[RESENHA] Destino

15:20 13 Comments A+ a-


DESTINO
Autora: Ally Condie
ISBN: 9788560280810 
Editora: Suma de Letras
Matched #1

SKOOB | Compre na AMAZON
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

O que você faria se, onde vivesse, tudo fosse controlado? O que você come, bebe, veste; o que você faz para se divertir, com quem você se casa e até mesmo o dia da sua morte? Em Destino, o futuro é absolutamente controlado pela Sociedade.

Cassia, assim como o resto das pessoas, é uma cética. Para ela, viver numa prisão disfarçada vale a pena quando se pode ter uma vida saudável e feliz. Prestes a completar 17 anos, a jovem não vê a hora de estar em seu Banquete do Par, um evento organizado pela Sociedade onde é definido com quem cada um vai passar o resto de suas vidas. A curiosidade e a imaginação de Cassia para saber quem será seu marido não tem limites.
Agora que descobri como voar, que direção devo seguir noite adentro? Minhas asas não são brancas nem emplumadas. São verdes, feitas de seda verde que estremece ao vento e se dobra quando me mexo - primeiro num círculo, depois numa linha, finalmente numa forma que eu mesma inventei. A escuridão atrás de mim não me preocupa, nem as estrelas à frente.
Para ela, o bom mesmo seria que seu escolhido fosse Xander, seu melhor amigo desde sempre; isso tornaria tudo mais fácil! E é exatamente o que acontece: quando a grande tela que mostra os pares - que podem estar do outro lado do país - acende, é o rosto de Xander que aparece. 

Mas como nem tudo são flores, algo dá errado. No Banquete do Par, todos os candidatos recebem um cartão com informações sobre seu par e dicas de namoro, que devem ser usados nos terminais em suas casas. Porém, quando Cassia chega em casa e coloca o cartão na máquina, a tela escurece por um instante e um novo rosto surge: Ky.

Misterioso, Ky sempre esteve à volta de Cassia. Desde pequenos os dois se conhecem, mas nunca foram amigos. Por que ele estaria no cartão do par de Cassia, sendo que Xander era seu par? Seria uma piada da Sociedade, ou um erro? 

De qualquer forma, isso leva Cassia a conhecer mais profundamente Ky e descobrir segredos da Sociedade que ela sequer imaginava existir, fazendo com que ela veja com novos olhos o mundo no qual ela vive. Daí, Cassia tem sua vida dividida entre descobrir o que é o certo, Ky ou Xander, e lidar com a morte do seu avô e a mensagem que ele lhe entregou em forma de poesia num papel velho.
Não entre docemente naquela boa noite.
Destino é o primeiro volume da trilogia Matched (Destino, Travessia e Conquista), escrita por Ally Condie. Narrado em primeira pessoa, sob a visão de Cassia, o livro fala sobre um futuro distópico perfeitamente possível de acontecer. Desde o momento em que soube que a Suma lançaria o livro no Brasil, eu já estava louco para lê-lo. Além da capa, que me encanta de mais, a trama do livro me chama bastante a atenção.

Na minha opinião, Ally Condie tem uma escrita envolvente e isso foi um dos fatores que me fizeram adorar o livro; a autora conseguiu me prender na história e a leitura acabou sendo rápida e fluída. A trama criada pela autora se torna algo fácil de se acreditar por não abusar do futuro; as pessoas vivem pacificamente, uma vida aparentemente perfeita, governados pela Sociedade, que após estudos e pesquisas encontrou a forma "correta" de governar. A distopia não apela para o futurismo exagerado, como mutação genética e várias outras coisas mais fantasiosas; Destino é uma distopia que se aproxima mais da realidade atual. 

Algumas pessoas não gostam do livro por ter certos momentos em que a narrativa enrola um pouco para prosseguir, mas isso não me incomodou de forma alguma. Já outros não gostam da indecisão de Cassia, que está sempre dividida entre Xander e Ky e entre o certo e o errado; ao mesmo tempo em que ela quer se libertar, ela ainda quer seguir as regras e isso tudo a deixa muito confusa sobre como prosseguir.

Destino me encantou completamente. Com uma história incrível, bons personagens e uma trama governamental muito boa, o livro me conquistou e está entre meus queridinhos! As capas da trilogia são incríveis, que refletem bem o conteúdo do livro, e o trabalho físico que a Suma fez nos livros ficou muito bom. Não vejo a hora de ler Travessia :)


13 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
3 de março de 2012 às 11:25 delete

Esse livro e muito chato!

Reply
avatar
Melissa Leal.
AUTHOR
3 de abril de 2012 às 12:42 delete

Muiito lindaa a históriaa!

Reply
avatar
Melissa Leal.
AUTHOR
3 de abril de 2012 às 12:45 delete

Ky,é um fofo!Adoreei o enredo!

Reply
avatar
Melissa Leal.
AUTHOR
3 de abril de 2012 às 12:45 delete

Estou ansiosa pelo segundo volume!

Reply
avatar
Melissa Leal.
AUTHOR
3 de abril de 2012 às 12:46 delete

A autora conseguiu me prender de verdade co, esse casal!Ky e Cassia!

Reply
avatar
24 de fevereiro de 2013 às 13:33 delete

Nunca li, mas parece interessante. Gosto desse tipo de Distopia.
Fiquei realmente curioso e, você sabe que estou proibido de comprar livros, isso é uma maldade. Espero lê-lo um dia. Parabéns pela resenha.

E como há braços, abraços.
Caleb Henrique - Viajante Literário

Reply
avatar
Junior Barcelona
AUTHOR
24 de fevereiro de 2013 às 13:57 delete

Eu adoro Destino! Já li Travessia e é ótimo também! Amei a resenha! xD

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
24 de fevereiro de 2013 às 13:59 delete

Eu nunca li nada dela, talvez um dia!
Posso dizer que o livro parece interessante.
Beijos.

Reply
avatar
Lucas di Souza
AUTHOR
24 de fevereiro de 2013 às 14:02 delete

muuito perfeito esse livro! alguém me dá A Travessia? ou pelo menos empresta . . hehe

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
24 de agosto de 2013 às 13:16 delete

Estou algum tempo tentando ler este livro mas sempre surge uma promoção diferente e ele deixa de ser prioridade rsrsr As capas das sérias são lindas, ela presa, ela saindo, ela fora, demais!
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
2 de dezembro de 2014 às 13:30 delete

Ao contrario do que muitos acham, achei o começo do livro muito melhor do que o resto que é entediante, cansativo e não consegue te prender no enredo, sinceramente não gostei

Reply
avatar

Obrigado por comentar!