[RESENHA] Presas

11:30 13 Comments A+ a-


PRESAS
Autor: Marco de Moraes
ISBN: 9788576799511
Editora: Novos Talentos

- cedido pelo autor -

SKOOB | Compre na SARAIVA
A vida de um homem tem um novo início a partir da abertura dos seus olhos em plena cegueira que perdura por longos caminhos em que sua visão nada alcançava além de obviedades presas por suas limitações ante o desespero da perda de tudo: de tempo, de lugar, de nome. A luta do personagem, narrador deste livro, se dará pelo decorrer da sua busca pelo que emerge em pedaços de recordações, mistura de pesadelos e a sua realidade enfadonha, carregada de fardos que parecem não ter fim. Os dias de luz se foram; os filhos da noite se manifestaram e dominaram todos os cantos das noites profundas que perduram até a última gota de sangue maldita ser derramada.

Sem saber seu nome, como foi parar ali ou qualquer coisa sobre o seu passado, o protagonista acorda num local desconhecido. Completamente perdido e amedrontado, ele passa a andar sem rumo, até encontrar uma carona. Para não levantar suspeitas sobre quem ele é, ele adota o nome de Irwin,

Enquanto parte numa jornada em busca do seu passado perdido, lutando contra o presente que não está a seu favor, Irwin descobre que um mal assola os Condados, fazendo pessoas desaparecem sem motivos. 

Após acontecimentos terríveis, onde Irwin presencia a miséria e o sofrimento, além de ter um encontro com o que ele descobre ser apenas uma parte do mal que ameaça os reinos,  ele se encontra em caminhos que podem levar a descobrir quem ele é e qual é a sua história, à medida que luta contra as investidas que o destino coloca em seu caminho para desviá-lo da verdade.

Eu, sinceramente, não sabia (e até agora estou em dúvida de) como fazer essa resenha. Li várias outras resenhas, em outros blogs, avaliando as opiniões dos outros, tentando ver uma semelhança com a minha, mas não tive tanto sucesso. Não é que minha opinião seja negativa, mas não é tão positiva quanto a dos outros.

Como eu mesmo já comentei com o autor, a narrativa é muito rebuscada. O livro é muito detalhado e em certas partes fiquei bastante confuso. Demorei bastante para ler o livro, pela densidade da escrita, que permeia a história até um pouco mais da metade. Quando estava mais próximo do final, a leitura pareceu fluir melhor, talvez por que houve acontecimentos que chamavam mais a atenção.

Eu não odiei o livro, mas também não adorei. Fiquei num meio termo. Por um lado, a narrativa é densa e devagar, o que tirou um pouco meu interesse. Já por outro lado, a história tem tudo para ser boa: medievalismo, desaparecimentos sem motivo e muito mistério. 

Dou três estrelas ao livro (que seria "bom"). A capa do livro é bem legal, mas poderia ser mais bem trabalhada. O acabamento físico do livro é muito bom, bem melhor que vários que já vi na Novos Talentos. 

Se você tiver a oportunidade de ler Presas, dê uma chance. Muita gente gostou bastante, quem sabe você também não gosta?


13 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
6 de outubro de 2014 às 18:04 delete

Gostei da capa...Mais só a capa pelo que li de sua opinião na resenha sobre o livro não mi agradou muito pelo fato de ser devagar a narrativa, acho que abandonaria esse livro coisa que não gosto de fazer, mais tem um tema bem legal vou pensar bastante si leio ou não esse livro...

Reply
avatar
7 de outubro de 2014 às 05:50 delete

Achei a capa mto bonita.
Gostei do enredo, uma pena saber q vc achou a escrita um pouco enrolada e devagar.
Vou dar uma chance ao livro de qq maneira ^^

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
7 de outubro de 2014 às 23:11 delete

Uma narrativa densa e devagar não me desestimula , ate pelo contrario, Muitos dos livros que mais gostei de ler tem justamente essa pegada....com certeza irei ler esse livro se tiver a oportunidade, pois me interessei bastante..

Reply
avatar
Suelen Mendes
AUTHOR
8 de outubro de 2014 às 16:04 delete

Não curti mto o livro,o tipo de escrita que você descreveu já me fez desistir de ler,sempre me arrasto quando a escrita é assim e acabo por levar meses pra acabar o livro.
E teve tbm uma coisa que me desagradou um pouco na história desse livro,já no comecinho da resenha.
Se ele não se lembra de nada de seu passado,porquê inventar alguma história ou nome pra evitar levantar suspeitas sobre seu passado.Ele nem sabe qual é o seu passado kkkk
Bjus

Reply
avatar
Kris Monneska
AUTHOR
8 de outubro de 2014 às 16:55 delete

Eu não conhecia o livro ainda, e até achei a temática interessante,
mas não sei se o leria, porque acho livros assim que tem o inicio muito enrolados enfadonhos e quando sei que um livro é assim evito a leitura.
Prefiro leituras dinâmicas do início ao fim!

Reply
avatar
camila rosa
AUTHOR
10 de outubro de 2014 às 12:06 delete

Oi, tudo bom?
Eu já tinha visto esse livro antes, estou mega curiosa para ler ele, parece ser ótimo, estou amando ler livros nacionais, e tenho certeza de que esse irá me agradar muito, adorei a resenha.
Beijos *-*

Reply
avatar
Moniiqueta
AUTHOR
12 de outubro de 2014 às 14:58 delete

Rique, quando se trata de autores brasileiros sou meio travada, até hoje tive poucas experiências positivas com eles e isso meio que já me deixava com um pé atrás para ler livros nacionais, o que é uma pena ! Parece que essa leitura não iria rolar para mim também...sua resenha já mostra que tem que se ter uma paciência para lê-lo e até em certas partes ele fica meio complexo para entendimento..pra mim não dá. Gosto de livros que fluem rápido e que me empolgue na leitura.

Reply
avatar
15 de outubro de 2014 às 14:38 delete

Achei a capa interessante mesmo, mas fiquei meio confusa com sobre o que é a história. Enfim, sua opinião ja bastou pra eu não querer ler o livro, essa coisa de escrita muito rabuscada não é pra mim pois não tenho muita paciencia.

Reply
avatar
15 de outubro de 2014 às 18:07 delete

Eu gostei da capa, mas não entendi muito bem sobre o que é a história... Algumas coisas na sua resenha me desanimaram a ler o livro como a narrativa rebuscada e confusa. Acho que não curtiria muito a leitura...

Beijos!!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
16 de outubro de 2014 às 12:34 delete

A capa chamou bastante minha atenção, o mesmo aconteceu com a sinopse. Numa expectativa enorme, li a resenha e me decepcionei. Fica pra uma próxima.

Reply
avatar
Girlene Viey
AUTHOR
24 de outubro de 2014 às 16:13 delete

Quando li sinopse ja me chamou atenção logo de cara!
A historia e loucamente demais! Narrariva muito marcante
e ainda cheias de detalhes que faz livro vida ainda mais
especial!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
26 de outubro de 2014 às 11:06 delete

Olá!!!
Que capa mais linda.
Infelizmente, não me agradou. A sinopse é até boa, mas acho que abandonaria este livro.

Beijos, Vic

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
31 de outubro de 2014 às 18:27 delete

Livros enrolados ninguém merece, não consigo terminar a leitura assim...

Reply
avatar

Obrigado por comentar!