[RESENHA] Uma História de Amor e TOC

02:30 0 Comments A+ a-


UMA HISTÓRIA DE AMOR E TOC
Autora: Corey Ann Haydu
ISBN: 9788501100580
Editora: Galera

- cedido pela editora -

SKOOB | Compre na FNAC
Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de... garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor... e TOC.
Bea não consegue aceitar o fato de sua  terapeuta tê-la diagnosticado com TOC (transtorno obsessivo-compulsivo); para ela, isso parece mais como rotular suas poucas manias, como ser super cuidadosa ao dirigir e ser muito observadora, além de gostar de anotar tudo e ser uma completa stalker!

Desde um relacionamento ruim passado, Bea adotou esse comportamento; às vezes, ela vê um estranho na rua e bam!, de repente ele é importante para ela e ela precisa descobrir tudo sobre ele e saber que nada lhe aconteceu. É algo bem cansativo.

Então, durante um blackout numa festa, Bea conhece Beck, que estava tendo um ataque de pânico e, em meio a tudo a aquilo, Bea o beija e ele foge. Bea estava quase certa de que não daria a sorte de encontrá-lo novamente, mas o encontra em sua primeira terapia em grupo e descobre que ele também tem TOC; lava as mãos várias vezes, malha muitas vezes ao dia e gosta de fazer tudo em grupos de oito.

Mesmo sabendo que está se apaixonando por Beck, Bea não consegue esquecer Austin, um paciente da sua terapeuta que ela stalkeia. É muito importante para ela anotar tudo o que ela sabe sobre ele e sua esposa, Sylvia, e ir quase todos dias à frente do seu prédio ver se ele está bem

Mas, com o passar do tempo, Bea percebe que Beck está melhorando, enquanto ela está piorando, mesmo não querendo admitir. Suas ansiedades ficam cada vez mais sufocantes e fora de controle e ela começa a perceber que precisará mudar para poder estar ao lado de Beck. 
Sempre achei que meu par ideal seria alguém tão ferrado quanto eu. E as mãos de Beck, feridas por incontáveis lavagens, confirmam minha teoria: compulsão.
Gente, Uma História de Amor e TOC é um livro incrível! Eu meio que me identifiquei com o livro, pois me auto-diagnostiquei com TOC (bem leve rs), já que eu tenho compulsão em conferir se fechei algo muitas vezes e tenho problemas com coisas não simétricas e por aí vai, então essa leitura foi muito prazerosa. Além de mostrar como é o lado de alguém que sofre com esse transtorno, é um livro bastante divertido.

Achei muito interessante a forma como a autora tratou sobre o TOC. A forma como Bea adquiriu esse transtorno, que piorou com o tempo, foi algo bem simples e a autora quis mostrar que isso pode acontecer com qualquer um. O jeito com que ela descrevia as ações de Bea e Beck eram bastante reais e convincentes, e dá pra ver o quão angustiante é. Talvez  autora esteja querendo chamar atenção para o fato de que quaquer um ao nosso redor pode ter ou vir a ter TOC e muitas vezes nem percebemos e, se percebemos, discriminamos aquilo ou tratamos como se não fosse nada importante. Infelizmente, essa é a realidade. 

Os personagens, Bea e Beck (nomes engraçados, não?), são bem diferentes. Gostei da Bea; dá para ver o quanto ela quer ser normal, o quanto ela tenta ser forte e o quão complicado é, para ela, lidar com aquilo tudo. Já o Beck é um cara simpático, mas achei ele meio sem sal; não vi nada de muito interessante nele, apesar da sua notável melhora no decorrer da trama. Os personagens secundários são legaizinhos, apesar de eu ter me decepcionado muito com um no final do livro ;/

Preciso comentar também: me diverti demais lendo esse livro. Algumas cenas me fizeram rir muito, principalmente quando eu sabia que algo semelhante havia acontecido comigo. Tipo: Meu Deus, eu fiz aquilo certo? Eu acho que fiz, mas não custa nada conferir se está tudo certo! E esses pensamentos vem do nada, lhe pegam de surpresa e eu me divertia muito vendo essas loucurazinhas pelos olhos da Bea. 
Podemos ser loucos, mas existe uma lógica por trás até mesmo das coisas mais loucas que fazemos.
A narrativa da autora é muito ágil e fluída, a trama é divertida e interessante, mas apesar disso o livro não entrou para meus favoritos. É um livro incrível, sim, não vou negar, mas acho que eu tinha expectativas maiores. De qualquer forma, eu super recomendo a leitura para quem quer um romance divertido e gostoso de ler. 

A capa do livro é simples e linda, assim como a diagramação. Notei, creio, alguns errinhos de revisão, mas nada que interfira na leitura do texto. 

Preciso agradecer à Galera pelo kit incrível que me mandaram do livro! Eu adorei :3





Obrigado por comentar!