com ela e senti o que ela sentia. Se Eu Ficar merece cinco estrelas. 

O livro foi adaptado aos cinemas e o filme será lançado dia 4 de setembro nos cinemas daqui do Brasil, estrelado por Chloë Grace Moretz (Deixa-me Entrar, Sombras da Noite, etc). O livro também tem uma continuação, chamada Para Onde Ela Foi, que será lançada em outubro pela Novo Conceito. Confira o trailler do filme:




10 comentários

Write comentários
Catharina M.
AUTHOR
17 de agosto de 2014 às 15:55 delete

Olá
Acabo de terminar de ler esse livro lindo lindo lindo com algumas lágrimas nos olhos, simplesmente adorei e estou mais que ansiosa para o filme haha que bom que vc tbm gostou, é realmente uma história maravilhosa.
Ótima resenha, adorei ;)

Beijooos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/08/resenha-beijos-e-batom-mariana-mello.html

Reply
avatar
Estela Gois
AUTHOR
17 de agosto de 2014 às 16:01 delete

Oi Henrique, dizer que estou louca por esse livro é pouco, preciso dele para ontem, provavelmente vai ser uma das minhas primeiras compras da bienal. Adorei sua resenha e acho que vou amar esse livro. Se eu já quase choro com o trailer, imagina com o livro e depois com o filme? Oh God. Beijos

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
20 de agosto de 2014 às 19:22 delete

Ola Rique,
estou doido para ter o fisico do livro, estou lendo em ebook e estou xonado. quase chorei dentro do transporte quando estava viajando paara cidade da faculdade hahahahah
Agora quero muito assistir ao filme!!!!!!!!
Super Abraço!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
22 de agosto de 2014 às 07:22 delete

Eu ainda não sei se gostei ou não dos livros, o meu ódio se igualou ao amor que sinto por ele. Mas a história é ótima :D Parabéns pela resenha.

Reply
avatar
Caroline
AUTHOR
25 de agosto de 2014 às 18:06 delete

Oi Henrique, tudo bem?
Estou com esse livro pra fazer a leitura, mas não estou louca para ler
como muitos comentaram, já li algumas resenhas não falando tão bem do livro, mas isso irá variar de pessoa pra pessoa. Espero ler em breve assim que as aulas da faculdade me deixarem livre. Até a próxima.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
27 de agosto de 2014 às 14:11 delete

Amei a sua resenha, me explicou direitinho o que o livro quer passar. Muitos blog estão falando tão bem desse livro que eu tô com tanta vontade de lê-lo... Só esperando uma promoção... rsrs

Abçs :)

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
31 de agosto de 2014 às 08:00 delete

Oi Henrique, tudo bom?
Ah, prevejo muitos choros e desesperos com esse filme e, quando surgir um dinheiro do céu, com o livro. Eu amo a Chloe, tenho certeza que ela vai estar divina nesse papel, mesmo com todas as dificuldades da personagem!
Beijão
http://www.sarahmarques.com.br/

Reply
avatar
8 de setembro de 2014 às 12:50 delete

Olá, Henrique. Tudo bem?

Menino, esse filme é bom e agora estou querendo ler. Realmente a personagem e cativante e nos emociona. Senti tudo isso também ao ver o filme. O ponto fraco foi o não aprofundamento que os personagens recebem no filme. Um ponto forte foi o enfoque certo que fizeram na diferença dos gostos musicais dos personagens. Realmente um bom filme.

Bjs
hollywoodemcasa.blogspot.com

Reply
avatar
@ninh@
AUTHOR
11 de setembro de 2014 às 15:58 delete

Oi, Rique!!
Conheci este livro Se eu ficar no Circuito Novo Conceito, onde mostraram para nós o trailler do filme, adorei, ai fiquei com mais vontade de ler o livro, além de que vi muitos blogs falando bem do livro.
Beijos,
@ninh@
http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

Reply
avatar
12 de outubro de 2014 às 18:07 delete

Oi Henrique, tudo bem?
Adorei sua resenha sobre o livro, você escreve muito bem. Parabéns! Alguns minutos no seu blog e minha lista de livros para ler só aumentando...rs!

Reply
avatar

Obrigado por comentar!