Dicas de Escrita #3 - Escolhendo o Tema.

07:14 4 Comments A+ a-




Olá leitores tudo bem? Aqui é Leandro Schulai de novo com mais uma coluna com dicas literárias pra vocês. Na coluna de hoje vamos começar a “meter a mão na massa” e começar a entrar no processo criativo de um livro, mas antes de já ir pras técnicas e dicas de escrita, acho um tema fundamental para discutirmos que é a escolha do tema. Um tema é a alma do seu livro e ele que ditará seu ritmo de escrita, estudo, pesquisa e dependendo do que escolher é até indicado que não prossiga dependendo do seu status de vida atual.  Por exemplo: digamos que seu livro vá tratar sobre uma moça desastrada e que é extremamente cômica, mas você acabou de perder seus pais em um acidente de carro. Um pouco bizarro não acham? 

Tentem pensar exatamente no que querem escrever, o porquê querem e quanto conhecem do assunto. Não adianta querer escrever um livro que mostre o dia a dia de um político se você não sabe como fazer. Obviamente os escritores não conhecem minuciosamente tudo que escrevem, mas todos pesquisam muito o tema, lugar, cenário e contexto dos seus livros e muitos chegam até a fazer trabalho de campo como viagens e períodos de vivência com seus personagens algo. Então, como no meu caso, se vai falar da Grécia, mas nunca esteve lá estude, pesquise, assista filmes, veja fotos, leia livros, converse com algum grego ou quem conheça um, se intere, faça tudo o que for possível antes de se aventurar a escrever sobre. Pense que o seu personagem, se viver na Grécia, terá um dia a dia e pense em transportar um dia a dia brasileiro para um grego. Será que lá tem metrô? Como é o processo de ensino lá? Quanto eles pagam de impostos? Quais feriados eles comemoram? Um exemplo real que aconteceu comigo é que na primeira vez que estava escrevendo O Vale dos Anjos – O Torneio dos Céus, eu fiz um capítulo sobre o Natal em Atenas e depois de quase estar terminando o livro que fui descobrir que a Grécia tem como religião dominante a ortodoxa e eles comemora o Natal só em 6 de Janeiro então imaginem o quanto sofri pra arrumar. Não queiram passar por isso!

Depois de pensar no tema e se conhece suficientemente bem do assunto que vai escrever pense na seguinte questão: o que torna seu livro especial? Vamos dizer que você queira escrever sobre vampiros, mas já existem pelo menos 200 histórias diferentes dos mais variados pontos de vistas, tempo, local e circunstância então com tanta história porque alguém compraria a sua? Qual o diferencial dela? Vejam que todos os livros Best Sellers são diferenciais em alguma coisa. Saia do óbvio! Todo livro tem que ter algo que faça a pena ser escrito e se o seu não tiver desista.

A dica final é sobre o seu objetivo com a escrita. O que quer escrevendo esse livro? Publicar e virar o novo George Martin ou quer apenas compartilhar suas ideias com amigos? Veja que essa é uma questão crucial para todo o seu futuro literário. Se você quer publicar sua história então terá de ser extremamente autocrítico, minucioso, detalhista e pensar na seguinte questão: você estará escrevendo para seu leitor e não para você e por isso terá de se privar de qualquer ego e agir de acordo com o que teu leitor espera de você agora se você quer apenas praticar, escrever sem compromisso ou compartilhar seus pensamentos com amigos o caminho é mais leve, mas cuidado porque nunca se sabe como estará sua cabeça no futuro, por isso, mesmo sem a pressão da qualidade também não é recomendável que se escreva de qualquer jeito por isso um pouco de conhecimento e algumas dicas, como essas, são sempre bem vindas.

Dica anotada? Espero que tenham gostado!
Qualquer dúvida só me adicionarem no Facebook como Leandro Schulai ou no Twitter como @schulai.

Valeu!

- Leandro Schulai

4 comentários

Write comentários
29 de agosto de 2013 às 08:14 delete

Oba! Mais uma dica, estou amanda a nova coluna, ainda não criei coragem para escrever nada mas um dia chego lá.

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
29 de agosto de 2013 às 16:40 delete

Adoro suas dicas, tenho todas mentalizadas para por em prática Posso dar uma dica de tema? Não? Ok, vou falar mesmo assim (rsrsrrs): Processo de criação de cenário e personagens.
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br

Reply
avatar
schulai
AUTHOR
29 de agosto de 2013 às 20:55 delete

Anotada a dica Victor! A usarei em breve, obrigado!

Reply
avatar
4 de setembro de 2013 às 13:07 delete

Adoro essa coluna, sempre aprendendo coisas novas sobre a escrita! HAUSHA (:
Nunca tinha pensado nisso, mas é realmente importante fazer uma grande pesquisa antes de começar um trabalho, até mesmo na minha área, que também é criação (mas bem longe da escrita)!
Gostei muito das dicas!

Beijos :*
Claris - Plasticodelic

Reply
avatar

Obrigado por comentar!