[RESENHA] Dezesseis Luas

09:09 14 Comments A+ a-


DEZESSEIS LUAS
Autoras: Kami Garcia, Margareth Stohl
ISBN: 9788501086914
Editora: Galera Record
Beautiful Creatures #1

SKOOB | Compre na SARAIVA
Quando Lena chegou a Gatlin, eu só tinha certeza de uma coisa: ela não se parecia com ninguém que o pessoal daqui já vira. E as diferenças não estavam apenas na aparência. Eu tinha certeza que já havíamos nos encontrado antes, talvez nos sonhos. É, sei que parece idiota, mas eu vinha sonhando com alguém há tempos, alguém que eu não conhecia, alguém que, no sonho, precisava ser salva, ou tipo isso. Antes de Lena eu estava contando os meses para deixar Gatlin, mas agora era diferente: havia Lena. E havia algo entre nós, uma atração que eu não conseguia explicar. Eu precisava conhecê-la melhor e entender o que eu estava sentindo. Mas, para me aproximar, teria que enfrentar o tio com fama de louco dela; Amma, nossa governanta supersticiosa, que tinha praticamente me criado; meu pai, que desde a morte de minha mãe só ficava trancado no escritório “trabalhando”; meus amigos e inimigos, as garotas populares da escola... E ainda havia o segredo, um tipo de segredo que não ficaria oculto por muito tempo em um lugar como Gatlin, um tipo de segredo que pode mudar tudo a sua volta...

Oi, pessoas! Eu voltei! (ainda não sei se para ficar, pois eu andei atrasando...) E aí, como vocês estão? Espero que tudo bem com todo mundo! Minha idéia eram resenhar primeiro “O Iluminado” (disponível aqui) para vocês e, logo em seguida, o novo lançamento de Stephen King, que inclusive é a continuação do anterior, “Doutor Sono”. Mas... a livraria (que manterei sob sigilo, mas saibam que reclamei com eles com veemência) demorou para entregar meu exemplar, por isso não consegui lê-lo ainda. E, como o combinado é que eu faça duas resenhas por mês, resolvi trazer para vocês a saga Beautiful Creatures. 

Alguém aqui já conhece? Bom, a maioria já deve conhecer, mas para os que ainda não, vamos lá! Já no início da trama, somos apresentados à cidade de Gatlin. Ethan Wate é o personagem que irá nos narrar a história, no início até um tanto quanto detalhado. Mas isso é importante, por que é assim que nos entendemos por que as situações acontecem da forma como acontecem. 

Explico-me: é que a cidade de Gatlin é muito pacata. Na opinião de Ethan, pacata até demais. E é por isso que, antes da chegada de Lena, Ethan só pensava em terminar o colégio e ir embora, já que cidades pequenas são um espaço propício a mexericos, alianças, desavenças... além disso, a mãe de Ethan havia falecido há pouco tempo e, desde então, duas coisas vinham lhe perturbando. Em primeiro lugar, já quase não vê seu pai, que após perder a esposa passa trancado em seu escritório; em segundo, as condolências e a forma como as pessoas de Gatlin lhe tratam por sua perda, são algo que lhe exaspera. 

Assim, a única coisa que ele espera é sua ida à faculdade, para que possa iniciar uma nova vida, em outro lugar. Claro, isso até a chegada de Lena. E que parece ser diferente de qualquer uma das outras garotas que freqüentam a escola, ou que ele já tenha conhecido. Seu estilo próprio, seu ar evasivo, e os mistérios que a rondam - um tio considerado maluco, morar em uma mansão considerada amaldiçoada – são alguns dos fatos que parecem ouriçar a comunidade a partir de sua chegada. 
O certo e o fácil nunca são a mesma coisa.
Mas não é só isso. O interesse visível de Ethan na garota, faz com que uma antiga namorada, que se sente preterida, comece uma campanha de boicote à Lena. E é ai então que coisas estranhas começam a acontecer. Vidros que se quebram sem explicação. Mudanças bruscas de temperatura. Vendavais. O que estaria acontecendo? E os estranhos boatos circulantes, de que Lena foi expulsa de outras escolas, por ser considerada um perigo aos outros alunos, seriam verdadeiros? 

Afora tudo isso, existe ainda o fato de que Ethan vem sonhando com uma garota misteriosa, que precisa ser salva de alguma coisa, mas sem que ele consiga entender de fato o que isso seria. Mas não estaria ele confundindo as coisas? Afinal de contas, sonhos são apenas sonhos. Ou será que não? 
 Eu sempre pensava nela. Sempre voltava a ter o mesmo sonho, mesmo não conseguindo explicá - lo. Então, era esse o meu segredo, tudo que queria contar. Eu tinha 16 anos, estava me apaixonando por uma garota que não existia, estava ficando louco.
Bom, vi de tudo um pouco em “Dezesseis luas”. Entrei em contato com muita drama, suspense, fantasia (afinal há os Conjuradores, que eu não vou dizer para vocês quem são), alguns momentos cômicos, e um mistério que parece que ficará para os próximos livros para ser desvendado. 

Claaaaaaro que desde o início sabemos que Ethan e Lena vão acabar juntos, e que alguns personagens são um pouquinho clichês. Mesmo assim, adorei a forma como as autoras conseguiram montar a trama. 
Ela olhou para mim, e o mundo inteiro desapareceu. Como se houvesse nós dois, como se sempre só fosse haver nós dois. E não precisássemos de magia para isso. Era meio que feliz e triste, tudo ao mesmo tempo. Eu não conseguia ficar perto dela sem sentir coisas, sem sentir tudo.
Gostei muito da narração de Ethan, não estava acostumada com narrações feitas por uma perspectiva masculina, ficou muito interessante. Já a capa ... eu ainda prefiro a original do que a do filme. Sei lá, parece que tem mais a ver com a história do que a outra. Pelo menos, a imagem mental que faço de Ethan é diferente da do ator que o interpretava. E vocês, o que acharam? Bom, de toda forma recomendo!

14 comentários

Write comentários
dsa
AUTHOR
14 de novembro de 2014 12:04 delete

Olá tudo bem?
É minha primeira vez aqui em seu blog e o que me chamou atenção foi a foto do livro 16 luas, porque eu o tenho em minha estante e não o li até hoje porque ainda não completei a minha coleção, mas espero gostar bastante da história, principalmente depois de ter lido essa sua resenha. Me deixou ainda mais interessada. As capas eu já acho lindas, mas a história ainda não sei o que esperar, embora eu tenha visto o filme e tenho achado que poderia ter sido melhor. Enfim...Mas olha, vc resenhou muito bem. Seu ponto de vista foi essencial para me convencer a ler o livro. Meus parabéns =] Espero poder passar aqui mais vezes para ver suas outras resenhas.

BOM FINAL DE SEMANA

lovereadmybooks.blogspot.com.br

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
14 de novembro de 2014 17:46 delete

Eu gostei bastante deste primeiro livro (infelizmente não posso dizer o mesmo dos demais da série).
Adorei o fato da Lena ser um mistério, não uma daquelas garotas clichês de escola.
Me surpreendi ao realmente gostar de um livro narrado pela perspectiva de um cara, o que é quase raro. Pensei que seria forçado, mas a leitura fluiu naturalmente. E as partes cômicas completam o pacote.
Fiquei fascinada com o universo dos conjuradores

Reply
avatar
15 de novembro de 2014 02:15 delete

Ai menina não me desanima... sério? Peguei o segundo hoje para começar a ler ... de qualquer forma, obrigada pelo seu comentário!

Reply
avatar
Ana Paula
AUTHOR
15 de novembro de 2014 14:26 delete

Oi Sheila!

Ha! Como eu amo essa série! Juro que não é por causa do Ethan, eu gosto muito mais do Linc! kkkkkk A Lena tbm é perfeita... bem, quase neh? rsrsrsrsrs

Adorei sua resenha, me deu até vontade de ler de novo! u.u

Bjo bjo^^

Reply
avatar
17 de novembro de 2014 18:06 delete

parece ser bem interessante de logo ja me dei bem com o Ethan rsrsrs quero muito ler esse livroo

Reply
avatar
Janaina Silva
AUTHOR
18 de novembro de 2014 08:57 delete

Olá,tudo bem?
Sempre gostei de livros que tenham em sua trama magia,mistério e romance.
E foi com essa expectativa que adquiri esse livro há um tempo atrás.
Mas infelismente essa história não me convenceu muito.
Vou tentar reler,e quem sabe eu não mude de ideia?!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20 de novembro de 2014 19:57 delete

Uma das coisas que mais me agradou nesse livro foi o fato dele ser contado pelo ponto de vista de um homem. Eu amei isso! Achei que bem diferente e bem mais interessante do que os contados por mulheres. Isso e o fato de - na época - todos estarem falando super bem do livro foi o que me fez lê-lo. E realmente não me arrependi. O livro é muito bom (mesmo que não faça parte dos meus favoritos), muito bem escrito, com personagens fortes e trama sólida. E foi o primeiro livro sobre magia que eu li (o que mudou minha mente sobre esse tema, porque antes eu não gostava). E achei o relacionamento dos da Lena e do Ethan muito fofo! Amei os dois! Muito bom mesmo!

PS: Essa série está na minha lista de releitura.
PS2: Amei o filme, mesmo que o ator não seja o Ethan que eu imaginei! Muito bom!

Reply
avatar
Rob
AUTHOR
21 de novembro de 2014 08:46 delete

Olá, tudo bom?!

Tenho esse livro na estante faz um tempão, mas nunca me senti atraída para lê-lo, porque a capa dele é muito feia - infelizmente é a capa do filme - então, fico evitando-o. Acho que nunca tinha parado para ler uma resenha da série, mas depois da sua resenha estou pensando em dar uma chance para ele. Vamos ver né?! Parabéns pela resenha!!

Beijos, Rob
http://estantedarob.blogspot.com.br

Reply
avatar
Girlene Viey
AUTHOR
22 de novembro de 2014 05:43 delete

A historia e bastante interessante
ja li muito elogios em relção ao livro
mais muuuitos dizem que filme foi um adaptação
mal feita ! Eu concordo, pois o filme e mal sem graça
e acredito que livro não seja!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
24 de novembro de 2014 14:30 delete

Olá, Sheila!

Desde o ano passado tenho vontade de começar essa série, mas ainda não tive a oportunidade de lê-la. Após ler sua resenha, fiquei com ainda mais vontade. Espero poder adquirir meus exemplares em breve!

Até logo,
Sérgio H.

www.decaranasletras.blogspot.com

Reply
avatar
Moniiqueta
AUTHOR
27 de novembro de 2014 10:52 delete

Oieee Sheila !!!
Bem-vinda de volta ;)
Eu li sua primeira resenha e torço para que dê certo aqui no blog..
Então menina, A série Beautiful Creatures e eu temos uma relação bem conturbada...eu AMO as capas e a teoria da história mas ODEIO os protagonistas....Lena e Ethan para MIM são dois chatos de galochas...Cara me dá sono eles dois...tenho a série completa (para ódio mortal de alguns *cof *cof) .. Enfim, por eu achar os personagens chatos ainda não me empolguei para ler os dois últimos volumes da série...Porém vou tentar .

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
27 de novembro de 2014 12:23 delete

Oie,
O livro parece ser bastante interessante.
Apesar, de não ter gostado do filme. As minhas expectativas não diminuiram em relação ao livro.
Porém, não lerei nesse momento.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
30 de novembro de 2014 10:39 delete

Vi na tag que você diz que esse é um dos livros que a maioria não gosta mas você ama, mas eu me encontro naqueles que não pretendem nem ao menos ler. Eu adoro livros que envolvam magia, mas esse parece ser bastante clichê e colocar romance no meio, realmente não atrai minha atenção.

Reply
avatar
Caroline
AUTHOR
30 de novembro de 2014 12:28 delete

Oi! O que eu gosto nessa série são as capas, mas por incrível que pareça não tenho a mínima vontade de ler, tentei baixar o filme pra assistir, mas nem consegui. O que chamou minha atenção é o fato de ser narrado por um menino, são poucos os livros que que o POV é masculino. Quem sabe um dia eu dou uma chance pros livros da autora.
Até!

Reply
avatar

Obrigado por comentar!