[RESENHA] Lágrima

11:51 6 Comments A+ a-


LÁGRIMA
Autora: Lauren Kate
ISBN: 9788501403971
Editora: Galera
Teardrop #1

SKOOB | Compre na SARAIVA
Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.
Aos 17 anos, Eureka acha que já sofreu o bastante por uma vida inteira depois de perder sua mãe quando uma gigantesca onda derrubou o carro onde elas estavam de uma ponte. O fato de Eureka ter sobrevivido sempre foi um mistério para ela e ela faria de tudo para ter sido ela quem ficou no mar; ela preferia que tivesse sido ela a não ter seu corpo encontrado jamais, se isso significasse que sua mãe continuaria viva.

Vivendo, então, com seu pai, sua madrasta e seus meio-irmãos, Eureka é constantemente forçada a frequentar psicólogos e terapeutas um após o outro, depois de ter tentado se suicidar. Mas isso tudo para ela não tem o menor sentido. Eles nunca saberão como ela realmente se sente, não saberão o quão triste ela está, apesar de não derramar uma lágrima sequer, em promessa a sua mãe. Ela nunca entendeu porquê sua mãe não gostava que ela chorasse, mas há muitos anos ela não caía em prantos, como se aquela promessa fosse um dos poucos elos que ainda a faziam sentir próxima da mãe que ela perdeu.
Ela sentou Eureka na antiga cama de baldaquino e a segurou rudemente pelos ombros. Uma intensidade selvagem enchia seus olhos. Eureka fungou.
- Estou com medo.
Diana olhou a filha como se não soubesse quem ela era. Depois a palma de sua mão voou para trás e ela bateu em Eureka, com força. Eureka paralisou no meio do gemido, pasma demais para se mexer ou respirar. Toda a casa parecia reverberar, ecoando o tapa. Diana se curvou para mais perto. Seus olhos se cravaram nos da filha. Ela falou no tom mais grave que Eureka ouviu na vida:
- Nunca, jamais volte a chorar.
Tudo muda quando o testamento de Diana é lido e Eureka recebe sua herança: uma carta, um pequeno baú com uma pedra coberta em gaze e um livro antigo numa língua que ninguém reconhece. Eureka acha muito estranho todos aqueles itens, mas se agarra a eles tão fervorosamente quanto se fossem sua própria mãe, tanto por trazerem conforto quanto por conterem um grande segredo que Diana sempre escondeu da filha. Um segredo que envolve as lágrimas de Eureka, que envolve sua linhagem e o mundo ao seu redor, além de estar intrinsecamente ligado a Ander, um garoto misterioso que entra na vida de Eureka inesperadamente e parece saber mais sobre sua vida do que ela mesma.
Ele sabia tudo sobre ela. Iria gabaritar todas as questões em uma prova sobre suas complexidades. Ele a observava desde o 29 de fevereiro em que ela nasceu. Todos os Semeadores a vigiavam. Ele a observava desde antes de ele ou ela saberem falar. Eles nunca se falaram.
Ela era a vida dele.
Ele tinha que matá-la.
Depois do grande sucesso da série Fallen, com a qual Lauren Kate entrou para a lista de autoras best-seller's do NY Times, a minha curiosidade para ler Lágrima estava bem grande. Adoro quando autores que eu tanto gosto se aventurem em um novo terreno e me façam gostar ainda mais deles.

Em Lágrima, a escrita de Lauren Kate, além de continuar cativante e instigante, se tornou mais detalhada e dramática, o que deu um certo charme ao livro. A história do livro é incrível, bem desenvolvida e embasada, com uma premissa diferente, quebrando os estereótipos da fantasia que conhecemos. 

Apesar de não ter me afeiçoado tanto aos personagens (que possuem uns nomes bem diversificados), achei-os bem planejados; todos tem um passado bem desenvolvido, o que, ao meu ver, passa ao leitor a impressão de mais confiança e torna-o mais próximo da história.

Tirando o fato de a história demorar um pouco a se desenrolar, de todo o mistério só começar a ser descoberto quase no final do livro e de Ander ser um cara muito chato e sem graça, eu gostei muito no livro em sua totalidade. Se os outros livros continuarem com a mesma trama surpreendente de Lágrima, a série Teardrop tem tudo para ser um grande sucesso. 



6 comentários

Write comentários
13 de junho de 2014 às 04:15 delete

Olá Henrique tudo bem, apesar de ter esse livro anotado para comprar e ler ainda não tive grandes motivos para faze-lo, sou fã da série Fallen mas esse livro tem uma história bem diferente, que pela sua resenha podemos ter uma ideia melhor!
bjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
13 de junho de 2014 às 12:05 delete

Oi, Henrique!
Ja ouvi falar muito desse livro mas ate o momento não tinha me interessado nem por ler a premissa dele, acredita? Pois é '-'
Acredito que foi porque sempre tive certo receio em ler algo da Lauren Kate devido as intensas criticas negativas sobre Fallen!
Enfim..
Agora estou me perguntando por qual motivo eu não li esse livro antes ou o comprei! Cara, adorei a premissa e esse mistério em relação a lágrima de Eureka me deixou muito instigado.
Esse é um dos gêneros que eu mais gosto de ler e entrou para a minha lista de desejados!

Adorei sua resenha :)

Abraços
- Adriano
GeraçãoLeitura.com - http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

Reply
avatar
Amanda T.
AUTHOR
16 de junho de 2014 às 09:58 delete

Oi lindo!

Eu me decepcionei muito com a autora em Fallen, uma série que começou tão bem e tinha tudo pra ser minha favorita, mas foi se perdendo no decorrer dos lançamentos. Então fico meio com pé atrás de começar outra série da autora, por mais que seja uma mitologia totalmente diferente e, pelos comentários que li, super interessante.

Beijinhos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

Reply
avatar
19 de junho de 2014 às 15:35 delete

Oi Rick!
O povo não falou muito bem dessa autora, então fiquei "meio assim" de ler esse.
A capa é mais do que linda e lembro-me de você estar doido por esse livro!

Beijinhos
Sou eu... Pri!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
29 de junho de 2014 às 15:23 delete

Eu morro por esse livro <33333
Sou apaixonada por fallen, e pela escrita da Lauren. Eu nem sabia que ela tinha publicado outro livro, que vergonha, hhahahaha
espero que seja tão bom qunto fallen!!

Um beijo,
Livrologias.blogspot.com

Reply
avatar
30 de junho de 2014 às 07:21 delete

Ainda nao li a Série Fallen, consegui todos os livros há pouco tempo aqui e to doido pra começar a ler a série, esse Lágrima eu ja tenho aqui tbm, mas vou ver se leio a séire Fallen primeiro, essa capa é bem legal :D

Reply
avatar

Obrigado por comentar!