Resenha do Leitor #3: Garota Exemplar

16:15 6 Comments A+ a-





Livro: Garota Exemplar

Autor: Gillian Flynn
ISBN: 978-85-8057-290-2
Editora: Intrínseca


Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Primeiramente, olá! Eu sou a Lara! Tenho 19 anos – até agora – e atualmente estou no terceiro semestre de Psicologia (oooh, grandes coisas .-.) eu sou apaixonada por música, mesmo que não saiba como segurar um violão (até agora [2]); apaixonada pela literatura, ler e escrever é como respirar, a forma mais sublime de catarse em minha singela opinião; e gosto dessas coisas bobas japonesas como animes e mangás. Meus autores favoritos são dois, os demais terão de me desculpar, não se sintam ofendidos, mas por esses dois eu tenho um amor especial. J.K Rowling que com sua escrita me proporcionou o incrível mundo de Harry Potter e Stephen King, o mestre do horror e dos livros mais brilhantes que já li. 

Ao ler “Garota Exemplar”, de Gillian Flynn, eu de fato pude compreender o porquê dessa obra ter sido, em 2012, o segundo livro mais vendido da Amazon, ficando atrás somente do tão aclamado primeiro volume da Trilogia dos 50 Tons. Garota Exemplar é um suspense muito bem estruturado. Por mais que suas primeiras 120 páginas – aproximadamente - me soassem um pouco maçantes, a autora foi cuidadosa e habilmente instigando minha curiosidade. Em pouco tempo eu devorava o livro vorazmente, os personagens bem desenvolvidos deitaram e rolaram sobre meu interesse psicológico, devo confessar. 

A temática adulta – e não entendam “adulto” como uma síntese de sexo e violência – e emocional sobre um casamento que se ruiu ao decorrer dos anos, consegue alcançar o coração mesmo de jovens que nunca viveram a experiência a dois.


“Minha esposa tinha um cérebro brilhante e explosivo, uma curiosidade voraz. Mas suas obsessões tendiam a ser alimentadas pela competição: ela precisava surpreender os homens e deixar as mulheres com inveja. Claro que Amy sabe preparar pratos da culinária francesa, falar espanhol fluente, fazer jardinagem, tricotar, correr maratonas, negociar ações, pilotar um avião e parecer uma modelo enquanto faz isso. Ela precisava ser Amy Exemplar o tempo todo.”

Amy e Nick tinham um casamento mais ou menos, eram felizes tanto o quanto podiam. Entretanto, era inegável o fato de que estavam em crise, mas talvez Nick nunca tivesse desejado realmente que aquilo acontecesse. O que você faria se de uma hora para outra seu companheiro desaparecesse? Foi a situação em que o jornalista Nick se viu ao chegar em sua casa e não encontrar sua esposa. A história de Nick Dunne e Amy Elliot é desenvolvida em ambos os pontos de vista. No de Nick que nos deixa a par dos fatos do presente como a investigação e suas mentiras deslavadas para auto afirmar sua inocência no caso enquanto do outro lado, temos Amy. Ou ao menos o que nos resta dela, sobre a circunstancia de seu desaparecimento, fragmentos de seu diário o qual intercala com um ritmo eletrizante o presente dos relatos de Nick com o passado de Amy. Um passado, aliás, nada exemplar. 

Não há surpresas no livro em sua primeira parte onde toda a história do casal, desde como se conheceram, se desenrola. As reviravoltas começam aproximadamente na segunda parte e absolutamente não param. Você se surpreende a cada página que vira, a trama é inconstante e com vários pontos altos, te fazendo ansiar pela resolução do caso, eu pessoalmente me debrucei bebendo cada gota do desespero de Nick para se livrar das acusações de ter sequestrado e – assassinado, porque não? – sua esposa. A própria inconstância também te faz mudar de lado inúmeras vezes, a autora brinca com nossos sentidos de identificações e é como se nos ordenasse quando temos que gostar de quem. Hora somos Team Nick, outras Team Amy. Um ponto super positivo que encontrei no livro é que, eu como grande amante de diálogos achei os diálogos de Flynn muito bem sacados. É algo que você lê e pensa ‘meu bem, eu poderia dizer isso’. 

Enfim, sem prolongar o que já se estendeu até aqui, recomendo a leitura de Garota Exemplar a qualquer um que goste de personagens acessíveis e de fácil identificação, de livros com temas adultos, thriller's policiais, de chocolates e banhos quentes, enfim acho que qualquer um poderia se envolver facilmente com esse livro se sobreviver ao seu começo ligeiramente monótono. 


   



- Lara Souza

6 comentários

Write comentários
4 de setembro de 2013 às 13:19 delete

E quem não ama a querida J.K Rowling? *-*
Pela outra resenha eu percebi que gosta muito de horror/terror, nada mais justo que ter Stephen King como um dos autores preferidos!
Adorei sua apresentação, achei legal conhecer melhor quem está dando a opinião sobre um livro! :)
Enfim, Garota Exemplar, sempre tive muita vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Parece sim ter uma grande história, gostei da resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler! Vou ver se peço de presente pra alguém HAHAHA

Beijos :*
Claris - Plasticodelic

Reply
avatar
6 de setembro de 2013 às 08:19 delete

Oi Lara e Henrique!! Primeiro Parabéns Henrique pelo blog e Lara bem-vinda ao mundo dos resenhistas (não sei se vc tá começando aqui mas enfim! você entendeu haha), eu amei amei amei a tua resenha! e eu estou de fato tentando sobreviver à página 136! você acabou de me dar o maior incentivo para continuar \o/ estou começando a entender do que você fala quando diz que a parte boa começa depois disso :D e você escreve muito bem menina! parabéns pela resenha!
beijos!

Reply
avatar
7 de setembro de 2013 às 19:22 delete

Oie tudo bem, gostei da sua resenha lendo parece até outro livro, por que quando li não gostei da narração, a história em si é boa, mas não é um dos preferidos!
bjs
Livros, a Janela da Imaginação

Reply
avatar
8 de setembro de 2013 às 17:10 delete

Oi Lara, tudo bom? Seja bem vinda! (::
Adorei a sua resenha. E ela definitivamente me tirou uma duvida. Sério que esse livro não é sobre uma garota jovem que está no colegial? kkkk
Enfim, mesmo não sendo o que eu pensava acho que iria adorar lê-lo.

Beijinhos, Alicia.

Reply
avatar
Victor Rosa
AUTHOR
12 de setembro de 2013 às 03:46 delete

Sua resenha é tão... diferente. Tem uma pegada muito boa e gostosa de se ler. Tbm adoro essas bobagens japonesas, como manga e anime *-* (ganhou um fã). Faz algum tempo que quero ler Garota Exemplar mas ele sempre está entre 35 e 40 reais e eu só compro livros em promoção por menos de 20 reais, só compro mais de 20 reais se valer mt a pena (coisa rara)... aaah eu não sabia que tinha um jornalista na estória *-* Quero fazer jornalismo e amo estórias com jornalistas!!
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
13 de setembro de 2013 às 07:41 delete

Bem vinda Lara, amei seu jeito de escrever a resenha, faz com que o leitor sinta a sua sinceridade se gostou ou não do livro.
Estou com tantos livros para comprar e esse é um deles.

Beijos
Thaynara
livroscombolinhos.blogspot.com

Reply
avatar

Obrigado por comentar!