[RESENHA] Vinte Garotos no Verão

10:50 6 Comments A+ a-


VINTE GAROTOS NO VERÃO
Autora: Sarah Ockler
ISBN: 9788581633657
Editora: Novo Conceito

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na FNAC
Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que vocêaprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.

Frankie, Matt e Anna são melhores amigos desde que se lembram. Desde crianças fazem tudo juntos, dividem segredos e confiam um no outro incondicionalmente. Mas nem todos os segredos são contados entre eles; Anna, por exemplo, nunca contou a Frankie que é apaixonada por Matt desde sempre e também não conta a ela quando o garoto a beija no dia do seu aniversário. A pedido de Matt, o relacionamento deles se mantêm em segredo, enquanto ele pensa em como contar aquilo a Frankie. Frankie acha que nunca se sentiu tão feliz quanto estava durante o tempo que estava com Matt. Ele era tudo o que ela sempre queria e tão perfeito quanto ela imaginava ser. 

De uma forma abrupta, Frankie e Anna têm Matt arrancado de suas vidas durante um acidente de carro, o que faz as duas se afastarem um pouco e as muda. Anna passa a escrever em seu diário cartas para Matt, por sentir que assim ainda está próxima dele e Frankie se torna praticamente outra pessoa. 

Então, Anna é convidada pelos pais de Frankie para ir com eles numa viagem para um local que em tudo lembra Matt, desde saber que ele ia ali quase todos os anos ao fato de ser de lá que ele coletava os vidros do mar que agora recheiam potes de vidro no quarto de Anna. A viagem tem tudo para ser um fiasco, com os pais de Frankie fingindo que está tudo bem, com a própria Frankie negligenciando a dor que sente e com Anna escondendo, até então, o segredo sobre o relacionamento dela com Matt.

Para animar a viagem e se esconder dos seus sentimentos, Frankie propõe a Anna um projeto chamado "O Verão dos Vinte Garotos", onde elas conhecerão vinte garotos enquanto viajam. Anna, depois de muita insistência da parte de sua amiga, aceita, sem saber que aquele verão vai mudar sua vida completamente, fazendo-a repensar sobre ainda estar presa à lembrança de Matt e fazendo segredos virem à tona, podendo afastar as duas amigas de uma vez por todas ou uni-las ainda mais.
Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Em algo mais bonito.
Além da capa muito linda, um fato que me despertou interesse por esse livro é que há muito tempo eu ouvia falar de Vinte Garotos no Verão. Mesmo antes de chegar ao Brasil, as pessoas falavam muito bem dele, o que me fez pegar o livro para ler quando a Novo Conceito lançou. Agora, depois de ler, fico me perguntando o que viram de tão incrível assim.

A narrativa de Sara Ockler é fluída e tem uma certa agilidade, um toque jovial que faz o leitor passar as páginas rapidamente sem perceber. A história tem originalidade e a forma como a autora guia o enredo é encantador, mas não é lá essas coisas.  Em certos momentos achei até meio deprimente, pois Anna fala muito sobre a morte de Matt.

Não é um livro arrebatador, de despertar emoções ou de amarrar você à história; é uma boa leitura, me fez até rir algumas vezes, mas não encontrei motivos para tantas pessoas dizerem que o livro é "simplesmente incrível". 










6 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
20 de junho de 2014 às 11:57 delete

É bom ler livrinhos assim, para relaxar!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias

Reply
avatar
Catharina M.
AUTHOR
20 de junho de 2014 às 18:21 delete

Olá
Estou com grandes expectativas com esse livro, mas sua resenha me deixou menos ansiosa, mas ainda com vontade de ler haha só não vou esperar muito dele.
A capa é realmente linda, adorei o trabalho dela.
E sua resenha está ótima, adorei.

Beijão
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-quarto-escuro-claudia-tauolis.html

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
21 de junho de 2014 às 08:53 delete

Li tantas resenhas milaborantes sobre o livro, que a sua pareceu a mais crítica, haha.
Gosto de resenhas assim, que sabem ver sempre um diferencial.

Um beijo,
Livrologias.blogspot.com

Reply
avatar
26 de junho de 2014 às 15:12 delete

Oi Rick,
gostei da história...
De repente as pessoas que leram se identificaram com as personagens e por esse motivo acharam ele tão incrível!

Beijinhos
Sou eu... Pri!

Reply
avatar
Amanda T.
AUTHOR
28 de junho de 2014 às 19:58 delete

Heey!

Ao contrário de você, eu nunca tinha escutado falar nesse livro até ele ser lançado por aqui. A autora porém já estava na minha lista de desejados por conta de outros títulos, então fiquei curiosa por esse também e acabei me inscrevendo em um book-tour. Uma pena saber que o livro não é lá grande coisa, mas parece ser bem meu estilo, então espero ter uma experiência melhor com ele.

Beijos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

Reply
avatar
30 de junho de 2014 às 07:11 delete

Tbm ouvi falaram muito desse livro isso despertou minha curiosidade, ainda tenho vontade de ler, mas agora vou com menos expectativas.

Reply
avatar

Obrigado por comentar!