Sessão Cinema #2 - As Novas Adaptações dos Contos de Fadas

13:27 8 Comments A+ a-



Antes de começar, vou esclarecer uma dúvida de algumas pessoas. Me perguntaram porquê eu não postei outro Sessão Cinema depois do de Dezesseis Luas, já que vários filmes ótimos haviam sido estreados recentemente. Gente, o Sessão Cinema é só um nome; não quer dizer, necessariamente, que é sobre filmes que estão em cartaz, ok? Não tenho dinheiro nem tempo para estar assistindo todos os filmes no cinema, infelizmente! Mas estarei postando sobre filmes em geral! Tudo entendido? Vamos lá.

as novas adaptações dos contos de fadas


As Novas Adaptações dos Contos de Fadas, como eu gosto de chamar, ou "Os Novos Contos de Fada", como outros chamam, é nada mais que a fila de filmes que estão sendo estreados com história baseada naquelas singelas estórias que conhecemos desde criança. Tais como: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão, João e Maria... e etc. 

O que muitos não sabem é que esses novos contos de fadas, não são tão novos assim. Na minha opinião, eles são baseados mais nas estórias originais do que nos contos infantis. A maioria dos filmes do gênero tem um toque sombrio e completamente nada a ver quando o assunto é envolver crianças. Os contos que conhecemos desde pequenos são, na verdade, uma modificação mais adequada para as crianças, enquanto os contos originais são macabros e possuem temas como canibalismo, tortura e assédio sexual. De acordo com o site Fala Cultura, as estórias eram contos populares nos povoados medievais. Algumas eram usadas para assustar as crianças e fazer com que elas fizessem o que os pais mandavam, tendo sempre uma moral da história.

Selecionando os filmes lançados até agora, escolhi: A Garota da Capa Vermelha (Chapeuzinho Vermelho) e Branca de Neve e o Caçador (Branca de Neve, obviamente). Temos também: Jack - Caçador de Gigantes, João e Maria - Caçadores de Bruxas.... entre outros. Escolhi apenas dois, pois além de serem filme, possuem versão em livro!

a garota da capa vermelha



O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne, marcas de garra. O Lobo havia quebrado a paz. O inverno chegou mais cedo. Depois que Valerie descobre que a irmã foi morta pela lendária criatura, sua vida mergulha de forma irreversível na maldição que assola a aldeia há gerações. Uma revelação chega com Father Solomon, exterminador de lobisomens: a fera é um dos habitantes da aldeia. Todos se tornam suspeitos. Estaria Peter, sua paixão de infância, envolvido nesses ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem? Ou talvez, alguém mais próximo... extremamente próximo...

O filme foi estrelado por Amanda Seyfried em 2011, e mostra uma versão nada infantil (como eu disse) do conto de Chapeuzinho Vermelho. Uma nova e arrepiante visão do clássico conto de fadas; nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.

Numa das versões mais antigas, o Lobo Mau chega antes da Chapeuzinho à casa da Vovó e mata-a. Depois prepara a carne e um jantar, ao qual convida a garota. (canibalismo, perceberam?) Depois, o Lobo mata Chapeuzinho também! Moral da história: não fale com estranhos.

O filme foi produzido pela Warner Bros, com a mesma diretora do filme Crepúsculo, e o livro foi publicado pela editora iD.


Branca de neve e o caçador



Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou  rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

O filme foi estrelado por Kristen Stewart e, novamente, nos mostra uma versão não infantil dos contos de fada. Nesse, o canibalismo aparece novamente, na Rainha Ravenna.

O conto de Branca de Neve é possivelmente baseado em fatos reais, pois no século XVI viveu uma princesa cuja beleza era enorme, tinha uma madrasta que a odiava e, antes do casamento, morreu envenenada. No conto original, a Rainha não queria apenas o coração... queria todos os órgãos de Branca para que ela os comesse (canibalismo). Além disso, ela não é acordada com o beijo de amor... e sim pelo trotar do cavalo do príncipe que, ao encontrá-la morta, levou-a para o castelo na intenção de estuprá-la (assédio sexual e necrofilia). Depois de tudo, o destino da Rainha não é simplesmente ser exilada... ela é torturada até a morte. 

O filme foi produzido pela Universal Pictures, com os mesmos produtores de Alice no País das Maravilhas (outra nova adaptação) e o livro foi publicado pela editora Novo Conceito.


Enfim, é isso. Espero que tenham gostado das curiosidades sobre tudo! Abraços a todos!

Fonte: www.falacultura.com



8 comentários

Write comentários
computador
AUTHOR
24 de abril de 2013 às 16:28 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTHOR
25 de abril de 2013 às 05:00 delete

Ei vi esses dois filmes e gostei dos dois, mas A garota da capa vermelha foi muito bem feito adorei, com relação a Branca de neve eu gostei bastante do filme a bruxa má estava maravilhosa e perfeita mas a Branca de neve acho que poderiam ter escolhido outra atriz.

Reply
avatar
Henrique Morais
AUTHOR
25 de abril de 2013 às 13:28 delete

Ah, eu gostei muito da Kristen como Branca!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de abril de 2013 às 13:33 delete

assisti os dois filmes, o que mais gostei foi o da Branca de neve e o caçador u.u Achei que a Kristen não ficou tãooo bem como a Branca, mas ok. Fora isso o filme estava incrível. Simplesmente AMEI a Bruxa/Rainha má u.u ñ pelo fato de que amo os vilões...mas sim, pois ela atua muito bem. Simplesmente perfeita (:

—Roope

Reply
avatar
25 de abril de 2013 às 13:45 delete

Eu não tenho curtido muito esses filmes como adaptações, embora muitos deles sejam muito bons mesmo enquanto produções!
Eu tenho uma coluna na Revista Fantástica onde comento sobre os filmes.
Gostei muito de Jack, o caçador de gigantes! Tem que ser visto em 3D!

Parabéns pela matéria, Henrique! =)
Beijo!

Reply
avatar
Lucas Junior
AUTHOR
25 de abril de 2013 às 14:10 delete

Muito boa a descrição das histórias ressaltando seu foco inicial, nada infantil. Ou seja, esse garoto está se superando. Excelente artigo Henrique, parabéns.

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
22 de agosto de 2013 às 07:10 delete

Tenho a maioria já baixado aqui em casa só esperando o momento certo para assistir. Adorei essa coluna!!
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br

Reply
avatar
22 de agosto de 2013 às 19:18 delete

De todos esses novos contos que eu vi, o que mais gostei foi A Garota da Capa Vermelha, e também foi o que mais esperei, já que é com a Amanda Seyfried! *-*
Já Branca de Neve e o Caçador eu achei uma bela porcaria, principalmente porque falam durante todo o filme que a Branca de Neve é uma bela garota, e Kristen Stewart (para variar) não conseguiu fazer seu papel... mas pior que esse filme, só Espelho, Espelho Meu, que pra mim, foi o pior novo conto de todos! :(
Enfim, gostei muito do post!

Beijos :*
Claris - Plasticodelic

Reply
avatar

Obrigado por comentar!