Resenha: Trocada
Livro: TrocadaAutor: Amanda HockingISBN: 978-85-7980-134-1Editora: Rocco
Quando Wendy Everly tinha seis anos, sua mãe foi convencida de que ela era um monstro e tentou matá-la. Onze anos mais tarde, Wendy descobre que sua mãe poderia estar certa. Ela não é a pessoa que ela sempre acreditou ser, e toda a sua vida começa a ser desvendada. Tudo por causa de Finn Holmes.
Finn é um cara misterioso e parece estar sempre olhando para ela. Cada encontro deixa Wendy profundamente abalada. Mas não é muito antes de ele revelar a verdade: Wendy é uma changeling que foi trocada ao nascer e ele veio para levá-la de volta para casa. Agora Wendy parte para uma viagem a um mundo que ela nunca soube que existia, um que é ao mesmo tempo belo e assustador. E onde ela deve deixar sua antiga vida para trás para descobrir qual será o seu destino.
Wendy Everly passou sua vida sentindo que aquela vida não lhe pertencia. Talvez fossem as várias mudanças de cidade que ela, sua tia e seu irmão faziam, ou talvez tenha sido o fato de que, quando ela tinha seis anos, quase foi assassinada pela própria mãe. De uma forma ou de outra, a vida de Wendy nunca foi e, não sabia ela, nunca seria normal.
"Aquele dia foi mais marcante que qualquer outro por alguns motivos: era meu aniversário de seis anos, e a minha mãe estava empunhando uma faca. / Ela definitivamente queria me matar."
Chegando a uma nova cidade, uma nova escola e, consequentemente, a uma nova vida, Wendy se vê incomodada com a presença de Finn, um garoto que está sempre por perto e sempre com os olhos vidrados nela. E, de alguma forma, Wendy sempre sente sua presença.
Ao passar do curto tempo em que eles se conhecem, paixão e raiva permeiam o laço que, de alguma forma, une os dois; a paixão inegável que Wendy sente cada vez mais forte por Finn (e acha ser recÃproca) e a raiva que sente também por ele, por motivos variados. Posso dizer que Finn talvez não seja tão fácil de lidar.
Mas, logo Wendy descobre, o que fez Finn se aproximar dela não foi a atração que ela achava que ele sentia. Na verdade, Finn tem segredos e ao mesmo tempo respostas. De certa forma, o jovem sabe mais da vida de Wendy do que ela própria, que fica transtornada ao ouvir que é uma changeling (para quem não sabe, changelings são criaturas do mundo feérico que são trocadas por crianças humanas). Ao ver de Wendy, Finn é louco, mas aos poucos os fatos se tornam a favor dele e ela é então apresentada ao seu novo - e verdadeiro - mundo, o qual não será tão perfeito quando Finn diz ser.
Trocada é o primeiro volume da série Trylle, de Amanda Hocking. Como eu disse no Li Até a Página 100 #5, não é o melhor livro da autora. Já li Despertar e achei bem melhor.
Em Trocada, achei a narrativa um tanto rápida; Wendy descobre ser uma changeling muito rápido, o que faz perder o ar de mistério que o livro poderia ter. Wendy é uma personagem muito fácil; digo isso porque ela se apaixona muito rapidamente por Finn e suas ações são bem previsÃveis.
Mas, não pensem que não gostei do livro! O livro é incrÃvel, sem dúvida. Amanda pegou uma temática não tão utilizada, que são os changelings, e deu uma nova cara ao mundo feérico. Quem me conhece sabe como adoro livros sobre seres encantados e, devo dizer, Trocada não se saiu ruim, apesar de tudo.
Se eu tivesse que dar uma nota de 1 a 5 para Trocada, seria 4. A narrativa - apesar de rápida - flui bem e ressalta bem tanto os momentos românticos quanto os momentos de ação, como durante as brigas dos Trylle contra os Vittra (um reino inimigo). A escrita da autora é muito gostosa de se ler e a forma como a autora pegou simples fatos e incluiu na trama foi incrÃvel.
Afinal, qual adolescente não se sentiu desajustado, um changeling na própria famÃlia? (NY Times Book Review)
7 comentários
Write comentáriosSou um verdadeiro noob do mundo Feérico e confesso que não me sinto muito atraÃdo pela temática. Se fosse para comprar o livro, agora, seria por dois motivos 1) Pela capa que é linda -tirando a menina sentada com cara de cu- e 2) Pelos mistérios que o livro poderia trazer.
ReplyNão costumo me deparar com livros previsÃveis pq raramente paro para ficar deduzindo o final (isso só aconteceu com A batalha do Apocalipse, pq aquela taboca de livro me deu mt tempo para pensar kkkkkk).
Enfim, ótima resenha :)
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br
Adorei sua resenha!
ReplyParabéns!
Beijos
Modaeeu.blogspot.com
Gostei da resenha. Ainda não tinha lido uma resenha deste livro.
ReplySe não tivesse a menina e as flores vermelhas,a capa seria perfeita.
beijos.
A priori parece ser um livro incrÃvel, tanto a resenha quando a sinopse me deixaram instigada em conhecer toda essa história, realmente parece ser fantástica!
ReplyBeijos
Hhaushuahsuahsuhaushauhsuahsuahsh
ReplyRindo horrores do comentário do Victor "menina sentada com cara de cu"...
Esse garoto tá cada vez mais parecido comigo!!!
Eu sou apaixonada pela capa desse livro, mas confesso que estou um pouco traumatizada com essas "paixões capais" que me frustram depois (lembra do livro cu né?!), não sabia que se tratava de assunto feerico, já gostei! Adoro esse mundo!
Vou anotar aqui pra comprar quando ele estiver a R$ 9,90!
To de dieta literária!
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Eu também adoro histórias com seres encantados. Esse livro realmente parece ser bem interessante e a capa é linda...
ReplyVou adicionar a minha lista.
Abraços
Vivi
HAHAHAHAH eu amo ler os comentários do povo louco do zap zap aqui!
ReplyVitu e Pri falando de cara de cu é emocionante hahaha
Mas preciso dizer, é a primeira capa que tem uma menina com cara de cu e que eu gosto. Essa capa é linda!
Não me prendeu muito a temática, mas eu daria uma chance ao livro só por causa da capa. Porque sou dessas!
Beijão
Endless Poem
Obrigado por comentar!