[RESENHA] O Desafio de Ferro

14:18 0 Comments A+ a-


O DESAFIO DE FERRO
Autoras: Holly Black & Cassandra Clare
ISBN: 9788581635576
Editora: #Irado
Magisterium #1

- cedido em parceria com a editora -

SKOOB | Compre na SARAIVA
A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.
Desde pequeno, Callum Hunt houve seu pai falar sobre o quanto o Magisterium é ruim; os magos não se importam nem um pouco com seus alunos e a mãe de Call, inclusive, morreu por causa da tal escola. Mas, ainda assim Call precisa participar do Desafio de Ferro, um teste para encontrar jovens com capacidades mágicas para entrarem no Magisterium e aprenderem a controlar sua magia. Call sabe que ele precisa falhar, pelo seu bem e pelo bem do seu pai.
O fogo quer queimar.
Mas, por mais improvável que seja, Callum falha em seu plano de falhar e acaba sendo escolhido como um dos três aprendizes do Mestre Rufus, um dos mais prestigiados magos do Magisterium, juntamente com Aaron e Tamara, dois outros jovens que participaram do Desafio. Mesmo contra a vontade do pai, Call precisa ficar no Magisterium por pelo menos um ano, até completar o Ano do Ferro e se tornar um mago de verdade, não sendo assim uma ameaça para si mesmo e para a sociedade.
A água quer fluir.
Agora dentro do Magisterium, Call começa a ficar confuso entre acreditar em tudo que o pai disse sobre como o Magisterium é terrível e ficar animado ao perceber que está realmente gostando de estar ali; pela primeira vez na vida ele fez amigos e não se sente solitário como sempre foi em outras escolas.
O ar quer se erguer.
Mas, à medida que vai aprendendo mais sobre o mundo dos magos, Call vai descobrindo coisas que unem a magia à sua vida e seu passado e fica cada vez mais intrigado com os segredos que o rondam. Call sabe que os magos tem uma guerra travada com um poderoso inimigo, conhecido como Inimigo da Morte, há anos (guerra, a propósito, que tirou a vida da sua mãe) e que há muito tempo os magos vem esperando por um Makar, uma raça especial entre os magos que controla não apenas os quatro elementos como também o quinto elemento, o Caos. O Desafio de Ferro não é nada quando se descobre que a salvação e o perigo estão mais perto do que ele imagina.
A terra quer unir.
O Desafio de Ferro teve uma repercussão enorme assim que foi a série foi divulgada, levando em consideração as autoras. Holly Black é autora da série Mestres da Maldição (Rocco) e de livros como Boneca de Ossos (#irado) e A Menina Mais Fria de Coldtown (Novo Conceito), por exemplo, e Cassandra Clare é autora das famosas séries Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais. As duas são autoras muito conhecidas no mundo litetário e seus livros são bestsellers, então com O Desafio de Ferro não foi diferente.
O caos quer devorar.
No primeiro livro da série Magisterium (que conta com cinco livros), somos apresentados a Call, o protagonista, Aaron e Tamara (quase protagonistas) e os demais. Call é um personagem interessante; sempre foi muito solitário, sofria bullying, é deficiente... mas mesmo com tudo isso ele é forte e determinado. Não é O personagem, mas é bem legal. Aaron e Tamara foram meio contraditórios; Aaron começou a história legal, e depois foi ficando tedioso e Tamara começou sendo uma chata e logo se tornou uma das melhores personagens. Os dois se importam com Call e amizade que eles tem é verdadeira.

A trama do livro é incrível; a sinopse e etc não dizem muito, mas ao decorrer do livro, quando vamos nos deparando com mais e mais do mundo de Magisterium, o livro vai nos prendendo mais. Algumas pessoas viram a história do livro de uma forma negativa por se assemelhar muito a Harry Potter (levando em consideração, também, que Cassandra Clare escreveu fanfics da série) e realmente se parece muito; um mundo mágico entre um mundo real, um inimigo poderoso que não pode ser derrotado por qualquer um... as semelhanças são muitas, mas, aos poucos, nós vamos esquecendo isso e logo estamos imersos nesse novo mundo criado pelas autoras.

Até quase metade do livro, a história estava numa respeitável avaliação de quatro estrelas, mas aí as autoras derrubaram os forninhos de todo mundo e o livro ganhou mais uma estrelinha; muitas reviravoltas, muita ação e aventura, segredos revelados... OMG, acho que ninguém espera que tudo isso vá acontecer. É uma surpresa, para todos! Adorei O Desafio de Ferro, com certeza!

Recentemente a Galera Record anunciou em suas redes sociais que comprou os direitos de publicação do restante da série Magisterium, que até então seria publicada pela #Irado. Não disseram nada sobre uma nova edição do primeiro volume, mas a continuação está prevista ainda para este ano.

Magisterium surgiu do desejo das autoras de criarem juntas uma história sobre heróis e vilões, o bem e o mal... e sobre ser escolhido para a glória, mesmo que você não goste disso.




Obrigado por comentar!