Resenha: Paralelos

12:41 6 Comments A+ a-





Livro: Paralelos
Autor: Leonardo Alkmim
ISBN: 978-885-82301-08-2
Editora: Geração

Em um terrível acidente rodoviário, Alexandre morre, mas seu irmão gêmeo Vítor, surpreendentemente, sobrevive. No entanto, ao despertar numa dimensão paralela, autossuficiente e resguardada por instâncias elementares, como o Horizonte de Energia, o Conselho, Deus e os anjos, Alexandre descobre que deveria ter sido salvo e Vítor morrido, equívoco que coloca em risco rodo o funcionamento do cosmos. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos precisarão lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Uma aventura fantástica, surpreendente e rica em seus detalhes mais sutis, que arrebata o leitor com todas as suas surpresas e revelações a cada capítulo, além de conquistá-lo com seus personagens ora cativantes, ora assustadores, porém sempre muito interessantes e bem construídos.

Venho demorado de fazer essa resenha por nenhum outro motivo além desse: não sei o que falar. Não posso dizer que adorei Paralelos, mas também não posso dizer que o odiei. Ele é o primeiro livro da Geração que leio e, devo dizer, adorei o trabalho físico que eles fizeram com o livro! A capa, do André Siqueira, também não deixou a desejar e foi ela que me despertou interesse pelo mesmo.

Bom, a trama começa quando os gêmeos Alexandre e Vítor, durante uma viagem escolar, se desentendem por causa de uma garota. Durante a volta para casa, quando Alexandre tenta se reconciliar com Vítor, o ônibus onde eles estão capota e o acidente mata todos, exceto Vítor. Alexandre, o protagonista que mais aparece na história, desperta em uma dimensão diferente. Lá, ele descobre que há algo além da morte e que era ele quem deveria estar vivo, não Vítor - um erro que pode causar uma quebra no sistema do universo.

O livro fala também sobre os Paralelos - Quenom, em particular -, seres semelhantes a "anjos da guarda" que protegem os seres humanos e sobre outras pessoas - como Gílson, um amigo da família dos gêmeos e Ana Beatriz, uma repórter - envolvidas na história, fazendo com que a narrativa mude sempre de foco. 

Como eu disse, não posso concluir se gostei ou não. De um lado, há a trama muito bem construída e a fuga da realidade; de outro, há elementos narrativos que não me agradaram e o uso de termos físico/químicos que escapam do meu entendimento. Temos um impasse, então? Fica a critério de vocês lerem e criarem suas próprias conclusões!


       







6 comentários

Write comentários
Amanda T.
AUTHOR
4 de janeiro de 2014 às 17:16 delete

Ainda não decidi se lerei esse livro ou não... Me interessei pela capa, assim como você, e fiquei intrigada pela premissa. Não consegui visualizar bem como seria a história, e isso me deixou curiosa. Mas por outro lado, as resenhas que li não me empolgaram muito...

Beijos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
15 de janeiro de 2014 às 14:27 delete

Amei a capa, eu tenho o livro e abandonei... não consegui levar para a frente
assim que der vou tentar ler novamente, quem sabe

Beijos, Thaynara
http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
16 de janeiro de 2014 às 10:35 delete

Também adorei a capa, foi um dos motivos que me fez adquirir parceria com o autor e tbm tem o personagem quase xará. mt boa a resenha, como sempre simples e objetiva e breve lerei Paralelos!
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
30 de janeiro de 2014 às 09:46 delete

Essa capa é ótima mesmo, despertou muito meu interesse pelo livro. Comigo aconteceu o mesmo, não odiava o livro mas não conseguia amar o mesmo. Não podemos dizer que não é uma obra complexa, mas mesmo assim parece que falta algo.

Reply
avatar
31 de janeiro de 2014 às 08:39 delete

O fato de falar de outra vida depois da morte, me agrada muito, mesmo não sendo um livro espirita, como nesse caso.
Vou procurar saber mais sobre o livro, pois ele me interessou, quem sabe acabo comprando.
Abraços
Vivi

Reply
avatar
Karolyne K.
AUTHOR
31 de janeiro de 2014 às 17:27 delete

Bom, eu estava bem ansiosa para fazer a leitura dessa obra.
Mas vi que tem uma linguagem bem científica, filosófica, e não estou no clima para isso agora. Mas quem sabe mais para frente =)

Reply
avatar

Obrigado por comentar!