Resenha do Leitor #1: O Beijo das Sombras

13:53 7 Comments A+ a-






Livro: O Beijo das Sombras
Autor: Richelle Mead
ISBN: 978-85-2092-337-5
Editora: Agir

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Oi! Meu nome é Caio Gonçalves e eu tenho 15 anos. Eu gosto de desenhar, escrevo algumas histórias e amo ler. O primeiro livro que li e que deu o impulso inicial nessa minha paixão foi “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”; sei que vai parecer estranho por não ter sido o primeiro, mas foi esse, pois não tinha os anteriores quando peguei emprestado (hahaha). Então sim, eu sou potterhead! Além disso, eu sou selenator (fã da Selena Gomez). Eu leio por diversão e gosto de romance sobrenatural e ficção científica. Minhas escritoras favoritas são J.K. Rowling, P.C. Cast e Meg Cabot. 

A minha escolha foi o livro “Beijo das Sombras”, da escritora Richelle Mead. Vou falar um pouco sobre o livro físico antes. O tamanho dele é padrão, tem 319 páginas e a diagramação é boa, não atrapalha os olhos e não os cansa. Sem falar da capa, que é muito linda!

O livro é narrado por Rose, um dampira (filha de humano com vampiro) e a história gira em torno dela e de sua amiga da realeza, Lissa, durante esse primeiro livro. E os dampiros são destinados a cuidar e proteger os vampiros da realeza (Moroi), mesmo não sendo obrigatório levando em conta que as duas estão no Instituto St. Vladimir, uma academia que prepara os dampiros para serem os seguranças enquanto ensina os Moroi sobre história, arte e demais importâncias no mundo dos Moroi. Tudo ia bem, até Rose sentir um mal se aproximando e tirar Lissa da escola, expondo-a a vários Strigoi, que são vampiros que se corromperam e, portanto precisam do sangue de Moroi para viver. 

Mas, depois de dois anos, os guardiões da escola acham elas sãs e salvas e agora elas estão voltando para a academia, onde serão julgadas pelo mundo da classe social da realeza, que não deixa nada passar; isso mesmo, eu estou falando dos alunos que se comportam sobre uma rígida cadeia social.

E para provar que ela soube cuidar bem de Lissa, Rose, que antes era conhecida como brigona e festeira, agora está andando na linha e tomando aulas de luta com o sedutor guerreiro chamado Dimitri, por quem ela sente uma enorme atração. Mas nada vai tão bem assim, quando há boatos de Rose e Lissa serem namoradas, além de animais mortos aparecerem em todo lugar e tudo apontar para Christian, um Moroi excluído por ter problemas familiares, a surpresa sobre quem está por trás disso tudo pode ser chocante.

Nos primeiros capítulos, o livro te puxa de uma maneira tão envolvente que você não vê a hora de acabar logo. Só que eu demorei um tempo a mais pra ler, é, fiquei quase uma semana sem ler, mas por um motivo. Eu estava tendo sonhos com o livro, eu sonhava que eu era um dampiro e tinha que matar os Strigoi e isso foi me impedindo de dormir bem. Sim, o livro é tão intenso que você corre o risco de sonhar com ele. Mas quando eu terminei de lê-lo, me deu um vazio no coração tão grande que deu vontade de pegar a continuação para ler.

Devo um elogio em especial aos personagens, todos bem estruturados e que se desenvolvem de uma maneira tão suave pelo livro que você tem vontade de morar na St. Vladimir para conviver com eles e saber suas histórias. Esse foi um livro que realmente tirou meu fôlego e eu mal posso esperar para ler a continuação!



  

- Caio Gonçalves

7 comentários

Write comentários
19 de agosto de 2013 às 14:09 delete

Me surpreendi quando vc falou que sonhou que era um dampiro kkkkkk boa resenha e seja bem-vindo ^^

Reply
avatar
19 de agosto de 2013 às 16:51 delete

Uma porção de gente fala bem dessa série, tanto que, de tanto indicarem, baixei-a inteira no Kobo, mas honestamente não sei quando poderei lê-la (muitos livros, pouco tempo). De qualquer forma, a estória parece ser interessante ou ao menos diferente da maioria, o que é muito bom. Um outro ponto que eu preciso citar é: estou tão acostumado ao termo Damphyrs que não consegui aderir a ideia de um livro inteiro os citando como "Dampiros" (haha). Enfim, seja bem-vindo, Caio. Boa resenha.
Ah! E quanto a J.K. Rowling: Bom gosto o seu (potterhead detected)!

Assim me despeço, com a promessa de voltar.
E como há braços, abraços.
Caleb Henrique - Viajante Literário

Reply
avatar
19 de agosto de 2013 às 19:44 delete

Toda vez que algum fala que ler e gosta do Harry eu me sinto um ET, por que nunca li e nem tive vontade de ler e outra nunca assisti nenhum dos filmes inteiro.Ah antes que alguém me bata quero deixar bem claro que não tenho nada contra ao Harry só não tenho vontade de ler .Vamos ao livro, a meu não tem essa capa tem uma porta ou janela (seja la o que for aquilo)fique P da vida quando ele chegou. Adoro VA li um atras do outro, mais não cheguei a sonhar não(pelo menos não lembro de ter sonhado, faz tempo que li).
Bem Vindo Caio!

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
22 de agosto de 2013 às 07:02 delete

"eu sonhava que eu era um dampiro e tinha que matar os Strigoi" parece que vc realmente se envolveu com a estória. Parabéns, você começou muito bem e eu adorei sua resenha!!
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br

Reply
avatar
22 de agosto de 2013 às 18:33 delete

Olá! Também sou potterhead! *-* Sempre bom conhecer novos fãs! Também gosto muito da Selena, só não sigo muito a vida dela, sou mais fã da Demi! :)
Não conhecia o livro, gostei muito da sua resenha, muito completa! Meu apelido aos mais íntimos da família é Lissa, que lindo! HAHAHA (apesar de não gostar muito, porque é apelido de quando eu era pequena, mas muita gente ainda me chama assim...). Enfim, parece ser uma ótima história, gostei, vou procurar o livro!

Beijos :*
Claris - Plasticodelic

Reply
avatar
Amanda T.
AUTHOR
23 de agosto de 2013 às 07:55 delete

Heeey querido!

Tô super animada para ler essa serie, ainda mais com o filme chegando! Tenho os 3 primeiros exemplares, e assim que terminar Partials vou partir pra leitura! Haha tenho certeza que amarei. E bem vindo! =D

Beijooos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
23 de agosto de 2013 às 18:25 delete

Ahhhhhh Mais um para lista!
Gente não conhecia a serie, adoro esse tipo de trama! é tãao fascinante!
bjjjjjjjjjjjjjs

Reply
avatar

Obrigado por comentar!