Dicas de Escrita #1 - Conciliando a vida pessoal e a literária .

15:58 9 Comments A+ a-




Olá leitores, tudo bem?

Sou Leandro Schulai, autor da série O Vale dos Anjos, organizador das antologias Corações Entrelaçados e da futura Amores Impossíveis. Para quem não me conhece pelos livros, também fui membro da Revista Fantástica, da República dos Escritores e possuo um canal no youtube conhecido como Na Mira dos Livros. A partir de agora tentarei lhes trazer dicas que envolvam o universo da escrita desde técnicas para escrever um livro até como se portar em uma negociação com editoras.

Nessa primeira coluna abordarei um tema bem interessante e que deve ser o primeiro item a ser considerado na vida de um escritor: O Tempo. Acredito que vocês devem saber, mas quase todos os escritores brasileiros não vivem da escrita por isso, além da paixão pelos livros, nós temos muitas vezes atividades complementares e que, bem ou mal, são as atividades que trazem o sustento para nossas vidas. Com isso, todo o horário comercial é tomado deixando de sobra apenas à noite e os finais de semana e ai começam os problemas. Viagens, cursos, compromissos familiares, passeio com a namorada e quando se cria consciência para escrever a semana acabou.

Infelizmente esse retrato é muito comum entre os escritores. Mesmo aqueles que vivem da escrita também possuem dificuldade, pois quem vive da escrita é porque possui um número de vendas elevado e isso requer palestras, feiras, viagens, entrevistas e acreditem o tema é ainda mais escasso. Com esse cenário fica a pergunta: como conciliar a vida pessoal com a literária? Essa é uma pergunta que muitos já devem ter feito a si mesmos e acredito que antes mesmo de pensar em escrever um livro, o escritor precisa ter em mente um plano organizacional de tempo, pois não adianta ter uma excelente idéia se você não consegue nem começar a desenvolvê-la.

O primeiro passo a ser dado é: quanto do meu tempo eu consigo dispor para escrever? Quais são minhas atividades e quais são suas periodicidades? É fundamental que você organize sua agenda, pois apenas depois dessa separação é que você conseguirá distribuir seus horários. Com essa separação feita é hora de separar o tempo para escrever. Um erro comum dos escritores é prometer a si mesmo que escreverá 30 horas por semana, mas no fim não conseguem nem três. Escritores experientes já separam horários diários na sua agenda e distribuem o tempo entre 80% de planejamento e 20% de execução. Para se escrever é necessária inspiração e principalmente consciência do que será colocado no papel, senão será apenas um juntado de informações sem nenhum sentido. 

Com isso em mente coloque uma meta. Que seja uma página por dia, o que é uma ótima meta. Veja que os livros têm em média 300, 400 páginas o que faria seu livro ficar pronto em um ano em média, nada mal um livro por ano não acham? Com esse espaço de tempo reservado o escritor pode utilizar-se de horários mistos. São zonas de horário que podem ser utilizado para escrita quando o período for de exigência de produção de texto, de divulgação do livro para quando ele ficar pronto e até para descanso quando a semana estiver puxada. Lembre-se que todo escritor tem vida pessoal e não adianta trabalhar e depois se refugiar para escrever, pois senão ele será um escritor frustrado. Há tempo para tudo desde que seja bem organizado. Ver a família, trabalhar, estudar, escrever e ver os amigos. Tudo isso é possível acreditem.

Outra dica fundamental é a qualidade de uso do seu tempo. Se você é aquela pessoa que fica jogando Candy Crush no trem então você precisa mudar seus hábitos. Se nesse tempo que está no trem você poderia aproveitar para ler um livro com técnicas de escrita, planejar seu livro, estudar, ou até mesmo assistir uma série ou alguma outra atividade que faria em casa. Se em um intervalo de tempo, você conseguir efetuar mais de uma atividade então você terá tempo de sobra e com isso conseguirá absorver mais atividades. Mas tome cuidado! Não adianta fazer um milhão de coisas e todas mal feitas. É preciso qualidade e dedicação, por isso só se aventure a essa dica se estiver preparado, confiante e disposto a encarar esse desafio.

A última dica é o cuidado na hora de escrever. Hoje, 99,99% dos escritores criam suas obras em computadores e uma boa parte utiliza-se da escrita ao mesmo tempo em que está conectado à internet. O que eu sugiro é que ou você escreva em um horário em que quase nenhum amigo seu esteja online ou que você desligue a internet na hora da escrita. Eu já passei muitas e muitas vezes por situações complicadas de ter que interromper minha escrita para falar com amigo no facebook e fora muitas vezes. Hoje escrevo nas madrugadas, ou com a internet desligada. Simples assim.

O tempo pode ser seu maior aliado, mas também seu maior vilão. É uma ferramenta maravilhosa, única e com capacidade limitada. Cabe a vocês descobrirem como utilizá-lo. Lembrem-se: O tempo não para!

- Leandro Schulai

9 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
14 de agosto de 2013 às 16:19 delete

Legal,gostei das dicas.

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
14 de agosto de 2013 às 18:08 delete

Nossa, simplesmente adorei! Eu estou pensando em começar um, mas nunca tenho tempo e nunca vem uma ideia boa :/ Mas vou tentar me organizar a partir de agora!!
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br

Reply
avatar
15 de agosto de 2013 às 16:05 delete

Adorei a ideia da coluna. Bem que eu gostaria de escreve porem o meu problema nem é tempo (pelo menos ate o fim do ano não tenho nada para fazer, dia todo praticamente livre) o que falta é uma boa ideia, e sinceramente não acredito que escreva muito bem. A é um outro problema é que sou extremamente desorganizada, terrível em seguir horários.

Reply
avatar
15 de agosto de 2013 às 16:54 delete

Gostei muito do post, ótimas dicas, sou péssima para conciliar meu tempo com faculdade ou com qualquer outra coisa, sempre acabo virando a noite para entregar algo já que enrolei quando tive tempo... quanto a escrita, não sou muito boa com palavras, mas bem sabe um dia a inspiração vem né?

Adorei o blog, estou te seguindo. Beijos :*
Claris - Plasticodelic

Reply
avatar
16 de agosto de 2013 às 06:19 delete

Adorei! =D
Cara, eu adoro jogar Candy Crush kkkk Dei uma parada nesses tempos porque comecei a perceber que realmente ocupa mais tempo do que eu estou disposta a utilizar apenas jogando, por isso, agora, o trem pode estar cheio do jeito que for, que lá estarei eu com um livro aberto e vendo as pessoas me xingarem em pensamento porque não consigo me apoiar direito e começo a empurrar, mesmo que de leve, as pessoas ao meu redor... hasuhaush Fazer o que, vida de leitora voraz não é nem de longe fácil. rs
Suas dicas foram bastante úteis e gostei da ideia e uma página por dia, um livro por ano, me motivou a voltar a escrever.

Rick, tem um selo pra o seu blog lá no meu, passa lá e pega?

http://www.darealidadeaosonhos.com/2013/08/selo-versatile-blogger-e-book-forever.html#.Ug4kc9KUS_g

Beijos!

Reply
avatar
Nardonio
AUTHOR
16 de agosto de 2013 às 15:38 delete

Essas dicas realmente são importantíssimas, e não apenas para autores, mas para todas as pessoas em geral, independente da profissão. Também acredito que a Internet tornou-se uma tentação difícil de ser superada. Rsrsrs
Gostei bastante dessa nova coluna. Aguardando os próximos posts.

@_Dom_Dom

Reply
avatar
Caue1507
AUTHOR
17 de agosto de 2013 às 11:24 delete

gostei bastante das dicas, o legal foi ver q eu consigo seguir elas naturalmente, meu problema msmo é a preguiça de escrever =/ he

--
hangover at 16

Reply
avatar
Amanda T.
AUTHOR
17 de agosto de 2013 às 17:35 delete

Show, adorei as dicas! Eu só escrevo textos curtos, mas várias dessas dicas eu posso usar pra distribuir bem o tempo entre minha vida e meu blog. Muito úteis! =D

Um beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
23 de agosto de 2013 às 18:27 delete

Ual depois de ler dá até vontade de escrever hahaha
obgd pelas dicas!
bj

Reply
avatar

Obrigado por comentar!