Steampunk... O que é?

10:59 9 Comments A+ a-


Recentemente, tenho recebido várias perguntas sobre o que é Steampunk, em parte porque faz parte do Desafio Literário 2014. Então, baseado nisso, decidi fazer essa postagem tentando explicar um pouco sobre esse termo ainda não tão conhecido. 

De acordo com a Wikipedia, Steampunk é um subgênero da ficção científica que ganhou fama no final dos anos 1980 e no começo dos anos 1990. 



Pelo meu entendimento, esse termo é usado para definir uma obra (literária, visual, cinematográfica, etc) ambientada numa época bem atrás da nossa e que conta com conhecimento científico e tecnológico avançados para seu tempo. Por exemplo, se na época vitoriana são usados computadores de madeira, aviões e até mesmo máquinas de guerra movidas a vapor... isso pode ser considerado steampunk. De maneira simples, o gênero steampunk conta com tecnologia avançada para uma época não tão avançada, chegando a beirar o impossível. Coisas muito comuns encontradas em obras do gênero, são os zeppelins (dirigíveis) e máquinas movidas a vapor, como robôs. 




Diferente, não é? Mas é um gênero incrível, que geralmente vem recheado de aventuras impressionantes e ficção científica abundante , para quem gosta! Eu, particularmente, adoro! 

Bom, deu para entender? Espero que sim! Sugiro que leiam um livro do gênero, para entenderem mais intimamente como funciona tudo! Caso tenham dúvidas, comentem! Vou deixar vocês com algumas dicas de livros steampunk:







9 comentários

Write comentários
Dany
AUTHOR
11 de fevereiro de 2014 às 13:33 delete

Eu li Boneshaker e amei, o único livro que tive contato até agora do gênero. Mas, como gostei muito espero poder ler mais livros no estilo Steampunk.
Beijos.

Reply
avatar
11 de fevereiro de 2014 às 13:44 delete

Ainda não li nenhum Steampunk, mas morro de vontade de ler! Quero muito ler "Leviatã", "Sociedade dos Meninos Gênios"!
Beijos,
Own mine

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
11 de fevereiro de 2014 às 14:23 delete

Nossa, que diferente!
O único que eu vi que era Steampunk, e que provavelmente eu lerei para o desafio é Alma? mas O Leviatã do Westerfield me chamou muita atenção!
Amei esse gênero, essa mistura de tecnologia com passado. Me lembrou um pouco o distópico setentista de Laranja Mecânica!
Beijão
Endless Poem

Reply
avatar
12 de fevereiro de 2014 às 07:08 delete

Eu ainda não conhecia o que era steampunk mas seu post foi bastante claro e explicativo, e a dica de livros foi muito boa, vários me chamou a atenção irei ler com certeza.

Beijos ^^

Reply
avatar
Kel Araujo
AUTHOR
13 de fevereiro de 2014 às 05:47 delete

Oiee,

Ta ai um gênero que eu não sabia definir exatamente.Mas nem imaginava que Alma era Streampunk! Acho que eu nunca li nada do gênero, mas tenho Sociedade dos Meninos Gênios!

beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Reply
avatar
18 de fevereiro de 2014 às 16:02 delete

Essa postagem ajudou muito...e como base nas suas dicas acho que agora terei a desculpa perfeita pra ler Anjo Mecânico.
Valeu pela aulinha e dicas de leitura.
Abraços
Vivi

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
19 de fevereiro de 2014 às 13:05 delete

Nao li nenhum livro com esse genero, mas eu ja conhecia. Adoro pessoas que adotem ah Ste. eles sao tao : *---*


xx

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
19 de fevereiro de 2014 às 15:55 delete

Descobri tal estilo recentemente e estou louco para ler algo do gênero. Os que me despertam mais atenção são Alma? e o novo da Saída de Emergência que esqueci o nome '.'
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com

Reply
avatar
19 de fevereiro de 2014 às 18:21 delete

Eu gosto do gênero, mas meu preferido ainda é fantasia e romance.
Não li nenhum dos citados. Conhece Incarceron?! É muito bom, é do mesmo gênero.

Beijinhos
Sou eu... Pri!

Reply
avatar

Obrigado por comentar!