[RESENHA] Enders

15:35 12 Comments A+ a-


ENDERS
Autora: Lissa Price
ISBN: 9788581633602
Editora: Novo Conceito
Starters #2

SKOOB | Compre na CULTURA

Depois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado do irmão, Tyler, e do amigo, Michael. O banco de corpos foi destruído para sempre, e Callie nunca mais terá de alugar-se para os abomináveis Enders. No entanto, ela e Michael têm o chip implantado no cérebro e podem ser controlados. Além disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo não terminou. Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domínio dos Enders, Callie estará constantemente sujeita a fazer o que não quer, inclusive contra as pessoas que mais ama. Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem é de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmão, ela vai lutar pela verdade. Custe o que custar.
Após fazer a Prime Destinations cair (literalmente), Callie acredita que o mundo agora pode ser um lugar seguro tanto para ela e seu irmão, quanto para os Starters que tiveram seus corpos controlados pelo sistema. 

Como Helena, a Ender que havia alugado seu corpo em Starters (confira aqui a resenha) e que planejava acabar com a Prime, deixou para Callie metade dos seus bens após morrer, Callie passa a viver na mansão que pertencia à Ender com Tyler e Michael, enquanto tenta ajudar aos Starters que vivem nas ruas.

O Velho, a cabeça da Prime Destinations, que tinha planos terríveis para com os Starters, continua desaparecido para o mundo depois que seu sistema caiu. Callie não tem ideia do seu paradeiro, mas ouve sua voz constantemente dentro da sua cabeça. De alguma forma, o Velho consegue falar com ela através do chip da Prime e aos poucos vai mostrando que, mesmo que ela tenha destruído a Prime, ele ainda é um poderoso inimigo e que não poupará esforços para conseguir o que tanto almeja.

Enquanto tenta manter-se segura e proteger aqueles que ama, Callie tem que aprender a lidar com a voz do Velho sempre querendo dizer-lhe o que fazer e, ao mesmo tempo, precisa aprender a discernir o que é real e o que é mentira, já que também passa a ouvir a voz do seu pai através do chip. Certamente é um truque do Velho, mas a voz sabe coisas que só ela e seu pai sabiam, o que a faz questionar se não viveu em mentira todo esse tempo. 

Aos poucos, Callie conhece novas pessoas e entra em confusões que a levarão a descobrir que nem tudo - nem ninguém - é realmente o que parece e que o ditado que diz "...mantenha os inimigos mais próximos ainda." pode não ser tão absurdo.

Segredos, descobertas, paixão e ação... essas quatro palavras podem definir Enders em sua totalidade. A escrita de Lissa Price cumpriu o objetivo que deveria ter no desfecho da série: ao mesmo tempo que as cenas de ação são bem narradas e empolgantes, há o desenvolvimento de uma paixão eminente e, também, há a trama loucamente absurda que envolve os segredos e descobertas que comentei. 

O segredo para se ler Enders é ir com calma; apesar de o final de Starters deixar o gosto de quero mais, guarde as batidas do seu coração para serem aceleradas da metade pro fim do livro. O começo não é nada comparado ao desfecho da história. Um porém é que a narrativa fica mais rápida, como se a história, apesar de empolgante, tivesse enrolado muito durante o começo e despejou tudo próximo ao final. 
- Quer dizer que… você sentiu pena de mim?
- Ṇo РOs olhos dele encontraram os meus РEu me apaixonei por voc̻.
Garanto que ninguém - repito: NINGUÉM - espera pelo final do livro, que faz você ficar embasbacado e com um misto de emoções, decidindo-se o que pensar sobre a personalidade e o destino dos personagens. Ainda prefiro Starters (eu sempre gosto mais dos primeiros livros), mas Enders é incrível e uma leitura indispensável.

12 comentários

Write comentários
16 de abril de 2014 às 17:43 delete

Oii Rick!
Confesso que ficou meio confuso pra mim...
Não li o primeiro livro então "boiei" legal na resenha...
Hahahahahaha...

Pareceu uma história interessante...
Quase comprei os livros... quase! faltou-me Glamour $$$!!
Hahahahaha...

Beijinhos
Sou eu... Pri!

Reply
avatar
Moniiqueta
AUTHOR
16 de abril de 2014 às 17:53 delete

OIEEEEEEEEEEEEEEE
Você já leu Enders e agora já pode me dar de presente ele HAHAHAHAHAHA
Ahh meu sua resenha me deixou mais ansiosa ainda pela sequência de Startes que apesar de ter lido muitas criticas negativas me empolgou e me deixou com gostinho de quero mais..
Ação, romance e segredos..OMG já quero o meu..
Bom vc já sabe onde eu moro e tem meu número é só avisar que vou buscar o meu exemplar HAHAHAHAH.

Reply
avatar
Kel Araujo
AUTHOR
17 de abril de 2014 às 10:54 delete

Oieee, tudo bem?

Sou doida pra conhecer essa série. Pena que o inicio da história é devagar, mas pelo menos isso muda mais para o final, né?

beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br

Reply
avatar
Estela Gois
AUTHOR
20 de abril de 2014 às 06:55 delete

Oi Henrique, sério, você conseguiu passar tudo o que tem no livro em poucas palavras. Eu também tenho certeza que ninguém espera pelo o que acontece no fim do livro, é algo totalmente inesperado, você fica o tempo todo achando isso e quando vê é algo completamente diferente. Quanto ao romance, eu torcia muito para que a Callie ficasse com o Blake (o que teoricamente aconteceu né?). Beijos
Estante de Cristal

Reply
avatar
Caroline
AUTHOR
20 de abril de 2014 às 15:53 delete

Se eu continuar sendo parceira da editora, tentarei solicitar pela página de vantagens o primeiro volume, por isso ainda não li o segundo volume que está guardadinho. Você me deixou curiosa para saber o que acontece no final.
Até a próxima!

Reply
avatar
Alessandra M.
AUTHOR
20 de abril de 2014 às 18:55 delete

Como não li o primeiro livro boiei legal na resenha, mas já tinha ouvido falar desse livro quando lançou e gostei muito da história. Está na minha estante do skoob para ler.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20 de abril de 2014 às 22:27 delete

Ja tem um tempo que pretendo comprar Starters... mas sempre me falta verba ou acabo comprando outro...

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25 de abril de 2014 às 12:47 delete

Não li sua resenha pois não li o primeiro ainda, então iriar ficar O.o na resenha toda Hahhaa mas enfim, finalmente comprei meu starters e enders e mal posso esperar para ler :D

Beijos, Thaynara
Livros com Bolinhos

Reply
avatar
28 de abril de 2014 às 11:58 delete

Concordo com vc, confesso que eu meio que quase acertei uma coisa do final... hahahahaha mas foi muito bacana mesmo, adorei!! tbm concordo que Starters é mais legal..

Reply
avatar
28 de abril de 2014 às 16:52 delete

Adorei a resenha, explica bem a história, mas para mim ficou muito confuso, já que não li o primeiro livro e não sei bem do que se trata a história kkkkk
Gostei de saber que o final desse é surpreendente, o que me faz querer o primeiro seguido do segundo.

Abraços
Vivi

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
30 de abril de 2014 às 18:20 delete

Olá Henrique, o livro parece muuuuito bom e até ajudei a Estela com Aquisição sem falar na capa bem bonita de ambos da série. Mas outros sempre passam na frente na hr da compra e vai continuar assim mesmo depois da sua resenha positiva :/
Super Abraço!!

Reply
avatar
Sara Emanuely
AUTHOR
7 de novembro de 2015 às 10:38 delete

Oi!
Li enders faz um tempo e gostei bastante do livro e da serie acho que essa foi uma das series mais dificie de achar aquele final onde o personagens consegue de algum jeito achar uma solução tive varias momentos que pensei que não teria esperança para a personagem e também gostei mais do primeiro livro mesmo esse me surpreendendo em varias partes !!

Reply
avatar

Obrigado por comentar!