[RESENHA] A Máquina de Contar Histórias

13:33 7 Comments A+ a-


A MÁQUINA DE CONTAR HISTÓRIAS
Autor: Maurício Gomyde
ISBN: 9788581635040
Editora: Novas Páginas (Novo Conceito)

SKOOB | Compre na SARAIVA

- cedido em parceria com a editora -
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
Vinicius Becker é um autor bestseller mundial. Escreve seus livros como ninguém e, além de bom no que faz, é muito rápido; as pessoas costumam chamá-lo de A Máquina de Contar Histórias. Ele, então, escreve um livro de mesmo nome que tem tudo para ser um sucesso, mas recebe a notícia que sua mulher, Viviana, faleceu no dia do lançamento do livro.  

Desconsolado e se sentindo um marido horrível por não ter estado presente durante a luta de sua esposa contra a leucemia, ele cancela todos os eventos do novo livro, enquanto tenta se aproximar de Valentina, sua filha mais velha que passou a guardar um ódio muito grande por ele.

Percebendo que terá que fazer algo para se reaproximar de Valentina, Vinicius certo dia entra em seu quarto e, no computador dela, encontra o livro que ela escreveu com a mãe e um vídeo onde Viviana revela quais os maiores desejos que ela tinha para sua vida.

Decidido a mudar a visão de Valentina sobre ele e se aproximar ainda mais de Vida, sua filha mais nova, Vinicius parte com as duas numa viagem incrível, onde ele planeja realizar os sonhos de Viviana e trazer de volta a união e o amor da Família V

Depois de ter lido O Rosto que Precede o Sonho e me encantado com a escrita do Maurício, ler A Máquina de Contar Histórias foi um prazer imenso. É um dos lançamentos desse mês (Julho) da editora Novo Conceito, pelo selo Novas Páginas, e furou completamente minha lista de leitura, mas não me arrependo nem um pouco. 

Os personagens, desde a Família V aos outros não tão destacados, tem personalidades bem construídas e marcantes. Conseguimos perceber nitidamente um progresso em Vinicius durante a narrativa, que o leva a ser tornar um ótimo pai. O progresso é percebido também em Valentina, que é, para mim, a personagem mais marcante em toda a história. Já Vida é uma graça; ri muito com ela. Os personagens são tão reais que, quando eu pausava a leitura, ficava com uma sensação de que deixei alguém na mão... como se eu tivesse estado realmente com eles durante o momento em que estive lendo.

Uma coisa que acho legal nos livros do Maurício (ao menos nos que eu li) é que sempre são repletos de música, o que os torna ainda mais legais. Afinal, quem não gosta de música?

Sobre o acabamento físico do livro: perfeito. A capa, além de linda, dá uma ideia de aparentar ser abstrata, mas não é tanto assim; ela tem um significado por trás dos detalhes. A diagramação ficou muito boa e condiz com a história. 

Uma nota para A Máquina de Contar Histórias? CINCO estrelas e encaixado na prateleira dos favoritos; nunca me emocionei tanto com um livro. Se tiverem oportunidade de ler, não a desperdicem; agarrem-na com força, pois Maurício Gomyde não decepciona.



7 comentários

Write comentários
6 de julho de 2014 às 19:03 delete

Ahhhh Rick, sério que esse livro é isso tudo??!!
Meu Deus, sou apaixonada pela capa e já vi que vou me emocionar!
Adorei isso de Familia V.

Beijinhos
Sou eu... Pri!

Reply
avatar
Amanda T.
AUTHOR
6 de julho de 2014 às 19:19 delete

Heey!

Eu nunca li nada do Mauricio. Pra ser sincera, até pouco tempo atrás nem tinha escutado falar no autor. Mas só tenho escutado elogios em relação a esse lançamento, então obvio que ele acabou na minha lista de desejados. Ah, que nome incrível, Vida <3 amo livros que nos envolvem assim com os personagens! Como assim repletos de música? Citações?

Ah querido, te indiquei em uma TAG lá no blog. Não sei nem se você tem o costume de respondê-las, mas adoraria que desse uma olhada no post.

Beijos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/2014/07/tag-1-era-uma-vez-uma-tag.html

Reply
avatar
16 de julho de 2014 às 12:58 delete

Estou louca para ler esse livro desde que soube do lançamento.
Mauricio sempre nos encanta e emociona, e até onde sei, suas histórias sempre tem um aprendizado para tirar.
Adorei a resenha, logo logo prendendo ler também.

Abraços
Vivi

Reply
avatar
18 de julho de 2014 às 11:37 delete

Poxa, até hoje nao li nada do Mauricio Gomyde, e vejo falando muito bem dos livros dele, to triste agora por ainda nao ter lido nenhum livro dele, e vi várias resenhas positivas desse A máquina de contar histórias tbm, ja quero muito ler, e to pensando em começar por esse.

Reply
avatar
Moniiqueta
AUTHOR
23 de julho de 2014 às 18:49 delete

Ai meu Deus ! Eu li umas outras duas resenhas e falaram de quanto maravilhoso e emocionante era esse livro.. Não sou muito fã de literatura nacional e menos ainda de livros que falam sobre morte e recomeços..mas pelas críticas e sua resenha p Maurício consegue criar uma história envolvente e emocionante onde se pode sentir todos os sentimentos do livro. Uma boa pedida para os amantes desse tipo de leitura.

Reply
avatar
28 de julho de 2014 às 18:29 delete

Eu preciso ler logo alguma coisa do Maurício Gomyde! Só ouço elogios dele e nunca tive a oportunidade de comprar. Acho super legal a Novo Conceito ter começado a investir mais nos autores nacionais! Realmente merecemos ver mais nossos autores por aqui!
Primeiro, eu adorei a capa desse livro! Depois, a história parece ser super emocionante - e vou adorar ver as indicações musicais!
Beijos,
Déia!
Own mine

Reply
avatar
12 de outubro de 2014 às 18:19 delete

Nossa...vou coloca-lo no topo da lista de livros para ler. Resenha incrivel!!!

http://livrosrocknrolleoutrosvicios.blogspot.com.br

Reply
avatar

Obrigado por comentar!