Retrospectiva Literária 2014

01:00 1 Comments A+ a-


Há alguns anos, o blog Pensamento Tangencial começou uma postagem coletiva de retrospectiva literária e desde então vários blogs a fazem anualmente. A Retrospectiva já está em seu quinto ano e eu decidi participar dessa vez! Funciona de uma forma bem simples: basta preencher um questionário pronto, contando sobre as suas leituras durante o ano.


A AVENTURA QUE ME TIROU O FÔLEGO: Acho que posso colocar Desafio, da C. J. Redwine, nessa categoria. Eu realmente gostei do livro; é cheio de aventura mesmo! 

O TERROR QUE ME DEIXOU SEM DORMIR: Putz, não li nada de "terror" de verdade, então vou colocar Dark House nesse quesito. Não me deixou sem dormir, mas teve uma cena que me deu uns arrepios, então é o melhor que posso colocar aqui!

O SUSPENSE MAIS ELETRIZANTE: Difícil... não sei classificar livros em suspense. Acho que toda a trilogia Slated (Reiniciados, Fragmentada e Despedaçada) mereceu um lugar especial. Li a trilogia toda esse ano :)

O ROMANCE QUE ME FEZ SUSPIRAR: Se Eu Ficar, sem dúvidas. Na categoria 'romance', foi um dos melhores que eu li durante o ano. Adorei mesmo!

A SAGA QUE ME CONQUISTOU: A SAGA DOS CORVOS <3 Não tenho palavras para descrever o quanto me apaixonei por essa série. Entrou para meus favoritos desde o momento em que li a primeira página!

O CLÁSSICO QUE ME MARCOU: Putz, não leio clássicos... isso não é nenhuma novidade. Acho que o mais próximo de um clássico que eu cheguei foi com Carrie, A Estranha, então vou deixar ele aqui rs

O LIVRO QUE ME FEZ REFLETIR: Alguns livros me fizeram refletir durante o ano, mas A Máquina de Contar Histórias fez mais; me fez refletir sobre escolhas e a forma como me relaciono com as pessoas e como isso influencia na minha vida. Foi uma grande leitura!

O LIVRO QUE ME FEZ RIR: Podem de chamar de bobão, mas eu adoro um livro infantil/juvenil e um que me fez rir foi Como Treinar o Seu Viking. Adoro a série e Banguela é sempre hilário haha *-*

O LIVRO QUE ME FEZ CHORAR: Bah, não sou chorão, mas um livro que emocionou muito foi Métrica, de Colleen Hoover. OMG, que livro é esse? Sem comentários! Em breve terá resenha dele aqui :D

O LIVRO DE FANTASIA QUE ME ENCANTOU: Ah, fantasia <3 A Filha do Sangue, um dos melhores livros que li esse ano, com certeza ocupa essa posição, juntamente com A Herdeira das Sombras. Adorei a trilogia e não vejo a hora de ler A Rainha das Trevas.

O LIVRO QUE ME DECEPCIONOU: Hum... acho que O Enigma das Estrelas, de F. T. Farah. Não é que tenha sido ruim, mas não era bem o que eu esperava e poderia ter sido melhor!

O LIVRO QUE ME SURPREENDEU: Sociedade dos Meninos Gênios, de Lev A.C. Rosen, certamente me surpreendeu bastante. Eu já esperava gostar do livro, mas não tanto quanto eu gostei! Livro incrível!

O THRILLER PSICOLÓGICO QUE ME ARREPIOU: Acho que não li thrillers esse ano, então Despedaçada, de Teri Terry, foi o mais próximo disso. Foi um livro inteligente, cheiro de reviravoltas... não "arrepiou", mas está valendo. 

O LIVRO MAIS CRIATIVO: Fiquei em dúvida entre A Filha do Sangue e Os Garotos Corvos; ambos são histórias bastantes criativas e é bem difícil escolher entre eles, então vou deixar os dois!

O MELHOR HQ: Infelizmente, não li HQ. Raramente leio.

O INFANTO-JUVENIL QUE SE SUPEROU: Um livro infanto-juvenil que superou minhas expectativas foi Os Pinguins do Sr. Popper. Não esperava tanto do livro, mas, mesmo fininho, conseguiu me conquistar!

O LIVRO QUE MUDOU MINHA FORMA DE VER O MUNDO: Nenhum. Leio por diversão, não pra mudar meu mundo.

A CAPA MAIS BONITA: As capas da Trilogia das Joias Negras. Além do design bonito, o efeito físico da capa é diferente e muito legal. 

O LIVRO QUE LI EM UM DIA: O Que Me Faz Pular, da editora Intrínseca. Além de pequeno e de fácil compreensão, é uma leitura instigante. 

O PRIMEIRO LIVRO QUE LI NO ANO: É Melhor Fingir Que Isso Nunca Aconteceu, primeiro volume da série Querido Diário Otário. Li em poucas horas; achei bem divertido haha

O ÚLTIMO LIVRO QUE TERMINEI: Labirinto de Espelhos, livro nacional, da autora Bárbara Negrão. Terminei ontem, dia 30 :) Em breve, resenha!

O LIVRO QUE ABANDONEI: Não abandonei nenhum livro esse ano.

O LIVRO QUE LI POR INDICAÇÃO: Herdeiro de Névoa, de Raquel Pagno. O Victor Rosa me indicou o livro e eu fechei parceria com a autora. No fim das contas, não me arrependi da leitura!

A FRASE QUE NÃO SAIU DA MINHA CABEÇA: "As pessoas gritam quando não têm palavras para sussurrar.", do livro Os Garotos Corvos.

O (A) PERSONAGEM DO ANO: Jaenelle, da Trilogia das Joias Negras (sim, mais uma vez). Apaixonado por ela <3

O CASAL PERFEITO: America e Maxon, da série A Seleção. Shipo completamente eles dois haha

O (A) AUTOR (A) REVELAÇÃO: Maggie Stiefvater, ué! Pode já ser "famosa", mas meu primeiro contato com seus escritos foi com Os Garotos Corvos e adorei!

O MELHOR LIVRO NACIONAL: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros, de Fábio Yabu. Cara, não esperava gostar tanto desse livro. Fábio é um dos melhores autores nacionais que já li *-*

O MELHOR LIVRO QUE LI EM 2014: OS GAROTOS CORVOS (mais uma vez). Não me canso de dizer e nunca me cansarei: LEIAM ESSE LIVRO!

LI EM 2014... LIVROS: No total foram 69 livros... esperava mais, já que em 2013 eu li mais de 70 :( Espero poder ler mais em 2015.

LI EM 2014... PÁGINAS: De acordo com o Skoob, foram 19.845 páginas! Será que isso é muito? haha

COMPREI EM 2014... LIVROS: Vish, difícil dizer. Não fico anotando nada hehe Me perdi nas contas, mas já tinha passado de 20 (a maioria de promoção por menos de 10 reais). É, não comprei muita coisa não rs

A MINHA META LITERÁRIA PARA 2015 É: Tenho várias metas para 2015 e farei um post sobre isso em breve, então vamos esperar pela postagem, né?

-------------

E então, pessoal, o que acharam? Como foi o ano de vocês? Me contem tudo :) 

Essa provavelmente é a última postagem do ano, então desde já desejo um Feliz Ano Novo a todos! Boas festas!



1 comentários:

Write comentários
Ana Paula
AUTHOR
31 de dezembro de 2014 às 04:59 delete

Oi Henrique!

Ta brincando que Se eu Ficar te fez suspirar? OMG! Sou de outro planeta, só pode! Será que só eu não gostei do livro???? kkkkk

De resto não li nenhum outro dos quais vc indicou! Preciso começar a ler essas indicações!!!! rsrsrsrsrrs

Bjo^^

Reply
avatar

Obrigado por comentar!