[RESENHA] Estudo Independente

13:04 5 Comments A+ a-


ESTUDO INDEPENDENTE
Autora: Joelle Charbonneau
ISBN: 9788567028347
Editora: Única
O Teste #2

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na LOJA DA EDITORA
Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.
[RESENHA] O Teste - O Teste #1 

Malencia Vale sobreviveu ao Teste, o programa governamental que tem como objetivo selecionar os melhores entre os melhores para ingressarem na Universidade e serem futuros líderes do país. A memória de Cia foi apagada após O Teste, mas ela deixou para si mesma uma gravação sobre tudo o que aconteceu. Agora, nos Estudos Preliminares, que determinarão para qual área específica será focado seu estudo, Cia tenta negar as palavras que ouviu sua voz pronunciar. Ela não quer acreditar que a Comunidade das Nações Unidas, o governo pós-guerra que ela acreditava ser tão correto, é responsável pelas tantas mortes que aconteceram durante O Teste.
O Teste pôs minha vida em perigo. Embora eu ainda não tenha lembranças completas daquele período, sei que enfrentei o medo. Sobrevivi. Eu teria de conseguir fazer o mesmo agora. No entanto, este medo é diferente.
Cia sempre quis cursar Engenharia Mecânica, a área na qual ela é muito boa, mas, por algum motivo, ela é selecionada para estudar Governo em seu Estudo Independente. À medida que o tempo vai passando, juntamente com sua Iniciação na Universidade, ela vai acreditando mais nas palavras que gravou para si mesma e se torna mais alerta para os erros que ela tem que evitar, pois sabe o que acontece com os que cometem um erro. Errar na Universidade significa ser Redirecionado para trabalho em alguma Colônia, mas Cia sabe o que isso realmente quer dizer. 

Com grandes cargas de estudo e trabalhos, além de um estágio por vir, Cia se sente sobrecarregada, mas não demonstra fraqueza. Ela sempre deu o melhor de si; dar menos do que isso só atrairia atenção para si. Para piorar tudo, Cia sabe que está sendo vigiada pelos regentes do Teste e da Universidade e sabe que algo aconteceu durante O Teste para que eles fiquem sempre alertas em relação a ela.

Enquanto tenta manter em segredo que sabe a verdade sobre O Teste, Cia vai aos poucos descobrindo mais segredos sobre o mesmo e sobre quem o gerencia, ao mesmo tempo que passa a ter conhecimento sobre rebeldes que planejam acabar com isso. Ela passa a ajudar uma das facções rebeldes que pretende terminar tudo de uma forma pacífica e evitar uma guerra que viria pela outra facção, ao mesmo tempo que continua seguindo o conselho que seu pai lhe deu antes d'O Teste: não confie em ninguém.

Em Estudo Independente, Joelle Charbonneau aprofunda sua escrita, saindo da trama em clima de sobrevivência de O Teste para o enredo governamental dessa continuação. A narrativa continua sob a visão de Cia, que se mostrou uma personagem incrivelmente determinada e se saiu bem melhor do que no primeiro livro. 

Assim como em O Teste, a tensão causada por não poder confiar em ninguém continua. A autora jogou a bomba no primeiro livro e deixou qualquer leitor paranoico sobre em quem Cia pode confiar agora. Isso, somado ao fato de que o enredo desse livro é melhor, prende mais ainda o leitor. Li Estudo Independente na metade do tempo que levei para ler O Teste.

Uma coisa que achei que poderia ser melhor foi o final. Eu percebi que as páginas estavam acabando e eu fique esperando por mais história, mas o livro, apesar de ter tido acontecimentos reveladores, não termina de uma forma que tenha me deixado louco pelo final. Mas, apesar disso, obviamente quero saber o final. O Teste é ou não finalizado? Cia consegue salvar a si mesma e a quem ela ama? 

A diagramação segue o mesmo estilo do primeiro livro: simples e elegante. A capa está muito linda nessa cor (azul <3) e a simbologia segue um ritmo de acontecimentos. O raio, que é o símbolo da própria Cia, aparece nos dois livros; no primeiro livro a estrela de oito pontas significa o grupo no qual ela está encaixada durante O Teste e em Estudo Independente, a balança é o símbolo do seu curso: Governo.

Somando tudo isso que eu falei, eu dou 4 estrelinhas ao livro. Como eu já citei, não está entre minhas distopias favoritas, mas realmente vale a pena ler. Ansioso por Graduation Day! 






5 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
31 de agosto de 2014 às 18:29 delete

Gostei muito dessa capa, e a do Teste também, eu não sabia o que cada uma significava, mas agora eu sei, eu ainda não tive o privilegio de ler nenhum dos dois livros ainda, mas logo os lerei, minha curiosidade esta a mil...^^

Abçs :)

Reply
avatar
Caroline
AUTHOR
31 de agosto de 2014 às 18:33 delete

Oi Henrique, tudo bem?
Ainda não li O teste, mas me chama atenção pelo fato de abordar um governo no pós-guerra. E eu acho essas capas tão lindas. Gostei que autora cria um mundo com novas regras, mas que se assemelha a estrutura do nosso, como a universidade e estágio. Mesmo que o que aconteça seja diferente, não sei se você entenderá. Um pouco do que ela passar, de querer estudar uma coisa e acaba sendo selecionada para outro tema. Espero poder ler o livro o mais breve possível.
Até a próxima!

Reply
avatar
Estela Gois
AUTHOR
4 de setembro de 2014 às 16:28 delete

Oi Henrique, já disse que quero muito ler Estudo Independente? O Teste foi um livro que super me conquistou e que entrou facilmente para os favoritos e não vejo a hora de ler Estudo, estou mega curiosa em relação à ele. A continuação sai mês que vem e sei que não vou sossegar enquanto não terminar a série. Beijos

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
6 de setembro de 2014 às 15:20 delete

Olá Rique,

li sua resenha meio nervoso de levar spoiler de O Teste, mas se levei eu nem percebi.
Adorei sua resenha e não vejo a hora de poder ler a trilogia *-*
Super Abraço, Victor Rosa

Reply
avatar
@ninh@
AUTHOR
11 de setembro de 2014 às 18:35 delete

Oi, Henrique!!
Eu não li " O Teste", mas o assunto dessa série me atraiu bastante pois envolve a pós guerra, além de que as capas são lindas.
Beijos,
@ninh@
http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

Reply
avatar

Obrigado por comentar!