[RESENHA] Brutal

05:30 0 Comments A+ a-


BRUTAL
Autor: Luke Delaney
ISBN: 9788568432129
Editora: Fábrica231 (selo da Rocco)
D.I. Sean Corrigan #1

SKOOB | Compre na SUBMARINO
O que levaria alguém a golpear outra pessoa na cabeça e, na sequência, esfaqueá-la 77 vezes? O garoto de programa Daniel Graydon jamais imaginaria que encontraria tamanha perversão nos clientes com quem saía. Mas viu seu fim se aproximar ao ir contra sua regra de ouro: nunca levar os homens para casa. Seu parceiro sexual e algoz, porém, tinha algo de sedutor e era difícil recusar a proposta de uma noite regada a sexo, e muito bem paga. Daniel tornara-se apenas uma das vítimas de um personagem sombrio, cuja pulsão pela morte o levava a matar com regularidade e método. Cada morte representando um passo adiante no aperfeiçoamento da macabra arte de tirar vidas: cruel, dolorosa, limpa e sem pistas. Um desafio para a polícia de Londres e sua divisão de Crimes Graves do Grupo Sul, liderada pelo atormentado detetive-investigador Sean Corrigan. Brutal é o primeiro thriller policial de Luke Delaney, que serviu por muitos anos na polícia londrina investigando crimes diversos, dos cometidos por assassinos em série aos resultados de conflitos entre gangues e máfias. Nos livros de Delaney, Sean Corrigan é o herói que encarna a missão de desvendar mortes e descobrir quem os cometeu, e fazê-los pagar. O violento passado do detetive fez com que ele desenvolvesse a incrível habilidade de reconhecer o mal onde quer que ele esteja. Ele sabe que precisa ser rápido o bastante para evitar que o assassino faça sua próxima vítima.
Engana-se aquele que diz ou pensa que o maior triunfo de um livro é sua capa. Já perdi dias e dias debruçado sobre obras cujas capas eram sugestivas, coloridas ou sabe Deus o que mais e seus conteúdos, passagens secretas do nada para lugar algum. Com Brutal, de Luke Delaney, foi bem diferente. A capa, a meu ver, pouco atraente, convida um leitor muitas vezes desavisado ou desconfiado (o meu caso) a conhecer a história de um crime terrível, investigado pelo detetive Sean Corrigan, um policial assombrado por seus próprios fantasmas, bastante eficaz na prisão de serial killers. 

À princípio, a trama me pareceu transcorrer de forma exageradamente lenta e previsível. Mas isso só dura até meados da página 30, quando começamos a prender o fôlego em meio às inúmeras novidades e momentos de tensão. O cenário para a história é o mais perfeito possível para histórias de psicopatas: a obscura e misteriosa Londres. E um aviso aos medrosos de plantão: este livro não é para qualquer um. As atrocidades são narradas de um jeito que fariam até mesmo Conan, o Bárbaro, arrepiar-se. 
Meu algo tinha sido escolhido. Nada podia salvá-los agora. Acontecerá exatamente como imaginei. Mas não fique triste por eles: fique triste por eu não ter escolhido você. Depois que minha mão os tocar, eles serão mais na morte do que nunca foram da vida.
Outra particularidade interessante: a obra é narrada em primeira pessoa, do ponto de vista do assassino, e em terceira pessoa, quando necessário, para mostrar as investigações do detetive Sean Corrigan. Como “rato de livraria” que sou, confesso que não me vem à mente nenhum outro livro no qual tenho sido adotada essa postura narrativa, que a meu ver, foi muito eficaz. É claro que as cenas narradas pelo psicopata são as preferidas dos leitores. Para a grande maioria de nós, entrar na mente de uma pessoa capaz de matar e de cometer as maiores atrocidades é algo novo, desconhecido e muito, muito assustador. 

www.trechosdelivros.com
Quando criança, lembro que minha professora de redação da quinta série, uma das maiores responsáveis pelo meu “caso” com os livros, sempre dizia que quando uma história fosse boa, nós a veríamos em nossas mentes, à medida que a leitura fosse avançando. É exatamente assim com a escrita de Luke Delaney, cuja carreira literária me era total desconhecida. Mestre na arte de trabalhar as palavras, os momentos e os medos da mente humana, as mais de quatrocentas páginas transcorrem tão rapidamente, que terminamos a obra com aquele gosto terrível de quero mais

Brutal é o primeiro volume da série que contará as aventuras do policial Sean Corrigan. Que venham os próximos!


Obrigado por comentar!